Além de disponibilizar rotas de 6h às 12h, a Ciclofaixa de Lazer deste domingo (11/09) receberá um evento especial que vai apresentar aos ciclistas a relação da independência do Brasil com a capital cearense por meio de um percurso guiado. Intitulada Rota da Independência, a ação faz parte de mais uma edição da Ciclofaixa Cultural, promovida pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural (CPHC) da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e executado no tradicional evento ciclístico da Prefeitura de Fortaleza.
O evento terá concentração na Cidade da Criança, com partida às 9h. De lá, sob mediação do técnico da Célula de Gestão do Patrimônio Material Emanoel Lucena, os amantes de bike vão saber sobre o bicentenário da independência pedalando em frente a pontos históricos, como a Igreja do Rosário, Praça do Cristo Redentor e Seminário da Prainha.
Outras atividades
Também na Cidade da Criança, educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vão distribuir gratuitamente as plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas. Pais e mães também vão poder aproveitar com os filhos o espaço público e diversas brincadeiras, como o Minicircuito de Bike Infantil e o jogo de tabuleiro gigante do trânsito. A programação tem início às 8h.
Apoio aos ciclistas
Além da Cidade da Criança, os ciclistas podem contar com outros três pontos de apoio da Ciclofaixa de Lazer: a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Montese, Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, e no Parque do Cocó, no Cocó, onde a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) fará distribuição de mudas de plantas.
Ao longo dos três percursos, abertos de 6h às 12h, agentes da AMC, da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal de Fortaleza proporcionam mais segurança viária dos ciclistas.
Rota da Independência
Passeio de bike guiado: Igreja do Rosário, Museu do Ceará, 10° Região, Passeio Público, Praça da Estação, Catedral, Praça do Cristo Redentor e Seminário da Prainha
Rota leste
A rota leste sairá do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção à Cidade da Criança, passando pelo ponto de apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso seguirá pela Av. Sebastião de Abreu até a Rua Andrade Furtado, seguindo pela Av. Padre Antônio Tomás, Av. Senador Virgílio Távora, Av. Antônio Justa, Av. Abolição, Av. Beira-Mar (podendo acessar pela ciclovia paisagística para o Mercado dos Peixes), Av. Historiador Raimundo Girão, seguir para a Rua Carlos Vasconcelos até a Rua Pinto Madeira seguindo até a Cidade da Criança.
Rota oeste
A rota oeste vai ligar o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, à Cidade da Criança e à Av. Beira-Mar. O circuito passará pela Rua Braz de Francesco, Av. Bezerra de Menezes, Rua Justiniano de Serpa, Av. Domingos Olímpio, onde poderá se conectar com a rota sul, pela Rua General Sampaio, seguindo pela Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança ou seguir até a Rua Carlos Vasconcelos em direção à Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), onde se conectará com a rota leste, em direção à Cidade da Criança ou ao Parque do Cocó.
Rota sul
A rota sul vai ligar a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, à Cidade da Criança. O percurso partirá da Av. Professor Gomes de Matos, Rua Jorge Dumar, Av. Eduardo Girão, Av. da Universidade, seguir pela Av. Domingos Olímpio (podendo se conectar com a rota oeste, em direção a Av. Beira-Mar - ciclovia paisagística - pela Rua Carlos Vasconcelos) até a Rua Solon Pinheiro seguindo para a Cidade da Criança e se conectando à rota leste em direção a Av. Beira-Mar e ou ao Parque do Cocó.