05 de January de 2024 em Fortaleza

Conheça as opções de esporte e lazer que a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza às crianças e adolescentes durante as férias

No período de férias, espaços como parques e praças contribuem ainda mais para garantir a diversão e beneficiam toda a família


criança brincando de futebol
Fortaleza conta com seis Microparques Urbanos, que são opções de lazer nestas férias de janeiro (Fotos: Tainá Cavalcante)

Para as crianças e adolescentes, é tempo de aproveitar as férias escolares com muitas brincadeiras e diversão. As praias, praças e parques de Fortaleza oferecem espaços de lazer para todas as idades e são ótimos lugares para vivenciar o desemparedamento tão importante para a saúde física e mental. Por isso, conheça as opções de lugares e atividades de esporte e lazer mantidos pela Prefeitura de Fortaleza que estão disponíveis para a criançada e para a juventude durante o mês de janeiro.

Dentre as opções estão colônia de férias, programação especial de esportes, cursos para a juventude, bibliotecas e espaços como a Lagoa do Mondubim, Cidade da Criança, Beira-Mar de Todos, Beira-Rio, Microparques Urbanos e Parque Rachel de Queiroz. Confira:

Microparques Urbanos

Os Microparques Urbanos são um projeto reconhecido internacionalmente, que transforma áreas degradadas da cidade em pequenos parques urbanos, unindo meio ambiente, primeira infância e educação. São espaços naturalizados, com brinquedos construídos com materiais como troncos e cascas de árvore. Atualmente, Fortaleza conta com seis microparques, localizados nos bairros Cidade dos Funcionários, Barra do Ceará, Conjunto Ceará I, Mondubim, Conjunto Ceará II e Acarapé. Até o final de 2024, serão 30 equipamentos semelhantes entregues à população, reforçando a política de valorização dos espaços verdes da cidade. Confira os endereços:

Maria Zeneida
Avenida C, 560 - Aracapé

Santa Luzia
Rua 1.002, esquina com Rua 1.000 - Conjunto Ceará II

Professor Rosely
Rua Gastão Justa, esquina com Rua Cel. Manuel Albano - Mondubim

Aconchego
Rua 202, s/n - Conjunto Ceará I

José Leon
Av. José Leon, s/n - Cidade dos Funcionários

Parque Lagoa do Mondubim

crianças no parquinho da Lagoa do Mondubim
No Parque Lagoa do Mondubim, as crianças contam três parquinhos para se divertir

Entregue a população em 2023, o Parque Lagoa do Mondubim oferece opções de esporte e lazer para crianças e adolescentes ao longo de aproximadamente 200 mil m² de área urbanizada.

Para os adeptos do esporte, o parque possui agora duas quadras de areia e campo de futebol. O espaço oferece também áreas gramadas para piqueniques, com mobiliários urbanos como bancos e lixeiras, espalhados por todo o local. Três parquinhos com brinquedos em madeira e quatro futmesas em concreto proporcionam mais opções de lazer ao público infanto-juvenil.

Entre os equipamentos instalados durante a requalificação, está a Areninha Lagoa do Mondubim. O equipamento é o 33ª da gestão e número 107 da Capital. A nova Areninha possui um campo de 744m² em grama sintética e contará com um núcleo do Projeto Atleta Cidadão, fornecendo integração interpessoal e o entretenimento através do esporte por meio de aulas regulares de futebol, com a realização de atividades físicas e brincadeiras estimulando a convivência social e a formação cidadã.

Projeto Atleta Cidadão

O Projeto Atleta Cidadão, da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), é executado durante todo o ano nas areninhas, praças e escolas e mantém suas atividades em janeiro com uma programação de férias nos núcleos do projeto. O foco das atividades será torneios lúdicos, jogos da integração, colônia de férias, gincanas de jogos populares. As atividades são abertas ao público.

