22 de November de 2024 em Educação

Aulões lúdicos e motivacionais são apostas de escolas municipais de Fortaleza nos últimos dias de preparação para o Spaece

Caravana Aprender+ percorre as unidades municipais com programação focada nos mais de 57 mil alunos que farão a avaliação


Foto ilustrativa Spaece
Neste mês de novembro, as atividades da carava incluem rodas de conversas com pais e estudantes, simulados e aulões de Língua Portuguesa e Matemática (Fotos: Alcides Freire)

Uma verdadeira caravana de professores, diretores e demais profissionais da Educação de Fortaleza estão juntos na mesma missão: preparar os mais de 57 mil alunos que vão fazer o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). A edição 2024 da prova vai ocorrer na próxima semana, de terça a sexta-feira (26 a 29/11), com a participação de alunos do 2º, 5º e 9º anos.

Inserida no calendário letivo anual, a Caravana Aprender+ é realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SME) com a missão de incentivar e preparar os estudantes para o Spaece. A programação ocorre o ano inteiro, por meio dos Distritos de Educação e das próprias escolas. Neste mês de novembro, inserem-se mais atividades à caravana, como rodas de conversas com pais e estudantes, simulados, aulas motivacionais e cerca de 750 aulões de Língua Portuguesa e Matemática em unidades escolares.

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, explica que a Rede Municipal de Ensino conta com um currículo voltado para o fortalecimento da aprendizagem. Ao longo do ano letivo, a SME desenvolve diversas estratégias como a Avaliação Diagnóstica de Rede, de forma censitária, com testes em Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Temos outras ações também como aquisição de material didático, formação continuada e em contexto, realização dos laboratórios de avaliação e intensificação das ações da jornada ampliada. Para potencializar esse trabalho, surge a Caravana Aprender+ com a proposta de incentivar as avaliações externas como o Spaece”, pontua Dalila.

Preparação na Rede de Ensino

Foto 2
“O aprendizado flui de forma mais rápida por meio dos jogos. No caso dos meus alunos do 5º ano, é incrível como eles aprendem o conteúdo", avalia o prof. Goldofredo Solon

Nas escolas municipais, o mês de novembro é um período dedicado à consolidação do aprendizado. Por isso, a agenda de aulas costuma ser diversificada. Na Escola Municipal Professor Norberto Nogueira Alves, no bairro José Walter, nas últimas semanas, os alunos participaram de jogos, simulados toda segunda-feira e um circuito de aulas que incluíram a jornada ampliada no contraturno escolar.

O professor Goldofredo Solon, de Língua Portuguesa, trabalha há 10 anos com alunos do 5º ano e reflete sobre a metodologia adotada pela Caravana Aprender+: “O aprendizado flui de forma mais rápida por meio dos jogos. No caso dos meus alunos do 5º ano, é incrível como eles aprendem o conteúdo. O jogo trabalha também a competitividade e a interação entre os jogadores. Isso gera uma colaboração importante entre eles. A caravana vem para trazer um reforço maior para os alunos”.

Rafaella Oliveira Costa, aluna do 5º ano, diz que os simulados semanais têm ajudado na preparação dela e dos colegas. “Tenho estudado bastante e espero que eu faça uma boa prova. Os simulados nos ajudam, mas é bem cansativo. As aulas dinâmicas nos ajudam a distrair um pouco e até a aprender mais. A gente se divide em equipes e joga, se ajuda… é bem divertido”, conta a estudante.

Spaece 2024

A edição 2024 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) ocorrerá de forma censitária, envolvendo alunos do Ensino Fundamental dos 2º, 5º e 9º anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. No caso dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura.

Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Spaece tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais.

Aulões lúdicos e motivacionais são apostas de escolas municipais de Fortaleza nos últimos dias de preparação para o Spaece

Caravana Aprender+ percorre as unidades municipais com programação focada nos mais de 57 mil alunos que farão a avaliação

Foto ilustrativa Spaece
Neste mês de novembro, as atividades da carava incluem rodas de conversas com pais e estudantes, simulados e aulões de Língua Portuguesa e Matemática (Fotos: Alcides Freire)

Uma verdadeira caravana de professores, diretores e demais profissionais da Educação de Fortaleza estão juntos na mesma missão: preparar os mais de 57 mil alunos que vão fazer o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). A edição 2024 da prova vai ocorrer na próxima semana, de terça a sexta-feira (26 a 29/11), com a participação de alunos do 2º, 5º e 9º anos.

Inserida no calendário letivo anual, a Caravana Aprender+ é realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SME) com a missão de incentivar e preparar os estudantes para o Spaece. A programação ocorre o ano inteiro, por meio dos Distritos de Educação e das próprias escolas. Neste mês de novembro, inserem-se mais atividades à caravana, como rodas de conversas com pais e estudantes, simulados, aulas motivacionais e cerca de 750 aulões de Língua Portuguesa e Matemática em unidades escolares.

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, explica que a Rede Municipal de Ensino conta com um currículo voltado para o fortalecimento da aprendizagem. Ao longo do ano letivo, a SME desenvolve diversas estratégias como a Avaliação Diagnóstica de Rede, de forma censitária, com testes em Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Temos outras ações também como aquisição de material didático, formação continuada e em contexto, realização dos laboratórios de avaliação e intensificação das ações da jornada ampliada. Para potencializar esse trabalho, surge a Caravana Aprender+ com a proposta de incentivar as avaliações externas como o Spaece”, pontua Dalila.

Preparação na Rede de Ensino

Foto 2
“O aprendizado flui de forma mais rápida por meio dos jogos. No caso dos meus alunos do 5º ano, é incrível como eles aprendem o conteúdo", avalia o prof. Goldofredo Solon

Nas escolas municipais, o mês de novembro é um período dedicado à consolidação do aprendizado. Por isso, a agenda de aulas costuma ser diversificada. Na Escola Municipal Professor Norberto Nogueira Alves, no bairro José Walter, nas últimas semanas, os alunos participaram de jogos, simulados toda segunda-feira e um circuito de aulas que incluíram a jornada ampliada no contraturno escolar.

O professor Goldofredo Solon, de Língua Portuguesa, trabalha há 10 anos com alunos do 5º ano e reflete sobre a metodologia adotada pela Caravana Aprender+: “O aprendizado flui de forma mais rápida por meio dos jogos. No caso dos meus alunos do 5º ano, é incrível como eles aprendem o conteúdo. O jogo trabalha também a competitividade e a interação entre os jogadores. Isso gera uma colaboração importante entre eles. A caravana vem para trazer um reforço maior para os alunos”.

Rafaella Oliveira Costa, aluna do 5º ano, diz que os simulados semanais têm ajudado na preparação dela e dos colegas. “Tenho estudado bastante e espero que eu faça uma boa prova. Os simulados nos ajudam, mas é bem cansativo. As aulas dinâmicas nos ajudam a distrair um pouco e até a aprender mais. A gente se divide em equipes e joga, se ajuda… é bem divertido”, conta a estudante.

Spaece 2024

A edição 2024 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) ocorrerá de forma censitária, envolvendo alunos do Ensino Fundamental dos 2º, 5º e 9º anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. No caso dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura.

Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Spaece tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais.