30 de July de 2021 em Juventude

Das 30 modalidades ofertadas na Rede Cuca, 13 fazem parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Além de atletas que se destacam em diversas modalidades, o esporte está presente durante o ano inteiro no calendário de eventos da Rede Cuca


um nadador salta em uma piscina
Na Rede Cuca, a natação conta com piscinas semi-olímpicas nos quatro equipamentos e oferta turmas nos turnos da manhã, tarde e noite (Foto: Thiago Gaspar)

A maior competição esportiva do planeta respira juventude. Os Jogos Olímpicos acontecem em Tóquio, no Japão. Mas não é preciso ir muito longe para acompanhar e praticar as modalidades que estão sendo disputadas do outro lado do mundo.

Em Fortaleza, das 30 modalidades ofertadas na Rede Cuca, 13 são olímpicas. Vôlei de praia, handebol, judô, karatê, skate, surfe, natação, triathlon, badminton, polo, aquático, voleibol, basquete e taekwondo fazem parte do quadro de atividades distribuídas nos Cuca Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter.

Enquanto na Rede Cuca algumas modalidades já fazem parte da programação há algum tempo, o surfe, karatê e skate são estreantes nos Jogos Olímpicos. Além desses esportes, a edição de Tóquio marca a estreia também da escalada e o retorno do beisebol/softbol ao programa depois das ausências em Londres e no Rio de Janeiro.

Em poucos dias de competição, o Brasil já tem sua melhor estreia na história das Olímpiadas. Até o momento, foram sete medalhas conquistadas.

Skate

uma mulher posa para foto sentada em um skate
Brenda Gomes (23) começou a praticar na pista de skate do Cuca Mondubim

O skate que já fez sua estreia e história nestes Jogos Olímpicos, garantiu duas medalhas de prata. Kelvin Hoefler (28) foi o primeiro brasileiro a garantir uma medalha nos Jogos de Tóquio. A outra prata ficou por conta da maranhense, Rayssa Leal (13). Sensação nas redes sociais, Rayssa, ficou conhecida como Fadinha do Skate e, com a segunda colocação, tornou-se a atleta mais jovem na história do Brasil a subir em um pódio olímpico.

Na Rede Cuca, a modalidade faz parte dos equipamentos desde o início das atividades. Os quatro Cucas contam com pistas de skate abertas ao público.

E foi na pista de skate do Cuca Mondubim onde Brenda Gomes (23) começou. A jovem vendia pulseirinhas pela cidade para juntar dinheiro e comprar seu primeiro shape. Com ajuda dos colegas, montou o skate e começou a praticar.

Mesmo tímida e em alguns momentos tendo que lidar com o preconceito por ser a única menina na pista, Brenda não se abalou e se dedicou mais ainda ao esporte. A skatista destaca com orgulho o fato de colaborar para mudar o esporte na cidade. “Ainda temos muito a conquistar, temos pouco apoio de patrocinadores. Mas as coisas estão mudando e o circuito feminino de skate é a prova disso. Eu ajudei a trazer esse evento para a Rede Cuca junto com a federação de skate e tem sido algo muito bom. Conseguimos trazer meninas de outros estados e elas vieram e fortaleceram. Fortaleza foi a primeira cidade do nordeste a ter um circuito feminino de skate”

Brenda também destaca a estreia do skate nas olimpíadas e a vitória de Rayssa Leal e diz que ficou emocionada com a conquista da atleta. “Eu sinto que é só o começo para o skate e vamos ter mais apoio. A Rayssinha é demais. Humildade e tendo destaque como uma skatista tão jovem do nordeste é muito bom ver um dos nossos no pódio. A galera do nordeste não tem muito apoio e visibilidade e acho esse acontecimento é uma oportunidade de sermos vistas”, acredita.

Além de aulas que acontecem no Cuca Jangurussu, desde 2016 a Rede Cuca promove o Circuito Juventude Ativa de Skate. Considerada o maior circuito municipal do país, a competição já consolidada na programação esportiva da cidade, acontece em oito etapas que são realizadas em pistas de skates espalhadas pela cidade. O circuito é dividido em cinco categorias: mirim, feminino, iniciante, local e aberto. Os três primeiros colocados recebem troféus e prêmios.