Rede Cuca

Para janeiro, a Rede Cuca oferta diversos cursos nas áreas de artes, tecnologia e educomunicação, e mais de 25 modalidades para práticas esportivas. O calendário de matrículas acontece até o dia 12 de janeiro e as inscrições podem ser feitas presencialmente em todos os Cucas ou pelo Portal da Juventude.

Além de cursos, a Rede Cuca conta com bibliotecas nos cinco equipamentos que dispõem de um acervo de livros e gibis para leitura e atividades como jogos de tabuleiro, contação de histórias e oficinas. Mensalmente também é possível aproveitar uma programação cultural que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais e cinema, tudo de forma gratuita. As bibliotecas voltam dia 16 de janeiro.

Cuca Barra
(Av. Pres. Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará)

Cuca Jangurussu
(Av. Castelo de Castro, esquina com Av. Contorno Leste - Jangurussu)

Cuca José Walter
(Rua 69, s/n - Pref. José Walter)

Cuca Mondubim
(Rua Santa Marlúcia, s/n - Mondubim)

Cuca Pici
(Rua Cel. Matos Dourado, 1499 - Pici)

Cidade da Criança

A visita ao Parque Urbano da Liberdade (Cidade da Criança), no Centro, é uma opção interessante para a criançada. O equipamento funciona diariamente, das 6h às 18h. No local, a Prefeitura de Fortaleza promove as seguintes ações:

Museu do Bode Ioiô
O Museu do Bode Ioiô é um projeto sociocultural e ambiental com a temática desse personagem popular. Idealizado pelo educador, turismólogo e pesquisador cearense Gerson Linhares, o equipamento foi instalado em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), na Cidade da Criança, dividindo o espaço de uma das casas do local com a Casa do Turista.

O acervo do museu conta com peças de artes, artesanatos, fotografias, literatura popular, cordéis e publicações com a temática do Bode do Nordeste e, em especial, o Bode Ioiô. Um destaque do projeto é o mascote Bode Ioiô de Fortaleza, um boneco utilizado para contar histórias para as crianças de forma lúdica.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e sábado das 9h às 12h

Ciclofaixa de Lazer

criança andando de bicicleta
O Minicircuito de Bike Infantil faz parte da Ciclofaixa de Lazer

Agentes e educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizam diversas atividades que incentivam o respeito às normas de circulação viária em pontos de apoio da Ciclofaixa de Lazer, tradicional evento ciclístico realizado pela Prefeitura de Fortaleza aos domingos há quase nove anos. 

Na Cidade da Criança, o jogo de tabuleiro do trânsito, por exemplo, leva às crianças diversas noções de respeito nas vias de forma lúdica. Já o Minicircuito de Bike Infantil simula um trânsito compartilhado entre diversos modais com a orientação de cones e sinalização vertical e horizontal.

Para participar do Minicircuito não é preciso levar bike. Bicicletas infantis do Mini Bicicletar são oferecidas gratuitamente ao público. A iniciativa procura também incentivar a prática do uso de transportes não motorizados desde a infância e, de forma lúdica, proporcionar uma atividade que proporciona lazer e incentiva boas práticas de segurança viária.

Realização: aos domingos, de 6h às 12h

Beira-Mar de Todos

Destacando-se como espaço de lazer ao longo do ano inteiro, a Beira-Mar também tem muito a oferecer às crianças e adolescentes neste período de férias. Com as obras de requalificação entregues em 2022, toda a orla ganhou diversos equipamentos, como quadras poliesportivas e de areia e academia ao ar livre, que proporcionam espaço para as mais variadas práticas esportivas.

A paisagem e o novo calçadão também são atrativos aos fãs dos pedais. Quem não tiver a sua bike pode alugar em uma das estações do Bicicletar que a Prefeitura de Fortaleza implantou na avenida e curtir os 3,4 km de ciclovia instalados com toda segurança.

