Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (09/02), a reunião ordinária para a posse dos 24 membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) para a gestão do biênio 2022-2023. A solenidade foi realizada de forma virtual e contou com a participação do titular da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Ilário Marques, e do secretário executivo, Dimitri Batista, além de representantes do poder público municipal e entidades da sociedade civil. O colegiado é formado por 24 conselheiros, sendo 12 do poder público e 12 da sociedade civil.
Durante a reunião, Dimitri Batista foi eleito presidente do conselho. “Queria agradecer aos conselheiros que me deram a honra de ser eleito presidente. Quero reforçar que essa será uma presidência de pluralidade, de transparência e, principalmente, uma presidência de diálogo, uma vez que nós todos temos esse interesse em comum: fazer essa política avançar na cidade de Fortaleza”, afirma.
Para assumir a vice-presidência, a escolhida foi Adriana Lacerda, representante da sociedade civil, pelo Lar Torres de Melo. “Gratidão por poder representar a sociedade civil a partir desse novo desafio na vice-presidência. Nós desejamos que dentro desse espaço de controle social, que é o conselho, junto com as secretarias que executam a política do idoso, possamos pensar e exercer o nosso papel de fiscalizar, cobrar e deliberar sobre uma melhor política de garantia de direitos para a população idosa do nosso município”, reforça.
“Parabenizo todos os conselheiros e me comprometo a trabalhar em parceria com o conselho, analisar as sugestões, manter de forma aberta a prestação de contas, responder quaisquer questionamentos e focar em soluções. Agradeço, inclusive, por esse momento de troca e espero que aconteça de forma frequente daqui em diante”, finaliza o secretário Ilário Marques.