20 de June de 2018 em Servidor

Prefeitura de Fortaleza dá início ao Primeiro Ciclo de Formação em Acolhimento ao Cidadão

Projeto visa disseminar valores e atitudes de cuidado para ampliar a cultura do acolhimento no serviço público


Disseminar valores e atitudes de cuidado para ampliar a cultura do acolhimento no serviço público. Pensando nisso, a Prefeitura de Fortaleza iniciou, nessa terça-feira (19/06), o primeiro curso de formação do Programa Acolhimento ao Cidadão.

As primeiras turmas abertas na Escola de Governo, do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), vão formar 240 servidores dos postos de saúde da Regional V.

“A meta é formar 1.200 servidores que trabalham na ponta, até novembro”, disse a secretária executiva do Planejamento, Orçamento e Gestão, Christina Machado, na abertura do curso.

Com carga horária de 20 horas diluída em duas semanas - para não afetar o atendimento ao público, já que o foco são os servidores que atuam diretamente com a população -, a formação é feita por servidores que fazem parte do Banco de Instrutores Internos da Prefeitura e se prepararam para ser multiplicadores do Programa de Acolhimento.

“É um desafio promover uma mudança de postura do servidor, mas acreditamos que a metodologia adotada na formação vai deixar essa semente. O que a gente espera é que o curso seja um despertar”, disse a sub-inspetora da Guarda Municipal, Erislane Garcia, hoje no Setor de Acompanhamento funcional da Secretaria da Segurança Cidadã. Ao lado da cirurgiã-dentista Veruska Queiroz, ela forma a dupla de facilitadoras que estreia a capacitação do Programa de Acolhimento. Ao todo, 30 servidores foram formados como multiplicadores preparados para capacitar os colegas.

A capacitação trabalha o conceito do acolhimento; ferramentas para conhecer o outro – no contexto do usuário do serviço público e na sociedade em que vivemos; e as habilidades sociais necessárias para cuidar do outro.

“Esse é o primeiro ciclo do projeto. Começamos pelos servidores da área da Saúde, mas vamos ampliar para outras áreas como Educação, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). O primeiro foco é o servidor que presta serviço direto à população”, explicou a coordenadora de Gestão Estratégica de Pessoas da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Noeme Milfont.

O Programa de Acolhimento é um projeto concebido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), que coordena sua execução. É prioritário para a gestão Roberto Cláudio, que tem como estratégia, aprimorar as competências dos servidores, com foco na melhoria dos serviços prestados à população de Fortaleza.

Prefeitura de Fortaleza dá início ao Primeiro Ciclo de Formação em Acolhimento ao Cidadão

Projeto visa disseminar valores e atitudes de cuidado para ampliar a cultura do acolhimento no serviço público

Disseminar valores e atitudes de cuidado para ampliar a cultura do acolhimento no serviço público. Pensando nisso, a Prefeitura de Fortaleza iniciou, nessa terça-feira (19/06), o primeiro curso de formação do Programa Acolhimento ao Cidadão.

As primeiras turmas abertas na Escola de Governo, do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), vão formar 240 servidores dos postos de saúde da Regional V.

“A meta é formar 1.200 servidores que trabalham na ponta, até novembro”, disse a secretária executiva do Planejamento, Orçamento e Gestão, Christina Machado, na abertura do curso.

Com carga horária de 20 horas diluída em duas semanas - para não afetar o atendimento ao público, já que o foco são os servidores que atuam diretamente com a população -, a formação é feita por servidores que fazem parte do Banco de Instrutores Internos da Prefeitura e se prepararam para ser multiplicadores do Programa de Acolhimento.

“É um desafio promover uma mudança de postura do servidor, mas acreditamos que a metodologia adotada na formação vai deixar essa semente. O que a gente espera é que o curso seja um despertar”, disse a sub-inspetora da Guarda Municipal, Erislane Garcia, hoje no Setor de Acompanhamento funcional da Secretaria da Segurança Cidadã. Ao lado da cirurgiã-dentista Veruska Queiroz, ela forma a dupla de facilitadoras que estreia a capacitação do Programa de Acolhimento. Ao todo, 30 servidores foram formados como multiplicadores preparados para capacitar os colegas.

A capacitação trabalha o conceito do acolhimento; ferramentas para conhecer o outro – no contexto do usuário do serviço público e na sociedade em que vivemos; e as habilidades sociais necessárias para cuidar do outro.

“Esse é o primeiro ciclo do projeto. Começamos pelos servidores da área da Saúde, mas vamos ampliar para outras áreas como Educação, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). O primeiro foco é o servidor que presta serviço direto à população”, explicou a coordenadora de Gestão Estratégica de Pessoas da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Noeme Milfont.

O Programa de Acolhimento é um projeto concebido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), que coordena sua execução. É prioritário para a gestão Roberto Cláudio, que tem como estratégia, aprimorar as competências dos servidores, com foco na melhoria dos serviços prestados à população de Fortaleza.