O prefeito em exercício Gardel Rolim fiscalizou, nesta segunda-feira (19/02), a última etapa das obras de reforma e modernização do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana). As intervenções em andamento na unidade hospitalar, atualmente, se encontram com 95% dos serviços finalizados e devem ser entregues até março deste ano.
"Hoje viemos visitar a essa obra, que é uma requalificação completa de um hospital histórico que a grande Messejana já conhece e tem referência e que precisava passar uma reforma como essa, porque nessa intervenção foi praticamente reconstruído um novo hospital. Das melhorias, nós podemos falar sobre a ampliação no número de leitos e dos centros cirúrgicos e estamos hoje fiscalizando a última etapa da obra. O prefeito Sarto deve devolver este novo equipamento à população fortalezense no início de março", declarou Gardel.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Galeno Taumaturgo, o equipamento pretende desobstruir as filas dos outros frotinhas e promete um novo modelo administrativo. "É um novo hospital, estamos com uma estrutura toda climatizada e com um modelo administrativo baseado no modelo do Hospital Albert Einstein. Então, é um equipamento que veio para ser o diferencial. O nosso principal objetivo é desafogar as filas, já que o perfil do hospital é traumatológico-cirúrgico. Aqui, vão ser atendidos pacientes em estado de urgência e emergência", ressaltou.
Além das reformas dos hospitais, postos e frotinhas, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor) lançou, neste mês, um concurso que ofertará vagas de níveis médios, técnicos e superiores de formação para diversos cargos na área da saúde.
Segundo Aline Gouveia, diretora-presidente da Fagifor, o certame abrange vagas para equipes para os cargos de médico, psiquiatra, enfermeiro, nutricionista, cirurgião-dentista, assistente social, entre outros. “O concurso oferta 2.241 vagas para equipe multiprofissional que atuam na assistência direta com o paciente”, reforçou.
Frotinha de Messejana
O equipamento já conta com as alas de emergência clínica finalizadas. Além disso, o espaço recebeu nova pintura e substituição de revestimentos e pisos. O hospital também conta agora com novas instalações elétricas, reforma de toda a coberta e uma nova subestação.
O projeto também foi responsável pela climatização e modernização das enfermarias, requalificação do ambiente dos leitos de observação, substituição de macas por camas, reforma completa do centro cirúrgico, laboratório, sala de raio X, bloco administrativo, reforma da sala de gesso, além da requalificação da nova fachada do hospital.
Com a reforma, a unidade hospitalar ganhou incremento de 30% da capacidade cirúrgica do hospital, com a instalação de uma nova ala, ampliando de duas para três salas de cirurgia. A Unidade de Terapia de Urgência (UTU) também foi expandida, saindo de três para quatro salas. A sala de pequenos procedimentos foi otimizada, para maior capacidade de suturas, drenagem de abcessos e demais intervenções.
Ao todo, os investimentos realizados pela gestão municipal para as obras de reforma do Frotinha da Messejana foram de R$ 9,7 milhões.