21 de May de 2014 em Infraestrutura
Audiência pública debate o projeto de requalificação da Praça Portugal
Durante o encontro, que ocorreu na Câmara dos Vereadores, foi apresentado um vídeo com a projeção futura de como ficará o novo espaço
Na tarde desta terça-feira (20/5), uma audiência pública debateu no plenário da Câmara Municipal dos Vereadores o projeto de requalificação da Praça Portugal, que está incluído nas ações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT). Durante a audiência, o secretário Municipal de Turismo (Setfor), Salmito Filho, apresentou um vídeo com a projeção futura de como ficará o novo desenho da praça, com expansão de 36% em sua área.
A obra da Praça Portugal é um projeto que será executado pela Setfor, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
O titular da Setfor disse que o maior desafio é resgatar a praça para o uso efetivo da população. Ele lembrou que hoje o lugar possui acesso difícil para os pedestres, funcionando muito mais como rotatória para os veículos do que como um local onde as pessoas da capital frequentam.
“O novo desenho da praça deve priorizar o pedestre; respeitar a história e memória da colônia portuguesa; criar de fato um espaço de convivência para as pessoas da cidade, com equipamentos como praça de alimentação, playground para crianças, fonte luminosa, bancas de revista e anfiteatro; além de integrar os modais de transporte, o que será fundamental para melhorar os engarrafamentos naquela região da cidade”, explicou Salmito Filho.
O secretário frisou ainda que a implantação do binário irá dobrar a velocidade média dos veículos do transporte público de Fortaleza, uma vez que ônibus e vans passarão a contar com corredores exclusivos para trafegarem. “A implantação do PAITT, especificamente do binário, está em consonância com o compromisso assumido pelo prefeito Roberto Cláudio em seu programa de governo”, observou o secretário.
Transporte público como prioridade
Salmito contextualizou que em 2010, a Câmara dos Vereadores assumiu um compromisso público institucional quando chamou a sociedade para o debate “A cidade que queremos até 2020”. Naquele momento, foi confeccionado um documento que ficou conhecido como Pacto de Fortaleza e a mobilidade urbana é justamente um dos cinco eixos temáticos propostos.
“Dentre os desafios desse eixo, estavam a baixa velocidade operacional do transporte público de Fortaleza, no qual cerca de um milhão de pessoas da classe trabalhadora utiliza diariamente. Foi proposto a criação de corredores exclusivos ou preferenciais. A padronização de calçadas e passeios da cidade também é outro objetivo”, afirmou.
Presente ao debate, o diretor do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Francisco Moura, defendeu o projeto da nova Praça Portugal. “Sempre fomos plenamente a favor. Hoje, a cidade como está, temos muitos engarrafamentos que prejudicam a nossa categoria e a população que precisa se locomover com agilidade utilizando os táxis”, comentou.
Melhorias na Aldeota
Além da criação de um binário com dois quilômetros de extensão em cada uma das avenidas (Santos Dumont e Dom Luís) e das intervenções estruturais na Praça Portugal, as melhorias propostas para o reordenamento de quadrilátero da Aldeota contemplam ainda a inclusão de faixa exclusiva para o transporte público, regularização dos estacionamentos, readequação da iluminação pública (com a transferência de postes do canteiro central para as calçadas), requalificação de passeios (com a padronização de calçadas e projeto urbanístico), sincronização de semáforos, inclusão de ciclofaixas e readequação da circulação das vias secundárias.
Audiência pública debate o projeto de requalificação da Praça Portugal
Durante o encontro, que ocorreu na Câmara dos Vereadores, foi apresentado um vídeo com a projeção futura de como ficará o novo espaço
Na tarde desta terça-feira (20/5), uma audiência pública debateu no plenário da Câmara Municipal dos Vereadores o projeto de requalificação da Praça Portugal, que está incluído nas ações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT). Durante a audiência, o secretário Municipal de Turismo (Setfor), Salmito Filho, apresentou um vídeo com a projeção futura de como ficará o novo desenho da praça, com expansão de 36% em sua área.
A obra da Praça Portugal é um projeto que será executado pela Setfor, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
O titular da Setfor disse que o maior desafio é resgatar a praça para o uso efetivo da população. Ele lembrou que hoje o lugar possui acesso difícil para os pedestres, funcionando muito mais como rotatória para os veículos do que como um local onde as pessoas da capital frequentam.
“O novo desenho da praça deve priorizar o pedestre; respeitar a história e memória da colônia portuguesa; criar de fato um espaço de convivência para as pessoas da cidade, com equipamentos como praça de alimentação, playground para crianças, fonte luminosa, bancas de revista e anfiteatro; além de integrar os modais de transporte, o que será fundamental para melhorar os engarrafamentos naquela região da cidade”, explicou Salmito Filho.
O secretário frisou ainda que a implantação do binário irá dobrar a velocidade média dos veículos do transporte público de Fortaleza, uma vez que ônibus e vans passarão a contar com corredores exclusivos para trafegarem. “A implantação do PAITT, especificamente do binário, está em consonância com o compromisso assumido pelo prefeito Roberto Cláudio em seu programa de governo”, observou o secretário.
Transporte público como prioridade
Salmito contextualizou que em 2010, a Câmara dos Vereadores assumiu um compromisso público institucional quando chamou a sociedade para o debate “A cidade que queremos até 2020”. Naquele momento, foi confeccionado um documento que ficou conhecido como Pacto de Fortaleza e a mobilidade urbana é justamente um dos cinco eixos temáticos propostos.
“Dentre os desafios desse eixo, estavam a baixa velocidade operacional do transporte público de Fortaleza, no qual cerca de um milhão de pessoas da classe trabalhadora utiliza diariamente. Foi proposto a criação de corredores exclusivos ou preferenciais. A padronização de calçadas e passeios da cidade também é outro objetivo”, afirmou.
Presente ao debate, o diretor do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Francisco Moura, defendeu o projeto da nova Praça Portugal. “Sempre fomos plenamente a favor. Hoje, a cidade como está, temos muitos engarrafamentos que prejudicam a nossa categoria e a população que precisa se locomover com agilidade utilizando os táxis”, comentou.
Melhorias na Aldeota
Além da criação de um binário com dois quilômetros de extensão em cada uma das avenidas (Santos Dumont e Dom Luís) e das intervenções estruturais na Praça Portugal, as melhorias propostas para o reordenamento de quadrilátero da Aldeota contemplam ainda a inclusão de faixa exclusiva para o transporte público, regularização dos estacionamentos, readequação da iluminação pública (com a transferência de postes do canteiro central para as calçadas), requalificação de passeios (com a padronização de calçadas e projeto urbanístico), sincronização de semáforos, inclusão de ciclofaixas e readequação da circulação das vias secundárias.