A sétima e última etapa da 26ª edição do Rally dos Sertões chega ao Aterro da Praia de Iracema neste sábado (25/08), a partir das 16 horas. Uma grande pista será posta na Praia para receber os pilotos, e o público poderá acompanhar os competidores. Cerca de 1.700 pessoas estão previstas para comparecer à chegada, entre competidores, equipes de apoio e profissionais da imprensa.
Em 2018, a competição passou por Formosa (GO), Posse (GO), Luís Eduardo Magalhães (BA), Barra (BA), São Raimundo Nonato (PI), Juazeiro do Norte (CE) e finaliza em Fortaleza, na Praia de Iracema.
A cidade é o segundo município que mais sediou o evento. Portanto, é rota obrigatória e um espaço de amantes de off-road, como afirma o secretário de turismo de Fortaleza, Régis Medeiros. “O Rally dos Sertões é sempre um grande evento, que movimenta toda a cidade e o turismo. Estaremos recebendo quase 2 mil pessoas neste final de semana. Mais um evento fortalecendo o turismo esportivo.”.
O Rally dos Sertões é organizado pela Dunas Race e recebe apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor).
Disciplinamento do trânsito
Para viabilizar a chegada dos competidores durante o Rally dos Sertões, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) planejou um esquema especial de tráfego. A Av. Beira-Mar ficará bloqueada no trecho compreendido entre a Av. Rui Barbosa e a Av. Barão de Studart, a partir de 1 hora da manhã deste sábado (25/08). A interdição deve durar apenas um dia e na madrugada de domingo a via já estará liberada para o fluxo veicular.
Um outro bloqueio que está previsto é na Av. Raul Barbosa entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar. Em virtude da interdição provisória, os condutores que utilizam a Av. Rui Barbosa para acessar a Av. Beira Mar devem optar pela Av. Barão de Studart. Um efetivo de 28 agentes do órgão e orientadores de tráfego dará suporte operacional à intervenção.
A Av. Historiador Raimundo Girão, por sua vez, terá uma faixa junto ao passeio isolada entre a Av. Rui Barbosa e a Rua Carlos Vasconcelos para estacionamento dos veículos de apoio. Por conta disso, será implantada uma canalização a fim de garantir a circulação segura dos ciclistas.
Transporte Coletivo
Sem alteração.
Reforço na limpeza
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), realiza reforços nos serviços de limpeza e conservação, na Praia de Iracema.
Durante a operação de limpeza, que segue até o próximo domingo, os agentes realizam trabalhos de capinação, pintura de meio fio, varrição e catação de resíduos sólidos nas áreas de galerias de sarjeta, calçada e faixa de areia. A ação é um complemento dos serviços que a Prefeitura já realiza sistematicamente todos os dias da semana. As intervenções acontecem no trecho que compreende o aterro da Praia de Iracema, entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Idelfonso Albano.
Para reforçar e intensificar os cuidados com a limpeza foram escalados mais 60 colaboradores, além dos 64 agentes que já atuam normalmente na região. Ou seja, um contingente operacional de 124 homens que trabalham antes e durante o evento. A intenção do poder público municipal é proporcionar um ambiente mais seguro e acolher bem os moradores e visitantes.
PRF
A Policia Rodoviária Federal (PRF) estará atuando com equipes especiais nos deslocamentos das rodovias federais que fazem parte do trajeto dos competidores. No Ceará, serão duas equipes atuando nas BR’s (uma do Ceará e outra do Piauí), e cerca de cinco equipes/viaturas ordinárias do trecho de plantão que estarão atentas à passagem do comboio.
Detran
O Departamento de Trânsito (Detran), estará dando apoio na área urbana no percurso de 140km entre Juazeiro do Norte e Aiuba. Serão quatro agentes e duas viaturas para o serviço.
Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apoia o Rally dos Sertões 2018 disponibilizando através da Rede Municipal o serviço do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), referência no atendimento traumatológico no Município. Em Fortaleza existe ainda 12 Unidades de Pronto Atendimento. O Samu Ceará participa com apoio de uma ambulância.