A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a programação cultural desta semana, de segunda-feira a domingo (30/08 a 05/09). Os destaques são para a estreia do projeto O Som da Barra; para o curso sobre escrita criativa em teatro na Vila das Artes; e para o Edital de Cultura Tradicional Popular, que segue com inscrições abertas até o dia 13 de setembro.
Confira aqui a programação completa
Nesta semana, ocorre a estreia do projeto “O Som da Barra”, que tem por objetivo fortalecer a música instrumental de artistas locais, com apresentações em um dos cartões-postais da capital cearense: o píer da Barra do Ceará. O lançamento ocorre nesta sexta-feira (03/09), com a transmissão do grupo Brazilian Duo. A longo do mês o programa ainda disponibilizará mais três episódios, todas as sextas-feiras do mês, com artistas variados. A programação será veiculada pelo Canal da Secultfor na plataforma de vídeos YouTube, às 19h30, e pela TV Terra do Sol (42.1), às 14h e 19h30 (reprise), parceira da ação.
A Vila das Artes está com inscrições abertas para o curso “A Escrita Criativa – Conhecendo e praticando a dramaturgia com os jogos teatrais em aulas remotas”, com Denilson Almeida. O curso adapta os conhecimentos da pesquisadora, professora e diretora norte-americana Viola Spolin para o desafiador contexto de criação de jogos teatrais no formato de aulas remotas. Também será exercitada a leitura e a apreciação de textos teatrais renomados, imagens, textos curtos, poemas e poesias, para o exercício da escrita criativa. A ação será realizada entre 13/09 a 13/10 (segundas, quartas e sextas-feiras), das 19h às 22h. As inscrições vão até o dia 9 de setembro.
Edital de Cultura Popular
Artistas e realizadores da Cultura Popular poderão de inscrever nesta semana no Edital de Cultura Tradicional Popular, que disponibiliza o montante de R$ 1.386.000,00. As inscrições seguem até o dia 13 de setembro, por meio do Mapa Cultural de Fortaleza. O edital é destinado aos Maracatus de Fortaleza, aos realizadores da Festa de Iemanjá, Escolas de Samba, Afoxés, Blocos, Cordões, Quadrilhas Juninas (Adulta e Infantil), Festivais Juninos, Pastoril, Reisado, Bumba Meu Boi, Dramista, Lapinha, Grupos de Projeção, Artesanato Popular, Culinária Tradicional Cearense, Literatura de Cordel Violeiros e Repentistas.
Ao longo da semana, ainda haverá outras ações gratuitas como cursos livres e show ao vivo do Centro Cultural Belchior; Convocatória Conversa de Academia, na Vila das Artes; Feira de Produtos Orgânicos, no Mercado dos Pinhões; e Passeio Instrumental, no Passeio Público.