A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) promoveu na última quarta-feira (20/03), no auditório do Paço Municipal, o lançamento e primeira reunião da Rede de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança. Durante o evento, foi apresentado o plano de auditoria da CGM para 2019, além de explanações sobre as temáticas de Suprimento de Fundos e Dívida de Exercício Anterior (DEA).
A Rede de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança tem como objetivo disseminar saberes e experiências sobre Auditoria Interna Governamental, compartilhar informações, bancos de dados e documentos, prestando auxílio mútuo dentro de suas esferas de competência, observando, em qualquer caso, o sigilo legal e as diretrizes internas de cada órgão ou entidade.
Além disso, tem como finalidade desenvolver treinamentos visando à capacitação dos pontos focais (servidores de cada órgão que compõe a Rede) e o aprimoramento da articulação interinstitucional entre os órgãos da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A Rede tem caráter preventivo, com fluxo permanente de saberes e experiências sobre a estruturação, o funcionamento e o fortalecimento dos Controles Internos, da Gestão de Riscos e dos mecanismos de Governança de todos os órgãos e entidades da Prefeitura.
A ideia da rede é realizar ações contínuas, portanto, as reuniões acontecerão mensalmente, com data, local e horário definidos previamente pela coordenação executiva. As informações serão enviadas por meio de comunicação oficial aos órgãos e entidades da Prefeitura de Fortaleza.
Estiveram presentes no evento a secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, Luciana Lobo; o secretário municipal de Planejamento Orçamento e Gestão, Philipe Theophilo Nottingam; o superintendente adjunto do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Mário Fracalossi; o auditor-chefe do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Leonel Oliveira; a auditora interna da Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará, Silvia Helena Correia e o procurador-municipal Raimundo Gomes de Almeida Neto.