Garantindo maior visibilidade aos artistas, promovendo e valorizando a cultura local, o Ciclo Carnavalesco 2023 transmitirá, pela primeira vez, os desfiles carnavalescos da avenida Domingos Olímpio, pela TV Terra do Sol (canal aberto 42.1) e nas redes sociais da Prefeitura de Fortaleza. A partir deste sábado (18/02), será possível assistir ao vivo aos cortejos dos tradicionais grupos de maracatus, afoxés, escolas de samba, blocos e cordões da Capital.
A exemplo de outros grandes eventos do município, como o Festival da Música de Fortaleza, Réveillon, Aniversário de Fortaleza e Férias na PI, esta será uma transmissão histórica com grande produção, contando com apresentadores e repórteres ao vivo no pólo carnavalesco, trazendo em primeira mão as informações do local e democratizando ainda mais o acesso aqueles que não poderão estar presencialmente nas arquibancadas da Avenida.
Além da valorização dos artistas locais, outro intuito da transmissão é despertar o interesse do grande público, que uma vez conferindo pela TV ou pelas mídias sociais, possa acompanhar a manifestação cultural in loco nos anos seguintes.
Programação
No sábado (18/02), a programação da avenida terá início às 18h, com desfile de maracatus, que também ocorrerá no domingo (19/02), a partir de 18h40. Na segunda (20/02), a agenda segue na Domingos Olímpio, com blocos e cordões se apresentando a partir de 16h35. Já na terça-feira (21/02), será a vez de afoxés e escolas de samba, iniciando às 17h10.
Durante todos os dias, o polo da Avenida Domingos Olímpio terá encerramento com as baterias de samba: Camaleões do Vila, Unidos da Cachorra, Bonde Batuque e Baqueta.
Confira aqui a programação completa
Saiba mais
Patrimônio imaterial registrado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio do Decreto n° 13.769/2016, o Maracatu Cearense faz reverência, desde 1930, às entidades de religiões de matriz africanas pela dança dramática carregada de simbolismos e histórias seculares.
A popularização de agremiações carnavalescas na Capital faz com que os grupos se dediquem anualmente ao ciclo carnavalesco, proporcionando o tradicional cortejo na Avenida Domingos Olímpio, que respeita os ritos característicos do manifesto. Foliões acompanham, das arquibancadas, da passada do estandarte ao momento do desfile real da corte, com direito a tambores, chocalhos, plumas, estampas e rostos pintados de negrume.
Estrutura
Para proporcionar a melhor experiência para os telespectadores, durante o Carnaval de Fortaleza, a transmissão contará com amplo aparato tecnológico, além de estrutura física e profissional. Serão 11 câmeras filmando em qualidade cinematográfica e equipamentos audiovisuais de última geração, que proporcionarão à exibição riqueza em termos de som e de imagem, com diversidade de planos, ângulos e perspectivas. Um time de 47 profissionais estará envolvido para que tudo seja realizado conforme o planejado, incluindo apresentadores, comentaristas, equipes de reportagem no local e, também, no Aterrinho – contribuindo com informações atualizadas da grande festa que ocorrerá na Praia de Iracema.
Pensando sempre na acessibilidade de sua comunicação, a transmissão da Prefeitura vai dispor de oito intérpretes de Libras, quatro deles atuando na Domingos Olímpio e outros quatro no Aterrinho da Praia de Iracema.
Canais
Youtube, Instagram e Facebook da Prefeitura de Fortaleza
Instagram @carnavaldefortaleza
TV Terra do Sol (Canal 42.1, também disponível no Portal da Prefeitura)
TV Câmara