Uma parede inteira para pintura livre, telas em branco para os pequenos artistas soltarem a imaginação e diversos espaços que trazem materiais da natureza para o cotidiano dos alunos da Educação Infantil de Fortaleza. Estes ambientes criativos são pensados de maneira pedagógica para estimular o desenvolvimento e aprendizado das crianças, por meio das múltiplas linguagens, ou seja, elas aprendem brincando e explorando o mundo. Nas unidades municipais, os estudantes são protagonistas do próprio aprendizado e a equipe de educadores realiza o planejamento desses caminhos.
A criação desses espaços pedagógicos é uma das ações do Programa Ateliê, que funciona atualmente em 88 Centros de Educação Infantil (CEIs) e contempla mais de 16 mil bebês e crianças. Previsto no Plano Fortaleza 2040, o projeto tem como tripé a relação entre escola, família e criança. “A nossa Rede de Ensino compreende as crianças como pessoas potentes, ativas, produtoras de cultura, capazes de expressarem os próprios interesses, preferências, desejos e sentimentos. Portanto, o programa trabalha na perspectiva da criança como protagonista do seu processo de aprendizagem”, pontua a coordenadora da Educação Infantil de Fortaleza, Simone Calandrine.
Uma das unidades de Educação Infantil que desenvolvem essa pedagogia participativa é o Centro de Educação Infantil (CEI) Olinda Maria Feitosa Parente, na Lagoa Redonda. Os espaços descritos no início desta matéria foram organizados pelas professoras da unidade. A coordenadora da unidade, Edneide Nogueira, conta que cada cantinho do CEI é habitado com alguma ação pedagógica para oferecer possibilidades de aprendizados aos pequenos. Por ter uma estrutura ampla, a unidade explora o ambiente interno e externo, além de contar com um bosque que fica em frente ao CEI para diversas atividades cotidianas.
“Buscamos o desemparedamento da educação infantil e o nosso CEI está em constante movimento. Nossas crianças criam e são estimuladas a inventar as próprias brincadeiras a partir de espaços que construímos para eles. Usamos muito os recursos naturais como plantas, frutos e animais para compor os ambientes e possibilitar o contato deles com a natureza. Inclusive, temos um galinheiro na unidade. Nossas crianças têm autonomia e desenvolvem potenciais que a gente fica encantada ao observar”, descreve a coordenadora do CEI Olinda Maria Feitosa Parente, que atende 96 crianças do Infantil I, II e III.
A professora Renata Jatai, mãe da aluna Sofia Jatai Aguiar, de dois anos de idade, conta que ficou surpresa com o desenvolvimento da filha já no primeiro ano dela no CEI. Ela lembra de um momento em que estava cozinhando com Sofia e a menina reconheceu o manjericão, erva plantada na escola. “Ela identificou e disse ‘que cheiroso o manjericão, mãe’. Outra coisa engraçada é que ela imita em casa a rotina de organização da escola, como tirar a roupa e colocar no armário. Gosto muito da unidade. Eu e outros pais temos um diálogo muito próximo com toda gestão. É lindo ver a Sofia sendo tão bem tratada”, descreve a mãe.
Recém-chegada à Rede Municipal de Ensino, por meio do último concurso de professores de Fortaleza, Milena Parente, educadora do Infantil I, compartilha a experiência de atuar no CEI Olinda Maria Feitosa Parente. Lembrando dos estudos recentes sobre a pedagogia participativa, a professora reflete sobre a possibilidade de colocar isso em prática. “Nesta minha experiência, vejo que é possível desenvolver essa pedagogia em que crianças, famílias e professores trabalham juntos, em parceria. É muito significativo trabalhar da forma que eu acredito. Está sendo minha primeira experiência como professora e me sinto realizada. Nosso papel é observar, escutar as crianças e organizar espaços para que elas possam ser protagonistas dos seus aprendizados”, considera.
Ateliê: mais estratégias
Além da implementação dos ambientes criativos, o Programa Ateliê realiza encontros formativos para a equipe pedagógica dos 88 CEIs participantes, intercâmbios entre as unidades e oferece todo um direcionamento do plano de trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais. Uma das metas a ser cumprida pelas unidades é a criação de uma rede de pais, incluindo um responsável por cada turma para, de forma coletiva, participarem das decisões e melhorias da unidade escolar.
Protagonismo no currículo
O desenvolvimento da autonomia de bebês e crianças está presente em todo o currículo da Educação Infantil de Fortaleza, por meio de práticas pedagógicas realizadas em todas as unidades municipais. Além do Programa Ateliê, a Rede Municipal desenvolve o Projeto Protagonismo Infantil, em que as crianças têm a possibilidade de vivenciar experiências em que participam ativamente do próprio processo de aprendizagem.
Essas experiências desenvolvidas ao longo do ano letivo são apresentadas durante o Festival de Protagonismo Infantil, evento que já faz parte do calendário da Rede de Ensino e ocorre uma vez no semestre. Em 2023, chegou à quinta edição e trouxe o tema “As relações étnico-raciais no cotidiano da Educação Infantil: dialogando com as múltiplas linguagens de bebês e crianças”.
"O festival busca dar visibilidade às ações que potencializam o protagonismo das crianças da nossa Rede, sempre visando à garantia dos direitos e potencialização da aprendizagem”, destaca a coordenadora da Educação Infantil, Simone Calandrine. Desde o início do projeto, em 2017, já são 14,4 mil crianças participantes. A edição 2023.2 será realizada dia 31 de outubro.
Interações que marcam gerações
Também em 2023, a Educação de Fortaleza realizou a 1ª edição do Festival de Protagonismo Intergeracional, realizado no dia 27 de setembro, no Teatro Municipal São José. O evento é uma das ações promovidas pelas unidades escolares dentro do Programa Intergeracional, que têm o propósito de desenvolver nas crianças noções sobre empatia, respeito aos mais velhos, solidariedade, cidadania e afeto. O programa iniciou na Rede de Ensino em 2016 e faz parte das iniciativas do Marco Legal da Primeira Infância de Fortaleza, Lei Nº 11.070 instituída em 2020.
Natureza no cotidiano escolar
Os elementos que a natureza nos fornece, por sua vez, transformam-se em possibilidades para as crianças da Rede Municipal brincarem e aprenderem. É a partir desta premissa que foi realizado o Seminário Pátios Naturalizados, no dia 04 de setembro, na Academia do Professor Darcy Ribeiro. O intuito da iniciativa é fortalecer o currículo da Educação Infantil, ao garantir os direitos de aprendizagens e desenvolvimento de bebês e crianças a partir do brincar integrado à natureza.
Coordenadoras pedagógicas de 125 Centros de Educação Infantil, que integram a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) e o Programa Ateliê, participaram da imersão. As atividades incluíram palestra, relato de experiências e trilhas formativas. Esta é uma das ações intersetoriais com o propósito de ampliar a discussão sobre a implantação dos pátios naturalizados nas unidades de Educação Infantil.