Começou, neste sábado (06/02), a vacinação contra a Covid-19 na Arena Castelão e nos Cucas José Walter e Barra. No Cuca José Walter, idosos acima de 75 anos começaram a chegar a partir das 12h. Em poucos minutos, os vacinados iam sendo liberados após receberem a primeira dose. Somente o local deve imunizar cerca de 600 pessoas ao longo do dia, até as 17h.
Somando os três novos polos, a expectativa é a realização de 7 mil atendimentos somente neste sábado, conforme a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite. “A ideia é intensificar, vacinar o maior número possível de idosos e dessa forma proteger essa população tão vulnerável", explicou.
Para se vacinar, o idoso acima de 75 anos precisa estar previamente cadastrado no site Vacine Já e no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, e receber a confirmação do seu agendamento via e-mail e WhatsApp.
A titular da Secretaria Municipal da Saúde lembrou que apenas os idosos acima de 90 anos, independente de cadastramento prévio, podem procurar os espaços, portando comprovante de endereço e documentos pessoais. “Os idosos acima de 90 anos que queiram ir para qualquer um de nossos centros serão vacinados mesmo que não estejam cadastrados. Abaixo disso, só devem comparecer aqueles que já estavam agendados”, enfatizou.
Ana Estela avalia que o ritmo de vacinação segue o planejamento realizado. “Nós já vacinamos até ontem quase 64 mil pessoas e a cada dia ampliamos esse número. Iremos dar seguimento, no tempo em que receberemos novas vacinas, a todos os grupos prioritários”, reforçou.
Os centros de vacinação contam com mais de 70 equipes no total, distribuídas conforme a capacidade de cada equipamento, de forma a evitar aglomerações nesses locais.
Segue o funcionamento no Centro de Eventos do Ceará, tanto para a imunização de profissionais de saúde que atuam em hospitais como na modalidade drive-thru para os idosos acima de 75 anos. Somando os quatro espaços de vacinação (Centro de Eventos, Arena Castelão, Cuca Barra e Cuca José Walter), a previsão é de que, durante o fim de semana, sejam atendidas mais de 14 mil pessoas, entre idosos e profissionais de saúde.
Áurea Nogueira, de 81 anos, foi a primeira idosa a participar da vacinação no Cuca José Walter. “Eu estou me sentindo muito bem, porque a gente ficou com muito medo dessa doença. Eu mesma fiquei sem sair de casa, só fui mesmo ao médico. Agora, espero que a segunda dose venha logo”, contou.
Já o seu Justino Menezes, também de 81 anos, disse que estava ansioso e insistia com a neta todos os dias para ir logo se vacinar. “Graças a Deus chegou o dia. Agora é uma emoção grande e logo vou poder sair, ter um lazer, ir a uma churrascaria, um restaurante”, disse.
A enfermeira Maiara Paiva, uma das responsáveis em aplicar os imunizantes, descreve que os idosos estão muito felizes em receber a dose. “Muita gente não estava acreditando que ia receber logo a vacina e aqui no José Walter foi uma surpresa. Os moradores aguardavam ir para o Castelão, então a aceitação está sendo muito boa. É um trabalho muito gratificante”, relatou.