O prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta terça-feira (06/03), na Câmara Municipal, o resultado do projeto Você Faz Fortaleza, que coletou a opinião dos fortalezenses sobre projetos de infraestrutura da Capital.
O Parque da Liberdade, popularmente conhecido como Cidade da Criança, na Regional do Centro, venceu a votação popular com mais de 21 mil votos e será totalmente reformado, incluindo a Praça Coração de Jesus, até o fim da gestão. As intervenções podem custar até R$ 10 milhões. Em segundo lugar, ficou a Barra do Ceará, e em terceiro, o Zoológico Sargento Prata, Horto Municipal e Lagoa do Passaré.
As obras na Cidade da Criança também serão escolhidas por meio de votação popular. De acordo com o Prefeito, a expectativa é que, em até 12 meses, os trabalhos sejam iniciados. "Eu me comprometo em lançar, no dia de 20 de março, um edital para concurso de ideias para que a população escolha que tipo de projeto elas querem para a área. Essas ideias serão analisadas pelas equipes de arquitetos da Cidade e, a partir daí, iniciaremos o projeto executivo, por meio de licitação, para começarmos a obra", explicou Roberto Cláudio.
O espaço, com mais de 26 mil m², tem um enorme potencial cultural, histórico e ambiental para a Cidade. Seu primeiro nome, Parque da Liberdade, foi em homenagem à libertação dos escravos no Ceará. Aquele é um dos poucos locais da Cidade onde é possível ver o Riacho Pajeú, o afluente mais importante da Capital, que por mais de 200 anos foi o principal recurso hídrico de Fortaleza. "Eu estou imaginando obras que beneficiem as crianças e os idosos, que são quem mais utilizam o Parque hoje em dia. São tantos equipamentos no mundo inteiro para esse público, e eu espero que nosso espaço, incluindo o Santuário da Praça Coração de Jesus, até pela sua grandeza e importância histórica, ganhe vida e se torne referência nesse sentido", pontuou Adahil Fontenelle, Secretário da Regional Centro.
A votação terminou no dia 28 de fevereiro, e foram coletados cerca de 102 mil votos. A população escolheu entre intervenções para o Lago Jacarey, Lagoa de Porangabussu, Praça e o Mercado do Carlito Pamplona, Zoológico Sargento Prata, Horto Municipal e Lagoa do Passaré, Cidade da Criança e Praça Coração de Jesus, Praça e Mercado da Messejana, Parque da Sabiaguaba, Barra do Ceará e Parque Lagoa da Viúva.
A Prefeitura disponibilizou 40 totens (urnas de consulta popular) em diversos pontos da Cidade, como terminais de ônibus, prédios públicos e pontos turísticos. Os equipamentos foram desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin) da Universidade de Fortaleza (Unifor).