A Prefeitura de Fortaleza promoveu, neste sábado (08/06), a 5ª edição do projeto Prefeitura Chega Junto, no bairro Bom Jardim. A ação tem como objetivos aproximar os serviços municipais da população e descentralizar os atendimentos da administração pública. Foram realizados cerca de 1.000 atendimentos entre solicitação de documentos, consultas médicas, exames laboratoriais, vacinação, ouvidoria, tira-dúvidas e outros.
Como destacou o prefeito José Sarto, o projeto é uma oportunidade de ouvir as demandas da população. No caso do Bom Jardim, o prefeito pontuou que a melhoria da segurança é o principal pedido e reforçou que a Prefeitura tem feito sua parte com reforços na Guarda Municipal e com investimento em inclusão social por meio de equipamentos públicos.
“Viemos ao Bom Jardim para ouvir a população. Entender as queixas e ouvir as sugestões, tudo para aprimorar a relação do executivo com o povo. Aqui, a grande reivindicação é a segurança pública. E estamos cuidando disso. Nós estamos ampliando nosso sistema de videomonitoramento, estamos capacitando novos guardas municipais, inclusive com treinamento para o uso de armas de fogo, e queremos ampliar ainda mais nossa cobertura. Também temos ampliado nossa política de inclusão social com Escolas de Tempo Integral, Centros de Educação Infantil e, além disso, temos a maior política nacional de investimentos na juventude”, relatou.
Sarto comentou ainda que a Prefeitura realizou uma série de obras de urbanização e requalificação na Regional 5, que abrange os bairros Granja Lisboa, Granja Portugal, Bom Jardim, Siqueira e Bom Sucesso. Foram entregues três novos Centros de Educação Infantil (CEI) nos bairros Granja Lisboa, Bonsucesso e Granja Portugal; e mais duas Escolas de Tempo Integral (ETI) no Siqueira e na Granja Lisboa, bairro que também ganhou uma nova Escola Areninha.
Hélia Andrade e Roberta Souza são mãe e filha, moradoras do Bom Jardim, e aproveitaram a manhã de sábado e a passagem do Chega Junto para se vacinarem. Como comentou Roberta, o atendimento foi bem eficiente. “A ação está ótima. O atendimento foi super rápido e todo mundo tratou a gente bem”. “Está sendo muito bom hoje, pois a gente trabalha e não tem tempo para ir para um posto de saúde, fica difícil. Então é muito bom isso para o bairro”, completou Hélia.
“Esse é um projeto novo, o Chega Junto. Então, por meio dele, temos feito a divulgação do Vem Sáude, que contempla nossas carretas que são postos de saúde itinerante e os Tuk-Tuks dos Remédios, que fazem a entrega de medicamentos a domicílio. Além disso, durante o Chega Junto, também temos instruído a população para baixar o aplicativo Mais Saúde Fortaleza, para que ela tenha acesso às nossas novas iniciativas e possam saber que administração está empenhada em melhorar os atendimentos”, disse Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A solicitação de gratuidade no transporte público e emissão de Bilhete Único também estavam entre os serviços oferecidos para a população. Romilda Aoly precisava de uma nova via do Bilhete Único, e aproveitou para solicitar diversos serviços. “Olha, isso aqui é ótimo. Eu vim tirar meu bilhete, mas também descobri programas de capacitação e, já já, vou me vacinar. Espero que venha outras vezes”.
Rosa Maria levou o neto Felipe Cauã para solicitar a emissão da carteirinha de pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como comentou Felipe e sua avó, isso promove inclusão e também serve como medida educativa para as pessoas compreenderem mais sobre esta condição.
“Muita gente olha pra mim e diz: ‘valha, tu não é autista’. Elas pensam que autismo tem cara. Então a carteira de identificação vai ser importante para ter essa compreensão e para que as pessoas percebam que isso é normal”, disse Felipe. “Quando ele entrar no ônibus ou precisar de algum serviço público, isso vai ajudar muito, então é importante. Ele precisa de um atendimento diferente e as pessoas precisam respeitar”, complementou a avó.
Outros serviços oferecidos durante a passagem do Prefeitura Chega Junto no Bom Jardim foram a vacinação e consultas de animais de estimação. Fátima Lima foi com o neto, Davi Luiz, vacinar as novas pets da família, as cadelinhas Dora e Doris. Para Fátima, o projeto trouxe mais alegria para o bairro.
“A gente conseguiu elas há pouco tempo, são a alegria da casa. Então não tinha como não aproveitar a oportunidade. E eu ainda ia fazer mais coisas, trouxe meu esposo para fazer exames, mas como ele comeu à noite, não tem como. Se vier de novo, vamos fazer tudo”, declarou dona Fátima
Os serviços ofertados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) também foram destaque no Chega Junto. Ao todo, o Sine Municipal recebeu 122 pessoas e outras 50 mulheres se inscreveram para o programa Nossas Guerreiras. “É sempre muito bom escutar a população, a está num período de muita demanda, e, eventos como esse, fazem a gente perceber que estamos no caminho certo”, declarou Rodrigo Nogueira, secretário da pasta.