Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) realizam programação comemorativa de Natal em 27 bairros de Fortaleza, de 8 a 16 de dezembro. As ações são voltadas ao público que integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, em especial crianças e idosos.
As ações sociais acontecem durante todo o ano, tendo em vista a integração comunitária e troca de experiências entre os participantes. No período natalino, os grupos vão participar de apresentação de coral, de Teatro, de forró pé de serra, passeios, bingo natalino, retrospectiva dos momentos coletivos ao longo do ano, entre outras atividades.
Na quinta-feira (15/12), às 14h, no CRAS Conjunto Palmeiras, os participantes vão celebrar o Natal com um presépio vivo. No Jardim das Oliveiras, os idosos visitam a Praia do Caça e Pesca e as crianças se divertem com jogos e brincadeiras.
Confira a programação completa
"Essas atividades e ações visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários previstos na Política de Assistência Social, por meio da proteção básica, proporcionando o acesso a direitos", explica explica Guilhermina Fernandes, gerente da Célula de Proteção Básica da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
Saiba mais sobre os serviços
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Desenvolvido em grupos, respeitando os ciclos de vida, complementa o trabalho social com famílias e previne a ocorrência de situações de risco social, visando à melhoria da qualidade de vida. O serviço é ofertado nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
Tem o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O PAIF é executado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), unidade pública estatal de referência da rede de proteção social básica.