O professor de skate da Rede, Renner Souza (35), fala sobre o papel que seu trabalho desempenha e que hoje a Rede Cuca é uma referência em investimentos nos esportes. “A Rede Cuca sempre acreditou, investiu e possibilitou oportunidades para mim como professor para poder difundir o meu esporte dentro da comunidade, possibilitando para os jovens viver essa experiência que é o skate. O skate é uma cultura muito forte e pode proporcionar para as crianças e jovens um olhar mais peculiar dentro da nossa sociedade. Graças a Deus, aqui em Fortaleza a gente tem esse incentivo e nós somos referência no Brasil. Hoje a Rede Cuca é referência de investimento não só no skate, mas nas 30 modalidades que compõem o esporte na Rede Cuca”, diz.

Juventude na Onda

A primeira medalha de ouro chegou na última terça-feira (27/07), também debutando nas Olimpíadas e fazendo história direto da praia de Tsurigasaki, onde acontecem as competições de surfe, com o potiguar, Ítalo Ferreira (27), que se tornou o primeiro campeão olímpico do surfe na história.

Assim como Ítalo Ferreira, muitos jovens conhecem e começam no surfe tendo o quintal de casa como escola. Na capital cearense, não é diferente. Com cerca de 25km de extensão e passando por 13 bairros, a orla de Fortaleza é um celeiro de talentos no surfe.

Visando estimular e apoiar a prática do esporte, em 2013, a Rede Cuca lançou o projeto Juventude na Onda. A cada nova edição, o projeto seleciona instrutores capacitados para auxiliar os alunos na prática do esporte em parceria com escolinhas de surfe espalhadas pela orla da cidade.

Além de realizar ações sustentáveis de inclusão social de jovens surfistas, o projeto oferece ajuda de custo para os instrutores selecionados.
Ao todo, mais de mil jovens já foram beneficiados com o projeto.

Natação

A natação brasileira tem tradição nas Olimpíadas e já trouxe uma medalha de bronze, com o nadador Fernando Scheffer (23).

A tradição do esporte não fica apenas em grandes competições. Na Rede Cuca, a modalidade conta com piscinas semi-olímpicas nos quatro equipamentos e oferta turmas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Além de aulas, os atletas também são destaques em competições que incluem a natação, como o Triatlon. O Campeonato Cearense de Sprint Triathlon, realizado neste mês, contou com 37 atletas da Rede Cuca.

Olimpíadas da Juventude

Consolidada como a segunda maior competição esportiva do Estado, a Rede Cuca realiza desde 2015, anualmente, as Olimpíadas da Juventude de Fortaleza. Um dos principais objetivos da competição é incentivar os jovens a adotar um estilo de vida saudável por meio do esporte, assim como promover uma cultura de paz.

Na última edição, em 2019, foram 28 modalidades participantes: B=badminton, basquete, basquete 3x3, beach cand, Capoeira, circuito funcional, corrida de rua, cross Ccca, futebol de areia, futsal, handebol, jiu-Jjtsu, judô, karatê, MMA, muay thai, natação, passeio ciclístico, skate, street workout, surf, taekwondo, triatlo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e jogos populares (carimba, bila, cabo de guerra, travinha, pipa, peteca, pião e corrida de saco).

Bolsa Jovem

Atualmente, O Bolsa Jovem beneficia 3.000 jovens em situação de vulnerabilidade na capital, com idade entre 15 e 29 anos, para desenvolverem suas habilidades em diferentes áreas de interesse, por meio do recebimento de bolsa durante um ano.

Representando quase 20% das bolsas nesta edição, o esporte é uma das nove categorias do programa. Segundo pesquisa de avaliação da última edição do projeto, 81% dos jovens participantes apontam que, por meio do Bolsa Jovem, puderam participar de competições esportivas, congressos, cursos e oficinas.

A Rede Cuca

Rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Além de já ser uma referência para o esporte em todo o Estado, a Rede Cuca é presidida pelo campeão olímpico de vôlei de praia, Márcio Araújo. Em dupla com Fábio Magalhães, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Foi medalha de ouro no Mundial, em Berlim, e prata nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

Matrículas

Devido às restrições contra a Covid-19, as atividades da Rede Cuca passarão a acontecer de forma virtual. Dessa forma, parte das modalidades esportivas foram impossibilitadas.

Com a flexibilização de algumas atividades, a partir de quinta-feira (05/08), a Rede Cuca retorna com as matrículas para os esportes.

As inscrições acontecem on-line. Para se inscrever, os interessados devem ter idade entre 15 e 29 e realizar o cadastro no Portal da Juventude. (https://portaldajuventude.fortaleza.ce.gov.br/).

