A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Núcleo de Produções Culturais e Esportivas (Nuproce), torna público o resultado da seleção do edital do XII Festival de Teatro de Fortaleza (FTF).
Foram selecionados 15 espetáculos teatrais para a Mostra Fortaleza. São eles: Os Miseráveis – Óleo na Máquina (Grupo Formosura de Teatro); Ogroleto (Grupo Pavilhão da Magnólia); Final da Tarde (Grupo Teatro de Caretas); Devorando Heróis (Coletivo Pícaros Incorrigíveis); Bando de Pássaros Gordos (Bando de Pássaros Gordos); O Pequeno Casaco Solitário (Grupo Bagaceira de Teatro); Os Tamboretes (Araras Produções e Criações Artísticas); Quase Nada (Associação Artística Nóis de Teatro); Diário de um Louco (Cia. Gira de Teatro); As Aventuras de João Sortudo (Cia. Prisma de Artes); Miau (Cangaias Coletivo Teatral); Yemonja e a Princesa Negra (Edivaldo Batista da Silva); Clitemnestra (Juliana Albuquerque Veras); Pra Frente o Pior (Inquieta Cia. de Teatro); e Ensaio Sobre Hamlet (Grupo Experimental de Teatro).
Para a Mostra Outros Olhares foram selecionados dez trabalhos de grupos e artistas estreantes no FTF. São eles: Entra na Roda (Grupo Comedores de Abacaxi S/A); Entre (Núcleo de Investigação Cênica); Uma valsa com sabor de loucura (Cia. Boca D'Cena); Agulha Fina (Cia. Pulsar de Teatro); Há algo estranho nas coisas que não são ditas (Grupo Farpa de Teatro); O Piolho Real (LN Produções); Comer Querer Ver (Antônio Tavares de Souza Neto); O Salmo das Águas (Grupo Mosaico); Autópsia – Monólogo performático sobre a vida e obra de Augusto dos Anjos (Grite – Grupo Independente de Teatro); Afoita (Curso de Princípios Básicos do Teatro – TJA).
E para as Ações de Fomento às Sedes foram selecionados quatro projetos. São eles: Cia. Teatrinho Palhaços e Brincadeiras; Grupo Populart; Associação dos Produtores Teatrais do Ceará; e Grupo de Teatro Todas Somos Marias. As ações de fomento às sedes acontecerão nos meses subsequentes à realização do Festival de Teatro de Fortaleza, até junho de 2017.
Os trabalhos selecionados foram avaliados pela Comissão de Seleção composta pela diretora da Vila das Artes, Cláudia Pires, representando o Poder Público Municipal; a diretora e pesquisadora teatral, Herê Aquino, representante do Fórum de Teatro; e o ator, diretor, produtor e gestor cultural, Fernando Piancó, representando a sociedade civil. As reuniões da Comissão de Seleção foram acompanhadas pelos representantes da Comissão Organizadora do Festival, Pedro Domingues e Dora Freitas.
O XII Festival de Teatro de Fortaleza está previsto para acontecer dos dias 10 a 17 de dezembro de 2016. Nesta edição o festival terá como tema “Fortaleza 290 anos”.
Serviço
Selecionados para o XII Festival de Teatro de Fortaleza
Confira a ata com o resultado do Edital do XII Festival de Fortaleza
Mais informações: 31051392/1386 ou www.nuproc.org