31 de March de 2022 em Controladoria e Ouvidoria

CGM promove seminário de qualificação em ouvidoria para monitores de postos de saúde

A atividade está inserida no projeto de qualificação do atendimento realizado pela Ouvidoria Geral do Município


Seminário
O seminário envolveu cerca de 50 monitores que assistiram a palestras e debateram propostas para a área de ouvidoria

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) promoveu, nesta quarta-feira (30/03), o seminário de qualificação técnica abordando "A importância da Ouvidoria para o cidadão". O evento, direcionada aos monitores de saúde da Coordenadoria Especial de Programas Integrados (COPIFor), ocorreu no auditório da própria CGM, e envolveu cerca de 50 profissionais. O objetivo do seminário é auxiliar e qualificar o trabalho desenvolvido pelos monitores, divulgando os canais de acesso ao serviço, e aproximando a população da gestão municipal.

Na oportunidade, foi apresentada a estrutura da Ouvidoria Geral e os programas desenvolvidos pela área, bem como as categorias de manifestações registradas pelo cidadão, dos quais estão pedidos de informações entorno dos serviços ofertados, elogios e sugestões, além de reclamações ou denúncias. Eles tiveram acesso também ao sistema de Ouvidoria Digital, que em 2021, representou 71% de um total de 28.310 manifestações. As solicitações feitas por telefone refletiram em 23,75%, seguido dos pedidos feitos de forma presencial, com quase 6%.

A coordenadora da COPIFor, Manuela Nogueira, destacou a importância desse momento. "Os monitores já realizam parte desse papel dentro de suas ações diárias. Neste ano, estamos buscando qualificar esse serviço, promovendo um melhor acolhimento ao cidadão. E a ouvidoria, neste papel, que é ouvir o cidadão, entender as demandas e tentar resolve-las da melhor forma, irá nos auxiliar nesse objetivo", ressaltou Manuela.

Para a ouvidora geral, Lilian Fontele, a parceria vem proporcionar uma maior divulgação do serviço junto à população. "Estamos promovendo uma campanha de divulgação dos canais de ouvidoria digital, com a afixação de cartazes nos equipamentos públicos, onde o cidadão tem acesso à plataforma através de um QR Code. Hoje, estamos firmando uma parceria com os monitores no sentido de que eles possam se tornar disseminadores de nossos serviços e fonte de informação para a avaliação do serviço público", reforçou Lilian.

O cidadão pode realizar o cadastro da sua manifestação por meio da plataforma da Ouvidoria Digital, pelo endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pela Central 156 ou pelo telefone (85) 9 8814 4478. Caso deseje fazer sua manifestação pessoalmente, basta procurar a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (Av. Dom Luís, 807 - 7º andar - Aldeota). Durante o atendimento é possível registrar sua manifestação, que pode estar relacionada à sugestão, elogio, pedido de informação acerca dos serviços ofertados pela administração municipal, reclamação ou denúncia.

CGM promove seminário de qualificação em ouvidoria para monitores de postos de saúde

A atividade está inserida no projeto de qualificação do atendimento realizado pela Ouvidoria Geral do Município

Seminário
O seminário envolveu cerca de 50 monitores que assistiram a palestras e debateram propostas para a área de ouvidoria

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) promoveu, nesta quarta-feira (30/03), o seminário de qualificação técnica abordando "A importância da Ouvidoria para o cidadão". O evento, direcionada aos monitores de saúde da Coordenadoria Especial de Programas Integrados (COPIFor), ocorreu no auditório da própria CGM, e envolveu cerca de 50 profissionais. O objetivo do seminário é auxiliar e qualificar o trabalho desenvolvido pelos monitores, divulgando os canais de acesso ao serviço, e aproximando a população da gestão municipal.

Na oportunidade, foi apresentada a estrutura da Ouvidoria Geral e os programas desenvolvidos pela área, bem como as categorias de manifestações registradas pelo cidadão, dos quais estão pedidos de informações entorno dos serviços ofertados, elogios e sugestões, além de reclamações ou denúncias. Eles tiveram acesso também ao sistema de Ouvidoria Digital, que em 2021, representou 71% de um total de 28.310 manifestações. As solicitações feitas por telefone refletiram em 23,75%, seguido dos pedidos feitos de forma presencial, com quase 6%.

A coordenadora da COPIFor, Manuela Nogueira, destacou a importância desse momento. "Os monitores já realizam parte desse papel dentro de suas ações diárias. Neste ano, estamos buscando qualificar esse serviço, promovendo um melhor acolhimento ao cidadão. E a ouvidoria, neste papel, que é ouvir o cidadão, entender as demandas e tentar resolve-las da melhor forma, irá nos auxiliar nesse objetivo", ressaltou Manuela.

Para a ouvidora geral, Lilian Fontele, a parceria vem proporcionar uma maior divulgação do serviço junto à população. "Estamos promovendo uma campanha de divulgação dos canais de ouvidoria digital, com a afixação de cartazes nos equipamentos públicos, onde o cidadão tem acesso à plataforma através de um QR Code. Hoje, estamos firmando uma parceria com os monitores no sentido de que eles possam se tornar disseminadores de nossos serviços e fonte de informação para a avaliação do serviço público", reforçou Lilian.

O cidadão pode realizar o cadastro da sua manifestação por meio da plataforma da Ouvidoria Digital, pelo endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pela Central 156 ou pelo telefone (85) 9 8814 4478. Caso deseje fazer sua manifestação pessoalmente, basta procurar a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (Av. Dom Luís, 807 - 7º andar - Aldeota). Durante o atendimento é possível registrar sua manifestação, que pode estar relacionada à sugestão, elogio, pedido de informação acerca dos serviços ofertados pela administração municipal, reclamação ou denúncia.