Das 30 modalidades ofertadas na Rede Cuca, 13 fazem parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Além de atletas que se destacam em diversas modalidades, o esporte está presente durante o ano inteiro no calendário de eventos da Rede Cuca

um nadador salta em uma piscina
Na Rede Cuca, a natação conta com piscinas semi-olímpicas nos quatro equipamentos e oferta turmas nos turnos da manhã, tarde e noite (Foto: Thiago Gaspar)

A maior competição esportiva do planeta respira juventude. Os Jogos Olímpicos acontecem em Tóquio, no Japão. Mas não é preciso ir muito longe para acompanhar e praticar as modalidades que estão sendo disputadas do outro lado do mundo.

Em Fortaleza, das 30 modalidades ofertadas na Rede Cuca, 13 são olímpicas. Vôlei de praia, handebol, judô, karatê, skate, surfe, natação, triathlon, badminton, polo, aquático, voleibol, basquete e taekwondo fazem parte do quadro de atividades distribuídas nos Cuca Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter.

Enquanto na Rede Cuca algumas modalidades já fazem parte da programação há algum tempo, o surfe, karatê e skate são estreantes nos Jogos Olímpicos. Além desses esportes, a edição de Tóquio marca a estreia também da escalada e o retorno do beisebol/softbol ao programa depois das ausências em Londres e no Rio de Janeiro.

Em poucos dias de competição, o Brasil já tem sua melhor estreia na história das Olímpiadas. Até o momento, foram sete medalhas conquistadas.

Skate

uma mulher posa para foto sentada em um skate
Brenda Gomes (23) começou a praticar na pista de skate do Cuca Mondubim

O skate que já fez sua estreia e história nestes Jogos Olímpicos, garantiu duas medalhas de prata. Kelvin Hoefler (28) foi o primeiro brasileiro a garantir uma medalha nos Jogos de Tóquio. A outra prata ficou por conta da maranhense, Rayssa Leal (13). Sensação nas redes sociais, Rayssa, ficou conhecida como Fadinha do Skate e, com a segunda colocação, tornou-se a atleta mais jovem na história do Brasil a subir em um pódio olímpico.

Na Rede Cuca, a modalidade faz parte dos equipamentos desde o início das atividades. Os quatro Cucas contam com pistas de skate abertas ao público.

E foi na pista de skate do Cuca Mondubim onde Brenda Gomes (23) começou. A jovem vendia pulseirinhas pela cidade para juntar dinheiro e comprar seu primeiro shape. Com ajuda dos colegas, montou o skate e começou a praticar.

Mesmo tímida e em alguns momentos tendo que lidar com o preconceito por ser a única menina na pista, Brenda não se abalou e se dedicou mais ainda ao esporte. A skatista destaca com orgulho o fato de colaborar para mudar o esporte na cidade. “Ainda temos muito a conquistar, temos pouco apoio de patrocinadores. Mas as coisas estão mudando e o circuito feminino de skate é a prova disso. Eu ajudei a trazer esse evento para a Rede Cuca junto com a federação de skate e tem sido algo muito bom. Conseguimos trazer meninas de outros estados e elas vieram e fortaleceram. Fortaleza foi a primeira cidade do nordeste a ter um circuito feminino de skate”

Brenda também destaca a estreia do skate nas olimpíadas e a vitória de Rayssa Leal e diz que ficou emocionada com a conquista da atleta. “Eu sinto que é só o começo para o skate e vamos ter mais apoio. A Rayssinha é demais. Humildade e tendo destaque como uma skatista tão jovem do nordeste é muito bom ver um dos nossos no pódio. A galera do nordeste não tem muito apoio e visibilidade e acho esse acontecimento é uma oportunidade de sermos vistas”, acredita.

Além de aulas que acontecem no Cuca Jangurussu, desde 2016 a Rede Cuca promove o Circuito Juventude Ativa de Skate. Considerada o maior circuito municipal do país, a competição já consolidada na programação esportiva da cidade, acontece em oito etapas que são realizadas em pistas de skates espalhadas pela cidade. O circuito é dividido em cinco categorias: mirim, feminino, iniciante, local e aberto. Os três primeiros colocados recebem troféus e prêmios.