Com mais de dois mil metros quadrados de área destinada à prática de skate, o Skatepark da Beira-Mar atende a todas as modalidades do esporte e níveis de seus praticantes e atrai principalmente jovens. O equipamento conta com pista no formato bowl e um mini bowl para os skatistas mais experientes e também com um complexo de pistas para o “street skate” (pista de rua), modalidade em que vários obstáculos simulam elementos arquitetônicos urbanos para que o praticante realize manobras.

Beira-Rio

adolescente fazendo manobra do skate
No Beira-Rio, as atividades esportivas se destacam (Foto: Kiko Silva)

Para proporcionar mais opções de lazer e esportes na região da Barra do Ceará, o Beira Rio foi entregue em dezembro de 2022.

O projeto contempla cerca de 33 mil metros quadrados de intervenção total, espaços para corridas e caminhadas, academia ao ar livre, além da instalação de duas quadras poliesportivas e três quadras de areia para esportes à beira-mar.

O local também recebeu nova iluminação, mobiliários urbanos, paisagismo e a construção de 10 boxes e 30 quiosques, totalizando 40 pontos comerciais. 

O Beira-Rio é responsável pela urbanização da Av. Radialista José Lima Verde, desde a Av. Ulisses Guimarães (ponte) até a Rua José Roberto Sales, com a pavimentação asfáltica da via e a construção de amplo calçadão contornando toda a orla e sendo integrado ao projeto Vila do Mar, no Pirambu

Parque Rachel de Queiroz

No maior parque de Fortaleza e segundo maior do estado, o Rachel de Queiroz, as crianças e adolescentes podem aproveitar o calçadão para caminhadas, ciclofaixa bidirecional, paisagismo, mobiliários urbanos, bicicletários, anfiteatro, pontes de acesso, quiosques, além de diversos equipamentos para o lazer e prática de esportes, como quadras, Areninha, pet place, espiribol, playground e novos espaços para convivência em contato com a natureza.

O espaço conta com 10 km de extensão e área total de aproximadamente 203 hectares, que foram entregues a população em 2022, correspondendo aos trechos 1, 2, 5 e 6 do Parque. O novo equipamento possui paisagismo com o plantio de mais de 2.400 espécies de plantas, como arbustos, árvores e palmeiras, além de nove microlagoas.

Mini-Bicicletar

criança pegando uma bicicleta na estação do Mini Bicicletar
13 estações do Mini Bicicletar estão espalhadas pela Cidade (Foto: Marcos Moura)

Além de meio de transporte sustentável, a bicicleta é um bom recurso para passear com as crianças, apreciando melhor a cidade.

Para facilitar o acesso ao modal, a Prefeitura possui um sistema de bicicletas compartilhadas. 

Desde o início do Bicicletar, que começou a operação em 2014, já foram contabilizadas mais de 6,5 milhões de viagens e há mais de 400 mil usuários cadastrados.

O público adulto tem à disposição 195 estações e o público infantil 13 estações.





Confira a localização das estações do Mini-Bicicletar:
501 - Polo de Lazer Sargento Hermínio
502 - Aterrinho Praia de Iracema
503 - Praça Luiza Távora
504 - Praça das Flores
505 - Lago Jacarey
506 - Praça João XXIII
507 - Parque Bisão
508 - Praça Mauá
509 - Praça do Polar
510 - Polo de Lazer do Conjunto Esperança
511 - Cidade da Criança
512 - Náutico
513 - Parque Rachel de Queiroz

Colônia de férias dos Centros de Cidadania e Direitos Humanos

Entre os dias 15 e 19 de janeiro, os Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) do Conjunto Ceará e do Conjunto Palmeiras realizarão colônias de férias. Dentro da programação, estão oficinas de pintura e de arte, brincadeiras, cinema, entre outras atividades lúdicas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na sede dos equipamentos.

O CCDH Conjunto Ceará está localizado na Rua Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 461 - Conj Ceará I, já o CCDH Conjunto Palmeiras fica na Av. Castelo de Castro, 2842 - Jangurussu.

