A Prefeitura de Fortaleza realizou neste domingo (18/06), por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), a aplicação da primeira etapa do concurso da Guarda Municipal. São mais de 62 mil pessoas concorrendo em mil vagas para lotação imediata, sendo 750 para ampla disputa, 50 para Pessoa com Deficiência (PCD) e 200 para Pessoas Pardas e Pretas (PPP).
"Este é um compromisso assumido em nosso plano de governo e que estamos cumprindo com uma organização que dá segurança e tranquilidade aos mais de 62 mil inscritos. Temos toda uma estrutura que garante a seriedade do concurso e queremos chamar os novos agentes ainda este ano para reforçar a segurança da nossa cidade", declarou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.
O titular da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), coronel Eduardo Holanda, destacou a importância o novo efetivo. "A Guarda Municipal de Fortaleza já é uma das maiores do Brasil e, com mil novos agentes, iremos potencializar ainda mais nossas ações de segurança. Os aprovados devem ser chamados logo e entrarão em um período de três meses de formação, para serem bem preparados nas mais diversas áreas de atuação", informou.
O concurso contou com um plano de segurança especial com equipamentos e ações para evitar qualquer tentativa de transgressão a alguma norma prevista no edital. Detectores de metais foram utilizados em todos os locais de provas distribuidos em todas as salas.
"Estamos trabalhando na organização deste concurso há quase um ano e meio e, levando em consideração que o último concurso aconteceu há quase 10 anos, é um dia de muita expectativa. São mais de seis mil pessoas trabalhando, além de termos os materiais de segurança e auxílio de uma rede de videomonitoramento", afirmou major Alan Lúcio, presidente da comissão organizadora do concurso.
O exame intelectual (prova objetiva) deste domingo teve caráter eliminatório e classificatório, e foi composto por 80 questões de múltipla escolha, sendo apenas uma correta, e valerá o máximo de 100 pontos. A prova foi dividida em duas áreas: os conhecimentos comuns, onde estarão questões relacionadas à Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Atualidades e Conhecimentos sobre Fortaleza; além de questões de Conhecimentos Específicos, como Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Direitos Humanos, Noções de Direito Penal e Processo Penal e Legislação Extravagante.
José Leonardo Cunha da Silva, morador de Alto Santo, foi o primeiro a chegar no seu local de prova e quer marcar um bom resultado. "Estou bastante confiante e com esperança. Já venho me preparando há mais de dois anos e meio. Eu fiz um concurso semelhante na minha cidade e tirei quinto lugar, nisso pensei: 'posso mais e quero mais'. Fui o primeiro a chegar, não tinha ninguém ainda. Então comprei um salgadinho e fiquei passando o conteúdo de novo na minha cabeça. Sempre chego cedo, pois quero me precaver aos imprevistos", comentou.
Já José Joemerson, de 28 anos, veio de Juazeiro do Norte para fazer a prova. "Estudei bastante e, se Deus quiser, logo logo venho para Fortaleza para trabalhar na Guarda Municipal. Eu foquei muito nos estudos, principalmente nas matérias mais difíceis e, como eu já tinha uma bagagem de outras provas, acho que venho forte para as matérias específicas".
Os aprovados no concurso irão cumprir uma carga horária de 240 horas mensais, com remuneração inicial de R$ 3.152,78, além de auxílio-alimentação, podendo acrescentar outras vantagens inerentes ao desempenho da função.
Concurso do Iplanfor
Ainda na manhã desde domingo, o prefeito José Sarto também informou que, em breve, também será realizado um concurso público para o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). A matéria deve ser enviada à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) ainda esta semana.
"Pela primeira vez, vamos ter um concurso para o Iplanfor. Serão 60 vagas. É uma novidade, pois as cidades inteligentes requerem cada vez mais uma mão de obra qualificada e inovadora. Devemos mandar para a Câmara a matéria ainda esta semana e esse concurso deve ser realizado em breve. São salários bem atrativos para o mercado, pois são pessoas que vão trabalhar no cérebro da cidade e Fortaleza é uma das cidades que mais estão crescendo no desenvolvimento da ciência e tecnologia", informou Sarto.