A Prefeitura de Fortaleza disponibilizará a opção para o cidadão contribuinte receber boletos de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TMRSU) via e-mail ou WhatsApp. A adesão será feita por meio de chamada pública. link para preenchimento com os dados do contribuinte estará disponível em formato de banner, a partir de segunda-feira (09/10), no Fortaleza Digital e no site da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin).
Ao acessar o link, o contribuinte deverá preencher os dados com o CPF e data de nascimento, se for pessoa física, e o CNPJ e data de criação da empresa para pessoa jurídica. O formulário dá as opções de recebimento via e-mail, WhatsApp ou ambos. Da mesma forma, o contribuinte poderá escolher o serviço dos dois tributos ou só do IPTU ou TMRSU.
Uma vez autorizado o envio, os boletos deverão chegar ao contribuinte a partir de janeiro, referentes a cobrança dos tributos de 2024. O contribuinte receberá os documentos de arrecadação para pagamento à vista em cota única e das parcelas, caso opte por essa modalidade.
Para a secretária das Finanças, Flávia Teixeira, esta é uma iniciativa que, além de sustentável, trará mais conforto e praticidade para o cidadão. “A Prefeitura não só evitará o envio do documento de forma física, em papel, como também dará a possibilidade de entregar em mãos, de forma digital, o boleto de pagamento do contribuinte”, afirma.
A chamada pública por meio dos canais da Prefeitura de Fortaleza ficará disponível até dezembro deste ano. A partir de janeiro de 2024, o link com a possibilidade de adesão do serviço continuará disponível na consulta de cada tributo.