A Prefeitura de Fortaleza e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa realizam, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/6), na Unipace, a quarta Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento crucial para o protagonismo, debater e fortalecer os direitos das pessoas idosas na cidade.
Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", a Conferência terá cerca de 400 participantes, entre pessoas idosas, representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil que foram eleitos como delegados para o evento.
No encontro, serão debatidos os direitos das pessoas idosas em cinco grandes eixos: ampliação e garantia dos direitos sociais; proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva de múltiplos veículos; fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.
Às 9h30, acontece a conferência magna de abertura "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", que será apresentada pelo professor titular aposentado e professor emérito da Universidade de Brasília, Vicente Faleiros. O conferencista é pós-doutor pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza e da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Conta com o apoio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Programação
Quarta-feira (25/6)
08h: Credenciamento
08h30: Abertura oficial
09h30: Conferência Magna - Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação, com o conferencista professor Vicente Faleiros (UnB).
10h: Palestra - Na minha cidade, como a política municipal precisa acontecer para que a população possa envelhecer com dignidade?, com o palestrante Dr. Raphael Castelo Branco.
10h30: Leitura e aprovação do regimento
12h: almoço
13h30: Painel dos eixos temáticos
14h45: Trabalho de grupo - eixos temáticos
15h45: Trabalho de grupo - construção das propostas
17h: Encerramento
Quinta-feira (26/6)
08h30: Trabalho de Grupo - eixos temáticos
10h: Apresentação dos trabalhos de grupo / eleição das propostas
12h: almoço
13h30: Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
15h: Plenária final
17h: Encerramento
