Com a aproximação da marca de 6 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19 em Fortaleza, a Prefeitura atualiza as estratégias da campanha de vacinação. Agora, todas as doses já podem ser aplicadas sem a necessidade de agendamento prévio, bastando somente o cadastro no site Saúde Digital e os pré-requisitos necessários, como idade e intervalo mínimo entre as doses.
Outra novidade é a alteração no atendimento do Centro de Eventos do Ceará (CEC). A partir de sábado (21/05), o primeiro centro de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza concentrará suas atividades na modalidade drive-thru, encerrando as atividades nos salões. O público sm veículo que desejar receber a vacinação naquela área poderá se dirigir ao Shopping Iguatemi, que fica a cerca de 1,5 km de distância do CEC.
Permanecem ativos cerca de 66 centros de vacinação instalados em todas as Regionais de Saúde. Eles estão distribuídos em quatro shoppings (Iguatemi, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e Shopping Central), no Sesi Parangaba, no Centro de Eventos (drive-thru) e em 60 postos de saúde. A programação diária de cada local é divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza.
As equipes de saúde também estão realizando busca ativa por meio do contato direto com os usuários, identificando a necessidade da atualização do cartão de vacinação. Além disso, estão promovendo ações descentralizadas de vacinação conforme a necessidade de cada bairro.
Vacinação contra a Covid-19
Até esta quinta-feira (20/05), 5.956.416 doses contra a Covid-19 foram aplicadas em Fortaleza, onde 2.381.908 residentes do Município receberam a primeira dose, 2.218.868 receberam a segunda dose, 1.299.285 a terceira dose e 55.399 receberam a quarta dose.
A Prefeitura reforça a importância da conclusão do esquema vacinal contra a Covid-19. Até esta quinta-feira (20/05), 206.457 mil pessoas já estão aptas a receber a segunda dose e não compareceram para concluir seu esquema primário, composto por duas doses. Já em relação a terceira dose, 464.680 mil fortalezenses já alcançaram o prazo mínimo e ainda não buscaram os centros de vacinação para receber a D3.