A 4ª edição do Café Labifor promoveu, nesta sexta-feira (10/11), um debate sobre negócios de impacto socioambiental. Promovido pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) em parceria com a Coalizão pelo Impact, o evento contou com a presença de Diogo Quitério, vice-diretor do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), responsável pelas iniciativas da Coalizão pelo Impacto, e Kerollayne Candida, gerente de projetos do Impact Hub, que apresentaram os resultados de um estudo de mapeamento de iniciativas públicas voltadas para o fomento de negócios com impacto socioambiental positivo.
O vice-prefeito Élcio Batista destacou iniciativas de Fortaleza como o DesigualLab e o Labifor pela capacidade de propor e de testar novas políticas públicas. "Estamos num momento de transição no mundo que exige mudanças no modelo socioeconômico, que não se sustenta mais, e Fortaleza tem capacidade de engajamento e boas parcerias", afirmou.
O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, também reforçou a ideia de aliança entre os setores. "Precisamos olhar para o setor privado, para quem trabalha com conceito de impacto, para a comunidade de inovação e as startups para produzir impacto socioambiental positivo. Por isso, vamos lançar editais de inovação aberta previstos no Inovafor, que é o nosso marco regulatório das startups, recentemente aprovado", afirmou.
"A Coalizão faz um trabalho de fortalecimento da infraestrutura de apoio aos negócios de impacto socioambiental, ou seja, que têm modelos sustentáveis e que ofertam serviços produtos com a intenção clara de resolver os problemas sociais e ambientais. Já o poder público tem a capacidade de fomentar e dar escala às iniciativas. O engajamento precisa ser coletivo para que possamos avançar", disse a coordenadora do projeto Coalizão pelo Impacto em Fortaleza, Bia Fiúza.
Após o Café Labifor, foi realizado o workshop "Construção colaborativa de políticas públicas para a agenda de impacto positivo", com Kerollayne Candida e Diogo Quitério e a participação de representantes da Somos Um e de diversas secretarias da Prefeitura.
Café Labifor
O Café Labifor é uma iniciativa do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) que tem como objetivo promover a inovação e buscar soluções para os desafios de Fortaleza. A primeira edição do evento, realizada em 2022, trouxe Caio Werneck, consultor em Design e Inovação Pública que faz parte do programa Innovation Training, do Bloomberg Centro de Inovação Pública/Johns Hopkins University.
Em maio deste ano, foi realizada a segunda edição, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O evento teve como foco o processo de elaboração do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas. A terceira edição, em agosto deste ano, contou com a colaboração da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) e com o apoio da Fundação Bernard Van Leer. A representante Claudia Vidigal trouxe a perspectiva da primeira infância no contexto urbano.
Coalizão pelo Impacto
A Coalizão pelo Impacto é uma iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) que tem o objetivo de fortalecer e conectar o ecossistema de apoio a negócios de impacto socioambiental em seis cidades do país: Belém/PA, Brasília/DF, Campinas/SP, Fortaleza/CE, Paranaguá/PR e Porto Alegre/RS. Fortaleza é a única cidade do Nordeste a participar dessa iniciativa e o objetivo da Coalizão pelo Impacto é preparar instituições dinamizadoras para apoiar os negócios de impacto com recursos técnicos, financeiros e conexões.