Com o objetivo promover o fortalecimento dos vínculos e a possibilidade de superação da situação de vulnerabilidade social, o Centro de Convivência para População em Situação de Rua inaugurou, neste mês de agosto, uma biblioteca com a participação dos próprios usuários. O equipamento atende, aproximadamente, 100 pessoas por dia, oferecendo alimentação, cuidados básicos de higiene pessoal e atividades socioeducativas, além de atendimento técnico especializado.
Para implementação do espaço, foi realizada uma campanha de arrecadação dos livros, com o apoio dos profissionais do Instituto Maria da Hora, responsável pela execução dos serviços do Centro. Já a pintura e decoração do espaço foram elaboradas pelos próprios usuários, através de oficinas de arte e cultura realizadas por um arteducador.
“Além dos serviços básicos, é de grande relevância oferecer ações que promovam a equidade social, através da elaboração de estratégias como essa, que proporcionam, inclusive, momentos de interação e conhecimento”, reforça o titular da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Cláudio Pinho.
A iniciativa já vem mostrando resultados, que podem ser observados pelas falas daqueles que frequentam o local. “É importante pra gente chegar aqui, ter uma leitura, poder ocupar a mente. Agora, eu posso ler um livro, posso viajar nas histórias”, relata David Nogueira, de 32 anos.
Até quem não tinha o hábito de ler já está aproveitando o espaço, como é o caso de Edilberto de Barros, conhecido como Tampinha, de 46 anos. “Eu dificilmente lia um livro, mas quero essa oportunidade. Comecei a olhar os livros, entrei na história, na imaginação. Livro traz muita coisa boa. Agora estou começando a ler vários livros. A biblioteca é uma benção”.
O Centro de Convivência para População em Situação de Rua é um equipamento da SDHDS e tem seus serviços executados pelo Instituto Maria da Hora. O local oferece espaço de convivência e serviços como acolhida, atividades culturais e de sociabilidade, encaminhamento a rede de serviços, higienização, lavagem de roupas e alimentação.
Serviço:
Centro de Convivência para População em Situação de Rua
Endereço: Dom Manuel, 720 - Centro
Telefone: (85) 9 8880.3061
Funcionamento:
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h / 13h às 19h
Sábado e domingo: 8h às 12h