A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), realizou 4.488 serviços de poda, corte e recolhimento de árvores nos primeiros quatro meses de 2018. Desse total, 4.039 foram referentes a poda, 254 a corte e 195 a recolhimento de árvores caídas. Com as podas, há a redução dos riscos de tombamentos e quebra de galhos.
Entre locais que receberam o serviço nas ultimas semanas, estão as Avenidas Central (Cidade 2000), A e E (Conjunto Ceará), Humberto Monte (Bela Vista), Dom Manuel (Centro), Abolição (Meireles), Santos Dumont (Aldeota), Jovita Feitosa (Rodolfo Teófilo).
De acordo com o superintendente do órgão, Regis Tavares, os serviços de poda sempre se intensificam no período da quadra chuvosa. “O trabalho é preventivo para evitar possíveis danos causados por árvores que, eventualmente, possam tombar durante as chuvas”, ressalta.
A Urbfor esclarece que as podas são feitas de acordo com a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas, desobstrução dos semáforos e placas de trânsito. O objetivo é garantir que a planta continue saudável. Todos os serviços são orientados por uma equipe técnica qualificada, composta por engenheiros agrônomos.
Solicitações de serviços de prevenção ou retirada da arborização das vias e logradouros públicos devem ser encaminhadas à Urbfor por meio da Central 156 (atendimento telefônico ou aplicativo para celular). A população também pode procurar a Regional do seu bairro. No caso de árvores caídas no período noturno, nos finais de semana e feriados, a demanda deve ser feita junto ao Corpo de Bombeiros (193). Após vistoria realizada por um engenheiro agrônomo, caso seja detectada a necessidade de poda ou corte de árvore, a Urbfor executa o procedimento.