14 de October de 2024 em Mobilidade

Cartão do idoso beneficia mais de 350 mil passageiros em Fortaleza

Para solicitar o cartão gratuitamente, o atendimento aos idosos foi ampliado para nove pontos da cidade


Com o objetivo de facilitar e garantir o direito à prioridade dos idosos maiores de 65 anos no transporte público de Fortaleza, o cartão do idoso é disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Atualmente, o cartão é utilizado por 354 mil idosos que possuem o cartão ativo. Para se deslocar gratuitamente nos ônibus de Fortaleza, os idosos, com mais de 65 anos, podem utilizar o cartão. Porém o embarque gratuito também é autorizado mediante a apresentação da carteira de identidade, CNH ou RG ao motorista do transporte coletivo urbano.

Para solicitar o documento pela 1ª vez, os idosos interessados devem comparecer a um dos locais de atendimento com CPF, comprovante de residência (original e cópia) e RG original. Em caso de perda ou roubo, também deve ser apresentado um Boletim de Ocorrência (BO). O cartão é gratuito e o atendimento aos idosos foi ampliado para nove pontos da cidade (ver abaixo). Os postos de atendimento funcionam para emissão de 1ª via e renovação de cartões gratuidade (somente na sede do Sindiônibus e terminais Papicu e Siqueira). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h45. No caso de perda ou roubo, para solicitar a 2ª (segunda) via, o idoso deve se dirigir com o Boletim de Ocorrência feito na delegacia ou BO eletrônico impresso, RG, CPF e comprovante de endereço (cópias). O recebimento da 1ª ou 2ª via do cartão é imediato. O uso do cartão é pessoal, intransferível e não tem direito à acompanhante. Para desbloquear, só poderá ser realizado na sede do omente na sede do Sindiônibus.

Os idosos podem agendar o atendimento no Vapt Vupt Antônio Bezerra, Vapt Vupt Messejana, Vapt Vupt Centro, Vapt Vupt RioMar Fortaleza ou na Central de atendimento da Etufor no terminal Washington Soares, Shopping RioMar Kennedy e na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Postos de atendimento

Vapt Vupt Antônio Bezerra, Vapt Vupt Messejana, Vapt Vupt Centro, Vapt Vupt RioMar Fortaleza
Faça o agendamento 

Central de atendimento da Etufor no terminal Washington Soares, Shopping RioMar Kennedy e na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e na sede do Sindiônibus
Faça o agendamento 

Cartão do idoso beneficia mais de 350 mil passageiros em Fortaleza

Para solicitar o cartão gratuitamente, o atendimento aos idosos foi ampliado para nove pontos da cidade

Com o objetivo de facilitar e garantir o direito à prioridade dos idosos maiores de 65 anos no transporte público de Fortaleza, o cartão do idoso é disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Atualmente, o cartão é utilizado por 354 mil idosos que possuem o cartão ativo. Para se deslocar gratuitamente nos ônibus de Fortaleza, os idosos, com mais de 65 anos, podem utilizar o cartão. Porém o embarque gratuito também é autorizado mediante a apresentação da carteira de identidade, CNH ou RG ao motorista do transporte coletivo urbano.

Para solicitar o documento pela 1ª vez, os idosos interessados devem comparecer a um dos locais de atendimento com CPF, comprovante de residência (original e cópia) e RG original. Em caso de perda ou roubo, também deve ser apresentado um Boletim de Ocorrência (BO). O cartão é gratuito e o atendimento aos idosos foi ampliado para nove pontos da cidade (ver abaixo). Os postos de atendimento funcionam para emissão de 1ª via e renovação de cartões gratuidade (somente na sede do Sindiônibus e terminais Papicu e Siqueira). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h45. No caso de perda ou roubo, para solicitar a 2ª (segunda) via, o idoso deve se dirigir com o Boletim de Ocorrência feito na delegacia ou BO eletrônico impresso, RG, CPF e comprovante de endereço (cópias). O recebimento da 1ª ou 2ª via do cartão é imediato. O uso do cartão é pessoal, intransferível e não tem direito à acompanhante. Para desbloquear, só poderá ser realizado na sede do omente na sede do Sindiônibus.

Os idosos podem agendar o atendimento no Vapt Vupt Antônio Bezerra, Vapt Vupt Messejana, Vapt Vupt Centro, Vapt Vupt RioMar Fortaleza ou na Central de atendimento da Etufor no terminal Washington Soares, Shopping RioMar Kennedy e na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Postos de atendimento

Vapt Vupt Antônio Bezerra, Vapt Vupt Messejana, Vapt Vupt Centro, Vapt Vupt RioMar Fortaleza
Faça o agendamento 

Central de atendimento da Etufor no terminal Washington Soares, Shopping RioMar Kennedy e na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e na sede do Sindiônibus
Faça o agendamento