A partir desta segunda-feira (01/08), um novo trecho da Av. Mozart Pinheiro de Lucena será bloqueado no sentido norte-sul, entre as ruas Washington Luiz e Carlos Walravem. A medida, que terá duração de 60 dias, é necessária para viabilizar as obras do projeto Meu Bairro Empreendedor, no bairro Vila Velha. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) dará suporte operacional à intervenção, auxiliando o controle de tráfego e orientando os motoristas.
Veja o mapa com as alterações de tráfego
A orientação de desvio principal para quem circula na Av. Mozart Pinheiro de Lucena é entrar à direita na Av. D, à esquerda na Av. J, à esquerda novamente na Av. Major Assis e à direita retornando na Av. Mozart Pinheiro Lucena.
Outra alternativa sugerida pela AMC é dobrar à esquerda na Av. Washington Luiz, à direita na R. Antônio Arruda, à direita na R. Carlos Walravem e à esquerda retornando na Av. Mozart Pinheiro Lucena (veja mapa).
Em virtude da interdição, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá alterar o itinerário das linhas de acordo com o desvio sugerido pelo órgão de trânsito. As linhas 058 - Jardim Guanabara/Nova Ass II (Corujão), 115 - Jardim Guanabara/Centro, 211 - Vila Velha/Antônio Bezerra, 212 - Jardim Guanabara/Nova Assunção I e 757 - Vila Velha/Centro (STPC) terão seu percurso modificado.
Sobre a obra
As obras de urbanização que acontecem no bairro Vila Velha fazem parte do projeto Meu Bairro Empreendedor e são executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). As intervenções no local estão com cerca de 45% de execução e preveem a requalificação da avenida Mozart Pinheiro de Lucena, principal corredor comercial do bairro.
Atualmente, os trechos compreendidos entre as ruas Professor Raimundo Gomes à Rua Parambu; rua 24 à Avenida Major Assis e avenida Major Assis à Rua Carlos Walraven já estão concluídos com serviços de drenagem, revitalização do canteiro central, novas calçadas padronizadas e nova pavimentação com piso intertravado.
Após concluídas as obras a região contará com urbanização completa dos espaços, novas calçadas, paisagismo, mobiliários urbanos, drenagem, itens de acessibilidade e ciclofaixas, trazendo mais segurança e conforto para quem frequenta o bairro.
O objetivo do projeto é trazer mais oportunidades e atrativos para incentivar o comércio local, com geração de emprego e renda. Orçadas em cerca de R$3,1 milhões, a previsão de conclusão dos serviços é dezembro deste ano.