Seis atletas da Rede Cuca participarão, entre os dias entre sábado e terça-feira (04 a 07/09), do 30° Campeonato Brasileiro de Kickboxing, no Rio de Janeiro. Os jovens estarão representando a seleção cearense da modalidade.
A delegação embarcou na quarta-feira (01/09), em busca dos melhores resultados. Os atletas foram convocados a partir de uma seletiva que foi realizada no Campeonato Cearense de 2020.
Sobre os treinos, o professor Carlos Frota disse que foi bem atípico, diferente de outros momentos. "A preparação dos atletas da Rede Cuca foi feita de forma bem estratégica, tendo em vista o período de pandemia. Os treinos não estavam sendo realizado nos equipamentos, mas fizemos o possível para tentar preparar bem os alunos, mesmo em home office. No retorno das atividades presenciais, em agosto, foi quando, de fato, conseguimos impor os treinos com mais ritmo, trabalhando as valências que já tínhamos, como força, equilíbrio, efetividade e postura", afirma.
Para Frota, a competição é muito importante para os atletas que estão iniciando a trajetória. "É importante dizer que é uma oportunidade muito valiosa participar do maior evento amador de kickboxing do Brasil. Eles vão ter, além da oportunidade de representar o Estado, sendo atletas da seleção cearense, mostrar o nível técnico e a capacidade física", diz
O que é que kickboxing
Grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes e socos. O kickboxing ou full contact é frequentemente praticado como defesa pessoal e condicionamento físico geral.
Sobre a Rede Cuca
Rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.
Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e a garantia de direitos humanos.
Além disso, a Rede Cuca também visa levar para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.