Três atletas da paranatação do Projeto Esporte Sem Limites conquistaram juntos 15 medalhas no Open Internacional de Natação Troféu Gilson Barreto, realizado em São Paulo entre os dias 8 e 10 de dezembro.
O Esporte Sem Limites é da Prefeitura de Fortaleza, realizado por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) e executado pela Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul). Além da inclusão por meio do esporte, o projeto tem apresentado grandes resultados no alto rendimento.
Jennifer Mayra de Sousa Almeida conquistou as medalhas de ouro das provas 50m peito, 50m costas, 200m livre, 100m peito e 100m costas.
Leandro Fonseca de Souza levou o ouro nos 100m borboleta; prata nos 100m costas e 50m livre; e bronze nos 200m livre e 100m livre.
Já Luís Henrique Pereira Bandeira, conhecido como “Peixinho”, conquistou as primeiras colocações (medalha de ouro) em cinco provas: 200m peito, 50m peito, 100m peito, 100m livre e 200m livre.
A técnica dos atletas, Heloísa Stangier, professora da modalidade no projeto Esporte Sem Limites, também esteve na competição e celebrou o resultado. “É uma felicidade imensurável ver esses meninos ganhando as piscinas do Brasil e alcançando resultados extraordinários como esse. A evolução deles nos impressiona, mas também é fruto de muito trabalho. E o projeto Esporte Sem Limites oferece condições de treinamento para que eles cheguem a esse momento e conquistem tantos pódios, a exemplo do que também ocorreu nas Paralimpíadas Escolares 2023”, ressaltou.
Para Ozires Pontes, secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, as conquistas são reflexo de um projeto bem sucedido. "É muito gratificante ver nossos paratletas brilhando, significa que estamos no caminho certo oferecendo esporte de qualidade e estimulando o alto rendimento", destacou.
Os atletas do projeto Esporte Sem Limites também conquistaram 20 medalhas nas Paralímpiadas Escolares 2023 que ocorreram em São Paulo, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Saiba mais
Esporte Sem Limites
O Projeto Esporte Sem Limites oferece aulas de oito modalidades de esporte adaptado para a população de Fortaleza. O objetivo é incentivar as pessoas com deficiência física/motora, visual, auditiva e intelectual a desenvolverem atividades esportivas regulares, criando condições para superarem seus limites e desenvolverem suas potencialidades.
O projeto oferece 360 vagas em oito modalidades: paratletismo, paranatação, bocha adaptada, parabadminton, goalball, xadrez, futsal DI (Deficiência Intelectual) e futsal DA (Deficiência Auditiva).