 

Conheça as opções de esporte e lazer que a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza às crianças e adolescentes durante as férias

No período de férias, espaços como parques e praças contribuem ainda mais para garantir a diversão e beneficiam toda a família

criança brincando de futebol
Fortaleza conta com seis Microparques Urbanos, que são opções de lazer nestas férias de janeiro (Fotos: Tainá Cavalcante)

Para as crianças e adolescentes, é tempo de aproveitar as férias escolares com muitas brincadeiras e diversão. As praias, praças e parques de Fortaleza oferecem espaços de lazer para todas as idades e são ótimos lugares para vivenciar o desemparedamento tão importante para a saúde física e mental. Por isso, conheça as opções de lugares e atividades de esporte e lazer mantidos pela Prefeitura de Fortaleza que estão disponíveis para a criançada e para a juventude durante o mês de janeiro.

Dentre as opções estão colônia de férias, programação especial de esportes, cursos para a juventude, bibliotecas e espaços como a Lagoa do Mondubim, Cidade da Criança, Beira-Mar de Todos, Beira-Rio, Microparques Urbanos e Parque Rachel de Queiroz. Confira:

Microparques Urbanos

Os Microparques Urbanos são um projeto reconhecido internacionalmente, que transforma áreas degradadas da cidade em pequenos parques urbanos, unindo meio ambiente, primeira infância e educação. São espaços naturalizados, com brinquedos construídos com materiais como troncos e cascas de árvore. Atualmente, Fortaleza conta com seis microparques, localizados nos bairros Cidade dos Funcionários, Barra do Ceará, Conjunto Ceará I, Mondubim, Conjunto Ceará II e Acarapé. Até o final de 2024, serão 30 equipamentos semelhantes entregues à população, reforçando a política de valorização dos espaços verdes da cidade. Confira os endereços:

Maria Zeneida
Avenida C, 560 - Aracapé

Santa Luzia
Rua 1.002, esquina com Rua 1.000 - Conjunto Ceará II

Professor Rosely
Rua Gastão Justa, esquina com Rua Cel. Manuel Albano - Mondubim

Aconchego
Rua 202, s/n - Conjunto Ceará I

José Leon
Av. José Leon, s/n - Cidade dos Funcionários

Parque Lagoa do Mondubim

crianças no parquinho da Lagoa do Mondubim
No Parque Lagoa do Mondubim, as crianças contam três parquinhos para se divertir

Entregue a população em 2023, o Parque Lagoa do Mondubim oferece opções de esporte e lazer para crianças e adolescentes ao longo de aproximadamente 200 mil m² de área urbanizada.

Para os adeptos do esporte, o parque possui agora duas quadras de areia e campo de futebol. O espaço oferece também áreas gramadas para piqueniques, com mobiliários urbanos como bancos e lixeiras, espalhados por todo o local. Três parquinhos com brinquedos em madeira e quatro futmesas em concreto proporcionam mais opções de lazer ao público infanto-juvenil.

Entre os equipamentos instalados durante a requalificação, está a Areninha Lagoa do Mondubim. O equipamento é o 33ª da gestão e número 107 da Capital. A nova Areninha possui um campo de 744m² em grama sintética e contará com um núcleo do Projeto Atleta Cidadão, fornecendo integração interpessoal e o entretenimento através do esporte por meio de aulas regulares de futebol, com a realização de atividades físicas e brincadeiras estimulando a convivência social e a formação cidadã.

Projeto Atleta Cidadão

O Projeto Atleta Cidadão, da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), é executado durante todo o ano nas areninhas, praças e escolas e mantém suas atividades em janeiro com uma programação de férias nos núcleos do projeto. O foco das atividades será torneios lúdicos, jogos da integração, colônia de férias, gincanas de jogos populares. As atividades são abertas ao público.

