A "Conversa de Academia" deste mês será com o artista do corpo e pesquisador Júnior Mendes, que fala a partir do tema Corpo em Fuga: Modo de Existência em Estado de Rizoma. A atividade acontece na próxima quinta-feira (24/11), às 19h, no auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221). A entrada é gratuita e aberta ao público.
Mendes diz que a fala trata de uma leitura do trabalho do corpo que planeja constituir linhas de fuga de si e que, por meio da inquietação, elabora outra imagem acerca do corpo para o pensamento.
O pesquisador apresenta, ainda, conceitos de autores como Artaud, Espinosa, Nietzsche, Deleuze e Guattari na tentativa de produzir uma desterritorialização do corpo dócil, uma conceituação foucaultiana, território fechado em si, quieto, disciplinado, útil. “Trata-se de pensar o corpo como um modo de existência (Deleuze e Espinosa) ético/estético/político em estado de rizoma (Deleuze e Guattari)”, explica.
O Conversa de Academia propõe um ciclo contínuo de conversas com a intenção de compartilhar o resultado de trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre a dança. É promovido pela Escola Pública de Dança da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura.
Sobre Júnior Mendes
É artista do corpo/pesquisador: Dança; Performance; Body Art; Happening. Técnico em Dança (IACC/Senac/Secult). Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Ceará. Concluiu o Ateliê de Composição Coreográfica e Processos Criativos em Dança (ICA-UFC). É poeta e estudante do curso de Licenciatura em Dança da UFC.
Serviço
Conversa de Academia com Júnior Mendes
Quando: Quinta-feira (24/11)
Horário: 19h
Onde: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221 – Centro
Mais informações: (85) 3105-1402