Dez atletas que participam das escolinhas de surf integradas ao Projeto Juventude na Onda, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, participam da 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2018. O evento será realizado na Praia da Taibinha, no município de São Gonçalo do Amarante, entre os dias 28 e 30 de setembro.
As inscrições dos representantes das escolinhas vinculadas ao Projeto foram custeadas pela Coordenadoria de Juventude. Mikaelly Thais (Feminino Junior), Carlos Henrique (Mirim), Matheus Bezerra, Francisco John, Fabrício Alves, Raoni Magalhães, João Fabrício (Iniciantes), Renan Fernandes (Junior) e Josué Calebe (Profissional) são os jovens talentos que irão representar o Projeto Juventude na Onda no evento que também conta pontuação para o circuito brasileiro de surf profissional.
O atleta Raoni Rocha, 14 anos, é aluno da escolinha de surf do bairro Moura Brasil desde os 6 anos de idade. Faltando apenas duas etapas para encerrar o circuito 2018, o jovem, que atualmente está em quarto lugar geral do ranking da categoria iniciante, neste ano encara a disputa direta pelos títulos unificados brasileiro, nordestino e cearense de surf.
A escolinha de surf do Moura Brasil atua há 11 anos no bairro e está integrada ao Juventude na Onda, desde a primeira edição do Projeto. Wagner Menezes, mais conhecido como professor Coruja, relata que as ações desenvolvidas pelo Projeto possibilitaram a melhora na qualidade dos equipamentos, assim como o fortalecimento do ensino da cidadania, por meio do esporte. “Além de um bom atleta, o Raoni é um menino dedicado aos estudos, muito educado e disciplinado”, comenta orgulhoso o professor Coruja. Além do surf, a escolinha do Moura Brasil oferta aulas de reforço escolar, jiu-jitsu e capoeira.
Sobre o Projeto Juventude na Onda
O projeto, inédito em Fortaleza, chega neste ano à quarta edição e apoia 14 escolinhas de surf, situadas entre a Praia do Futuro e a Barra do Ceará. A iniciativa consiste em agregar conhecimentos e ajuda de custo para os instrutores de escolas de surf participantes.
Todas as escolinhas são selecionadas por meio de edital. O objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de instrutores, capazes de promover o desenvolvimento humano e cultural de jovens surfistas, localizados em áreas de vulnerabilidade.
Na primeira etapa do projeto, os instrutores e jovens surfistas participam de formação em cidadania e direitos humanos, além de momentos de valorização do esporte com a participação de campeões, como Tita Tavares e Fabinho Silva.
O projeto atualmente atende uma média de 230 jovens e já entregou 180 pranchas, em 2018, para os alunos das escolas participantes. Ao todo, a iniciativa já beneficiou mais de 600 jovens por meio de oficinas e formações e aproximadamente 100 jovens tiveram oportunidade de participar do curso de fabricação de pranchas para rápida empregabilidade e autossustentabilidade, por meio de uma parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
Serviço
3º etapa do Circuito Cearense de Surf 2018
Data: Dias 28, 29 e 30 de setembro
Local: Praia da Taibinha, Taíba, São Gonçalo do Amarante - Ceará.