O professor de skate da Rede, Renner Souza (35), fala sobre o papel que seu trabalho desempenha e que hoje a Rede Cuca é uma referência em investimentos nos esportes. “A Rede Cuca sempre acreditou, investiu e possibilitou oportunidades para mim como professor para poder difundir o meu esporte dentro da comunidade, possibilitando para os jovens viver essa experiência que é o skate. O skate é uma cultura muito forte e pode proporcionar para as crianças e jovens um olhar mais peculiar dentro da nossa sociedade. Graças a Deus, aqui em Fortaleza a gente tem esse incentivo e nós somos referência no Brasil. Hoje a Rede Cuca é referência de investimento não só no skate, mas nas 30 modalidades que compõem o esporte na Rede Cuca”, diz.

Juventude na Onda

A primeira medalha de ouro chegou na última terça-feira (27/07), também debutando nas Olimpíadas e fazendo história direto da praia de Tsurigasaki, onde acontecem as competições de surfe, com o potiguar, Ítalo Ferreira (27), que se tornou o primeiro campeão olímpico do surfe na história.

Assim como Ítalo Ferreira, muitos jovens conhecem e começam no surfe tendo o quintal de casa como escola. Na capital cearense, não é diferente. Com cerca de 25km de extensão e passando por 13 bairros, a orla de Fortaleza é um celeiro de talentos no surfe.

Visando estimular e apoiar a prática do esporte, em 2013, a Rede Cuca lançou o projeto Juventude na Onda. A cada nova edição, o projeto seleciona instrutores capacitados para auxiliar os alunos na prática do esporte em parceria com escolinhas de surfe espalhadas pela orla da cidade.

Além de realizar ações sustentáveis de inclusão social de jovens surfistas, o projeto oferece ajuda de custo para os instrutores selecionados.
Ao todo, mais de mil jovens já foram beneficiados com o projeto.

Natação

A natação brasileira tem tradição nas Olimpíadas e já trouxe uma medalha de bronze, com o nadador Fernando Scheffer (23).

A tradição do esporte não fica apenas em grandes competições. Na Rede Cuca, a modalidade conta com piscinas semi-olímpicas nos quatro equipamentos e oferta turmas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Além de aulas, os atletas também são destaques em competições que incluem a natação, como o Triatlon. O Campeonato Cearense de Sprint Triathlon, realizado neste mês, contou com 37 atletas da Rede Cuca.

Olimpíadas da Juventude

Consolidada como a segunda maior competição esportiva do Estado, a Rede Cuca realiza desde 2015, anualmente, as Olimpíadas da Juventude de Fortaleza. Um dos principais objetivos da competição é incentivar os jovens a adotar um estilo de vida saudável por meio do esporte, assim como promover uma cultura de paz.

Na última edição, em 2019, foram 28 modalidades participantes: B=badminton, basquete, basquete 3x3, beach cand, Capoeira, circuito funcional, corrida de rua, cross Ccca, futebol de areia, futsal, handebol, jiu-Jjtsu, judô, karatê, MMA, muay thai, natação, passeio ciclístico, skate, street workout, surf, taekwondo, triatlo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e jogos populares (carimba, bila, cabo de guerra, travinha, pipa, peteca, pião e corrida de saco).

Bolsa Jovem

Atualmente, O Bolsa Jovem beneficia 3.000 jovens em situação de vulnerabilidade na capital, com idade entre 15 e 29 anos, para desenvolverem suas habilidades em diferentes áreas de interesse, por meio do recebimento de bolsa durante um ano.

Representando quase 20% das bolsas nesta edição, o esporte é uma das nove categorias do programa. Segundo pesquisa de avaliação da última edição do projeto, 81% dos jovens participantes apontam que, por meio do Bolsa Jovem, puderam participar de competições esportivas, congressos, cursos e oficinas.

A Rede Cuca

Rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Além de já ser uma referência para o esporte em todo o Estado, a Rede Cuca é presidida pelo campeão olímpico de vôlei de praia, Márcio Araújo. Em dupla com Fábio Magalhães, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Foi medalha de ouro no Mundial, em Berlim, e prata nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

Matrículas

Devido às restrições contra a Covid-19, as atividades da Rede Cuca passarão a acontecer de forma virtual. Dessa forma, parte das modalidades esportivas foram impossibilitadas.

Com a flexibilização de algumas atividades, a partir de quinta-feira (05/08), a Rede Cuca retorna com as matrículas para os esportes.

As inscrições acontecem on-line. Para se inscrever, os interessados devem ter idade entre 15 e 29 e realizar o cadastro no Portal da Juventude. (https://portaldajuventude.fortaleza.ce.gov.br/).