O Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), promove, de 8 a 30 de novembro, uma programação gratuita em celebração ao Mês da Consciência Negra. A iniciativa integra o projeto Negras Fortalezas e leva ações formativas, shows, oficinas e debates aos equipamentos culturais da Secultfor geridos pelo ICI: CCBel, Vila das Artes e Casa do Barão de Camocim.
Durante todo o ano, o CCBel acolhe artistas negros e promove atividades que valorizam suas expressões e narrativas. Neste mês, as ações se intensificam, evocando as festas negras que fundaram territórios, das congadas aos maracatus, dos bailes de beco às batalhas de rima. Cada corpo negro em movimento é continuidade dessa história, reafirmando a arte e as celebrações como linguagens de memória e liberdade.
A programação de novembro tem início no sábado (08/11), a partir das 17h, com o Festival Made in CE – Sessions na Praia, reunindo as bandas Sommelier, Detrito Espacial, Caixeiros Viajantes, La Cena e Ref e os Despacitos, além da DJ Saura. Criado para fortalecer artistas e promover o intercâmbio entre músicos, produtores e público, o Made in CE se consolidou como um movimento que celebra a diversidade e a força criativa da música produzida no estado.
Entre as ações que integram o projeto Negras Fortalezas no Centro Cultural Belchior estão o live paint com Dinha Ribeiro, o show Da Rua pro Palco, de Padêro MC, o Sarau Preto Ocupa – Arte Negra em Cena, com Vits e convidados especiais, além do baile PALO$A.
Alucinação Arte Urbana
A programação inclui também uma edição especial do projeto Alucinação Arte Urbana, que chega ao Grande Pirambu em parceria com o Balé Jovem do Pirambu. Nesta edição, a artista visual cearense Dhiovana Barroso conduz uma vivência de arte colaborativa com jovens da comunidade, resultando na criação de um mural coletivo.
Premiada com o Tomie Ohtake de Artes em 2022, Dhiovana desenvolve uma pesquisa que aborda corpo, ancestralidade e diáspora negra, destacando a arte urbana como ferramenta de pertencimento e memória coletiva.
Ondas Formativas
Programa de formação do CCBel, o Ondas Formativas dedica o mês de novembro a cursos e oficinas voltados à valorização da cultura e da produção negra. As atividades incluem o workshop Anatomia Dominante das Ruas, com Davinci, nos dias 4 e 5; Umbanda no Ceará: História e Narrativas, com Jean dos Anjos, no dia 11; Entre o Toque e o Corpo – A História Viva da Capoeira Cearense, com Mestre Robério, no dia 17, no Ponto de Cultura Viva Capoeira Viva; Backstage de Grandes Shows: Produção e Gestão, com Fernanda Sobral, nos dias 18 e 19; e Samba de Qualidade, com Mestra Carla e a Associação Zumbi Capoeira, no dia 22.
Exposição
A programação de novembro também segue com a exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”, prorrogada até o dia 22 de novembro. Desde a sua abertura, em agosto, a mostra já recebeu mais de dois mil visitantes, reafirmando o interesse do público pelas expressões culturais e religiosas que celebram a força de Iemanjá e das tradições afro-brasileiras.
As atividades do mês reafirmam o compromisso do Centro Cultural Belchior com a promoção da diversidade, da ancestralidade e da liberdade por meio da arte. De forma plural e potente, o equipamento celebra o legado e as vozes negras que constroem, diariamente, a cultura de Fortaleza.
