No último fim de semana, a atleta da Rede Cuca, Ana Mikaele, 12 anos, conquistou o 3° lugar no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13. A jovem lutou na categoria -31kg e foi a única medalhista cearense na competição. A disputa aconteceu na cidade de Curitiba, no Paraná.
Atleta do Cuca José Walter, equipamento da Rede Cuca, política pública da Prefeitura de Fortaleza executada pela Secretaria Municipal da Juventude, Mikaele conta que, mesmo com o nervosismo, conseguiu ficar tranquila e o resultado foi gratificante. "Foi um misto de tranquilidade e nervosismo, mas foi uma sessão muito boa”. Para os pais da jovem, Maria Eduarda e Marcelo Peixoto, acompanhar a competição foi um momento único. “Como qualquer pai, fiquei muito emocionado e muito feliz. Desde o início acreditei nela. Durante todas as lutas ficamos nervosos, mas no final sentimos muito orgulho, momento único”, diz, Marcelo.
Paixão à primeira vista
Ana Mikaele conheceu o esporte no Cuca José Walter. Inicialmente, começou praticando natação, mas logo se encantou com o judô ao ver o professor da Rede Cuca Francisco Choles em ação. Ana Mikaele disse à mãe que gostaria de praticar a arte marcial e assim começou sua jornada na modalidade.
Com dois anos praticando judô, Ana Mikaele rapidamente mostrou talento e começou a participar de festivais e competições, conquistando o título de bicampeã cearense em sua categoria. Seu sonho é ambicioso: chegar ao Pan-Americano.
Atualmente, Mikaele é faixa amarela no judô e atribui seu sucesso não apenas à sua própria dedicação, mas também ao apoio dos pais, que sempre a acompanham nas competições, colegas e professores.
Com a vitória, Mikaele se classificou para os Jogos Escolares Brasileiros 2023, que acontecem ainda neste mês. Além da jovem, participaram da competição os atletas Amanda dos Santos, João Pedro e Kauã Mesquita.