Rede Cuca

Para janeiro, a Rede Cuca oferta diversos cursos nas áreas de artes, tecnologia e educomunicação, e mais de 25 modalidades para práticas esportivas. O calendário de matrículas acontece até o dia 12 de janeiro e as inscrições podem ser feitas presencialmente em todos os Cucas ou pelo Portal da Juventude.

Além de cursos, a Rede Cuca conta com bibliotecas nos cinco equipamentos que dispõem de um acervo de livros e gibis para leitura e atividades como jogos de tabuleiro, contação de histórias e oficinas. Mensalmente também é possível aproveitar uma programação cultural que inclui apresentações musicais, espetáculos teatrais e cinema, tudo de forma gratuita. As bibliotecas voltam dia 16 de janeiro.

Cuca Barra
(Av. Pres. Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará)

Cuca Jangurussu
(Av. Castelo de Castro, esquina com Av. Contorno Leste - Jangurussu)

Cuca José Walter
(Rua 69, s/n - Pref. José Walter)

Cuca Mondubim
(Rua Santa Marlúcia, s/n - Mondubim)

Cuca Pici
(Rua Cel. Matos Dourado, 1499 - Pici)

Cidade da Criança

A visita ao Parque Urbano da Liberdade (Cidade da Criança), no Centro, é uma opção interessante para a criançada. O equipamento funciona diariamente, das 6h às 18h. No local, a Prefeitura de Fortaleza promove as seguintes ações:

Museu do Bode Ioiô
O Museu do Bode Ioiô é um projeto sociocultural e ambiental com a temática desse personagem popular. Idealizado pelo educador, turismólogo e pesquisador cearense Gerson Linhares, o equipamento foi instalado em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), na Cidade da Criança, dividindo o espaço de uma das casas do local com a Casa do Turista.

O acervo do museu conta com peças de artes, artesanatos, fotografias, literatura popular, cordéis e publicações com a temática do Bode do Nordeste e, em especial, o Bode Ioiô. Um destaque do projeto é o mascote Bode Ioiô de Fortaleza, um boneco utilizado para contar histórias para as crianças de forma lúdica.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e sábado das 9h às 12h

Ciclofaixa de Lazer

criança andando de bicicleta
O Minicircuito de Bike Infantil faz parte da Ciclofaixa de Lazer

Agentes e educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizam diversas atividades que incentivam o respeito às normas de circulação viária em pontos de apoio da Ciclofaixa de Lazer, tradicional evento ciclístico realizado pela Prefeitura de Fortaleza aos domingos há quase nove anos. 

Na Cidade da Criança, o jogo de tabuleiro do trânsito, por exemplo, leva às crianças diversas noções de respeito nas vias de forma lúdica. Já o Minicircuito de Bike Infantil simula um trânsito compartilhado entre diversos modais com a orientação de cones e sinalização vertical e horizontal.

Para participar do Minicircuito não é preciso levar bike. Bicicletas infantis do Mini Bicicletar são oferecidas gratuitamente ao público. A iniciativa procura também incentivar a prática do uso de transportes não motorizados desde a infância e, de forma lúdica, proporcionar uma atividade que proporciona lazer e incentiva boas práticas de segurança viária.

Realização: aos domingos, de 6h às 12h

Beira-Mar de Todos

Destacando-se como espaço de lazer ao longo do ano inteiro, a Beira-Mar também tem muito a oferecer às crianças e adolescentes neste período de férias. Com as obras de requalificação entregues em 2022, toda a orla ganhou diversos equipamentos, como quadras poliesportivas e de areia e academia ao ar livre, que proporcionam espaço para as mais variadas práticas esportivas.

A paisagem e o novo calçadão também são atrativos aos fãs dos pedais. Quem não tiver a sua bike pode alugar em uma das estações do Bicicletar que a Prefeitura de Fortaleza implantou na avenida e curtir os 3,4 km de ciclovia instalados com toda segurança.

