Os cuidados e a educação em saúde bucal devem começar desde a primeira infância, prevenindo problemas que podem se desenvolver no futuro. A higiene bucal é um hábito que deve ser desenvolvido entre a família, que também pode ser auxiliada por profissionais adequados. Pensando nisso, a Prefeitura de Fortaleza conta com o Bebê Clínica Odontológica, serviço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que auxilia a prevenir doenças bucais em bebês de até três anos de idade.
Mesmo assustado na hora da sua primeira consulta odontológica, Thiago ama escovar os dentes. Com apenas um ano e 10 meses, ele sabe que a hora do banho também é hora de usar a escova e a pasta de dentes, momento de empolgação para o bebê. Mesmo sendo uma prática constante, sua mãe, Sidiane Melo, diz que a consulta foi importante para aprender ainda mais sobre os cuidados no momento da escovação.
“Achei a consulta muito interessante. Aprendi que eu tenho que escovar os dentes primeiro, na frente dele, para que ele me veja e aprenda como se faz. Quero voltar novamente para consulta antes dele completar dois anos. Acho muito importante esse acompanhamento agora para evitar problemas no futuro”, comenta ela.
Além de conscientizar e educar os pais, os odontopediatras da Bebê Clínica também oferecem um acompanhamento integral de odontologia até os seis anos das crianças. O acesso ao serviço é feito através de encaminhamento em um dos 118 postos de saúde da cidade, conforme explica Janaína Rocha, gerente da célula de Saúde Bucal da SMS.
“O familiar pode buscar o posto de saúde mais próximo a sua residência. Lá, ele será avaliado pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Caso seja necessário, essa criança será encaminhada para a Bebê Clínica Odontológica onde todos os serviços são realizados por odontopediatras e a criança terá acompanhamento durante toda a sua primeira infância”, afirma.
Atualmente, a capital conta com cinco unidades nos postos de saúde Virgílio Távora (Regional de Saúde I), Célio Brasil (Regional de Saúde II), Otoni Cardoso (Regional de Saúde VI), Anastácio Magalhães* (Regional de Saúde III), além da Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no Bonsucesso.
Os atendimentos nos equipamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h. Apenas em 2023, o serviço acompanhou mais 1,3 mil crianças. Entre elas, está Josiel Noah, de um ano e meio, que é atendido no Posto Célio Brasil, no Cais do Porto, desde que completou um ano de vida.
“Ele foi encaminhado pelo médico para acompanhamento, e está sendo ótimo. A dentista ensina como cuidar dos dentes dele e trata a gente muito bem. Ela anima ele e faz com que ele chore menos na hora da consulta. Esse serviço é muito bom porque agora as crianças têm a oportunidade de cuidar cedo dos dentes para não ficar ruim depois”, conta a mãe de Josiel, Aurilene Carneiro.
Cuidados na infância
Um problema bucal bastante comum na infância é o aparecimento de cáries, bactérias que correm o esmalte dos dentes. Com a adoção de cuidados e bons hábitos, bucais e alimentares, o problema pode ser evitado.
“A cárie é uma doença que precisa de uma alimentação rica em açúcar para se desenvolver. Temos que ter realmente controle do açúcar, seja pra criança, seja pra gente que é adulto também. Então ter uma alimentação saudável, controlar o consumo de açúcar, ter bons atos de higiene oral, utilizar creme dental com flúor, numa quantidade adequada, tendo uma escovação supervisionada são ações fundamentais para que a criança possa se tornar um adulto sem nenhuma cárie”, explica Janaína Rocha.
Obs.: a unidade Anastácio Magalhães está em reforma e encontra-se acolhendo seus usuários no CEO Rodolfo Teófilo.