A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta terça-feira (30/01), às 19h, um novo microparque urbano à população. Dessa vez, no Conjunto Esperança. Localizado em uma área de 4.120 m², próximo à escola e ao posto de saúde do bairro, o microparque conta com academia, brinquedos naturalizados e paisagismo, se assemelhando a uma pequena floresta natural.
"Este é o quinto microparque inaugurado nessa gestão. O prefeito Sarto vai entregar 30 para a cidade de Fortaleza, com um investimento de mais de 12 milhões de reais. Essa valorização do espaço público, é parte de uma estratégia para construir uma sociedade mais tolerante, integrada, inclusiva e capaz de possibilitar o uso mais diversificado dos equipamentos da cidade. O microparque é pensado para que pessoas de todas as idades possam conviver no mesmo espaço, mas sempre a partir de um olhar de construir uma cidade voltada para as crianças. Se a cidade é boa para as crianças, vai ser boa para todas as pessoas", afirmou o vice-prefeito Élcio Batista.
O local foi pensado de forma conjunta entre a comunidade local e a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) que, de início, mapeou as áreas e realizou visitas aos equipamentos do território. Após reuniões e oficinas, o projeto foi aprovado e validado pela população, também responsável pela escolha do nome do local, que se chamará microparque Seu Bené em homenagem ao fundador da Associação Comunitária e Recreativa do Conjunto Esperança (ACRE), Benedito Freitas.
Segundo a titular da Seuma Luciana Lobo, o microparque Seu Bené é o maior dos 30 que devem ser entregues pela Prefeitura até o final da gestão. "Por ter essa área mais generosa, com mais de quatro mil metros quadrados, ele tem de uma série de produtos, de ativações, adicionais. Tem academia ao ar livre, brinquedos, quadra de areia, espaço de oração, tem muita área pra brincadeira e para lazer. Esse espaço era uma área degradada e nós já estamos sentindo o retorno das famílias pela diferença que o Microparque está fazendo para elas."
Enquanto brincava com o neto João Arthur, de quatro anos, a dona de casa Silvana Monteiro comparava a situação do local antes e após a construção do Microparque. "Antes não tinha nada, só areia mesmo. Agora vai ser bom para ele e para todas as crianças, para se movimentarem, crescerem fortes."
Já Gardênia Barros aproveitou o novo espaço junto com as filhas Maria Eduarda, de oito anos e Larissa, 13, e os sobrinhos Melissa, de nove, e Mateus, três. Para a dona de casa, o equipamento alterou o clima da comunidade. "Antes a gente tinha que se deslocar para longe, para eles brincarem, aqui é pertinho, eu moro em frente, e estava precisando de alguém que olhasse pelo nosso bairro."
Gardênia acrescentou que as crianças se encantaram pelos brinquedos do parque naturalizado. "Eu, como mãe, gostei, e eles muito mais. Também faz diferença porque não agride o meio ambiente. E é tudo estimulação, as crianças pulam, sobem, isso estimula a mente e o corpo. Eu estou contente, e aqui tem muita mãe, tem muita criança pequena, que também estão contentes."
Com a entrega do microparque Seu Bené, Fortaleza passa a contar com sete microparques urbanos. Outros 25 equipamentos semelhantes serão entregues à população até o final de 2024, contemplando os bairros Conjunto Ceará, Mondubim, Siqueira, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Vila Velha, Parque Dois Irmãos, Parque Manibura, Jangurussu, São Bento, Messejana, Lagoa Redonda, Vicente Pinzón, Cais do Porto, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Parangaba, José Walter e Jardim das Oliveiras.
O investimento é de mais de R$ 12 milhões, em uma iniciativa do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS).
Saiba mais
Reconhecido em meio a iniciativas de todo o mundo, o projeto Microparques Urbanos venceu em 2022 o prêmio internacional AIPH World Green City Awards, ficando em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing.
Em 2023, foi eleito um dos três melhores projetos sustentáveis do mundo pelo Seoul Design Award for Sustainable Daily Life - 2023. A seleção, promovida pelo Seoul Design Foundation e pelo Governo Metropolitano de Seul (Coreia do Sul), avaliou iniciativas de designers e organizações de diversos países cujos projetos tenham contribuído para um meio mais sustentável e harmônico.
Participaram do evento os secretários Luciana Lobo, Ubiratan Teixeira, Davi Gomes e Samuel Dias, os vereadores Moura Taxista, Iraguassu Filho, Didi Maravilha, Ana Aracapé, Professor Enilson, Tia Francisca, Audizio Oliveira, Eulógio Neto, Juninho Aquino, Aguiar Toba, Robio Jumento, Juscelino Pinheiro Josyvan Clube e Dayane Costa e o deputado estadual Antônio Henrique.