A Prefeitura de Fortaleza divulga, nesta terça-feira (10/05), o boletim de atualização da situação epidemiológica da Covid-19 em Fortaleza. A 18° edição deste ano apresenta que, entre os dias 3 e 9 de maio, não foi notificada nenhuma morte em decorrência da doença. Além disso, o documento afirma que a média móvel de óbitos dos últimos sete dias foi estimada em zero.
Abril de 2022 apresentou a menor letalidade mensal desde o início da pandemia, foram confirmadas 14 mortes em decorrência da Covid-19.
O médico epidemiologista Antônio Lima atribuiu este cenário à alta cobertura vacinal da Capital. “Atualmente, alcançamos um estágio de muito baixa mortalidade. Óbitos são eventos raros. O aumento da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias, incluindo dose de reforço para a população de 18 anos ou mais e, especialmente, na população infantil (5-11 anos), continua sendo a estratégia crucial para consolidar o controle da doença”, enfatiza.
Índice de positividade
A positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, entre os dias 3 e 9 de maio, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 1,1%, apresentando um discreto aumento em comparação à última semana (26 de abril e 2 de maio de 2022) que foi de 0,5%. A média móvel atual é de 11,6 casos, inferior à registrada nas últimas duas semanas.
“Apesar do discreto aumento em relação à semana passada, a circulação viral permanece limitada, foram 9 amostras positivas de um total de 785 exames liberados”, afirma o epidemiologista.
Balanço da vacinação
No total, foram vacinadas contra a Covid-19, em Fortaleza, até segunda-feira (09/05), 2.378.449 pessoas com a primeira dose, 2.209.100 com a segunda, 1.280.970 com a terceira dose e 20.943 com a quarta dose.
Atualmente, todos os fortalezenses a partir de 5 anos de idade podem iniciar seu esquema vacinal contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento prévio. Basta buscar os entros de vacinação após 72h da realização do cadastro no site Saúde Digital .