Com mais de dois mil metros quadrados de área destinada à prática de skate, o Skatepark da Beira-Mar atende a todas as modalidades do esporte e níveis de seus praticantes e atrai principalmente jovens. O equipamento conta com pista no formato bowl e um mini bowl para os skatistas mais experientes e também com um complexo de pistas para o “street skate” (pista de rua), modalidade em que vários obstáculos simulam elementos arquitetônicos urbanos para que o praticante realize manobras.

Beira-Rio

adolescente fazendo manobra do skate
No Beira-Rio, as atividades esportivas se destacam (Foto: Kiko Silva)

Para proporcionar mais opções de lazer e esportes na região da Barra do Ceará, o Beira Rio foi entregue em dezembro de 2022.

O projeto contempla cerca de 33 mil metros quadrados de intervenção total, espaços para corridas e caminhadas, academia ao ar livre, além da instalação de duas quadras poliesportivas e três quadras de areia para esportes à beira-mar.

O local também recebeu nova iluminação, mobiliários urbanos, paisagismo e a construção de 10 boxes e 30 quiosques, totalizando 40 pontos comerciais. 

O Beira-Rio é responsável pela urbanização da Av. Radialista José Lima Verde, desde a Av. Ulisses Guimarães (ponte) até a Rua José Roberto Sales, com a pavimentação asfáltica da via e a construção de amplo calçadão contornando toda a orla e sendo integrado ao projeto Vila do Mar, no Pirambu

Parque Rachel de Queiroz

No maior parque de Fortaleza e segundo maior do estado, o Rachel de Queiroz, as crianças e adolescentes podem aproveitar o calçadão para caminhadas, ciclofaixa bidirecional, paisagismo, mobiliários urbanos, bicicletários, anfiteatro, pontes de acesso, quiosques, além de diversos equipamentos para o lazer e prática de esportes, como quadras, Areninha, pet place, espiribol, playground e novos espaços para convivência em contato com a natureza.

O espaço conta com 10 km de extensão e área total de aproximadamente 203 hectares, que foram entregues a população em 2022, correspondendo aos trechos 1, 2, 5 e 6 do Parque. O novo equipamento possui paisagismo com o plantio de mais de 2.400 espécies de plantas, como arbustos, árvores e palmeiras, além de nove microlagoas.

Mini-Bicicletar

criança pegando uma bicicleta na estação do Mini Bicicletar
13 estações do Mini Bicicletar estão espalhadas pela Cidade (Foto: Marcos Moura)

Além de meio de transporte sustentável, a bicicleta é um bom recurso para passear com as crianças, apreciando melhor a cidade.

Para facilitar o acesso ao modal, a Prefeitura possui um sistema de bicicletas compartilhadas. 

Desde o início do Bicicletar, que começou a operação em 2014, já foram contabilizadas mais de 6,5 milhões de viagens e há mais de 400 mil usuários cadastrados.

O público adulto tem à disposição 195 estações e o público infantil 13 estações.





Confira a localização das estações do Mini-Bicicletar:
501 - Polo de Lazer Sargento Hermínio
502 - Aterrinho Praia de Iracema
503 - Praça Luiza Távora
504 - Praça das Flores
505 - Lago Jacarey
506 - Praça João XXIII
507 - Parque Bisão
508 - Praça Mauá
509 - Praça do Polar
510 - Polo de Lazer do Conjunto Esperança
511 - Cidade da Criança
512 - Náutico
513 - Parque Rachel de Queiroz

Colônia de férias dos Centros de Cidadania e Direitos Humanos

Entre os dias 15 e 19 de janeiro, os Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) do Conjunto Ceará e do Conjunto Palmeiras realizarão colônias de férias. Dentro da programação, estão oficinas de pintura e de arte, brincadeiras, cinema, entre outras atividades lúdicas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na sede dos equipamentos.

O CCDH Conjunto Ceará está localizado na Rua Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 461 - Conj Ceará I, já o CCDH Conjunto Palmeiras fica na Av. Castelo de Castro, 2842 - Jangurussu.