A Campanha Criança Cidadã, realizada pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Defesa Civil, chega a sua terceira edição com recorde de arrecadação. Foram 16.400 brinquedos arrecadados, superando a última edição, quando arrecadou 15.400 brinquedos.
Os presentes serão entregues para alunos de 28 escolas da rede municipal de ensino, localizadas nos territórios próximos às Células de Proteção Comunitária, vinculadas ao Plano Municipal de Segurança Cidadã (PMPU), entre os dias 11 a 18 de dezembro, nos bairros Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca, Canidezinho e Bonsucesso. “A Campanha é de caráter permanente e visa distribuir brinquedos em escolas municipais de Fortaleza para crianças de áreas com grande vulnerabilidade social e afetadas pela violência”, explica o secretário municipal da Sesec, Azevedo Vieira. Na próxima quarta-feira (11/12), às 9h ocorre a primeira entrega na Escola Municipal Florival Alves Seraine.
As Células de Proteção Comunitária, além de serem as bases tecnológicas do processo de vigilância eletrônica e apoio para os agentes de segurança que atuam nessas áreas, também trabalham com conceitos de prevenções primárias, como urbanização, lazer e iluminação, bem como ações prevencionistas com atividades culturais, educativas e de desporto e, no campo social, iniciativas para a geração de emprego e renda. “A escolha dessas escolas coincide com as comunidades mais atingidas pela violência e, ao mesmo tempo, queremos provar que não é somente com o emprego da força que se combate a violência, mas levando também ações sociais, gerando nas crianças a esperança numa vida melhor”, ressalta o secretário.
Azevedo Vieira também destaca o envolvimento dos servidores na Campanha. “O tempo de arrecadação foi muito curto, mas a dedicação, o engajamento, o carinho e a emoção dos servidores na preparação dessa festa foi contagiante. Batemos o recorde de arrecadação se comparando às últimas edições. A meta no próximo ano é nos superarmos mais ainda”.