O diagnóstico precoce é a principal estratégia da Prefeitura de Fortaleza para a redução da mortalidade de pessoas vivendo com HIV/Aids. Na Capital, 15.209 pacientes são acompanhados pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE), que oferta acolhimento humanizado e tratamento às pessoas vivendo com HIV/Aids.
Fortaleza possui sete SAEs gerenciados pelo Município e mais dois em parceria com universidades locais. Esses espaços oferecem o serviço de acompanhamento médico, de enfermagem, psicologia, serviço social e farmácia, além da realização de exames.
O atendimento não precisa de agendamento prévio, somente o encaminhamento do posto de saúde, realizado pelo profissional responsável pelo diagnóstico positivo. “Cada indivíduo deve se conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Com o tratamento correto, podemos reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas”, afirma Marcos Paiva, assessor técnico de IST/AIDS e hepatites virais da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS).
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
Além dos SAE, Fortaleza dispõe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que realiza o diagnóstico de HIV e outras IST como sífilis e hepatites virais por meio de testes rápidos, oferecendo tratamento para os casos positivos. O atendimento está disponível para toda a população de Fortaleza.
O CTA também oferta aconselhamento, consultas, indicação de vacinas, preservativos internos, externos e gel lubrificante, assim como atendimentos para PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), notificação de parceiros de recém-diagnosticados, voucher de referência para a rede de sociabilidade dos usuários, tratamento imediato contra o HIV, outras IST e infecções oportunistas.
Balanço
De janeiro a outubro deste ano, o Município realizou 100.940 testes de detecção de doenças sexualmente transmissíveis e distribuiu cerca de 5.280.306 milhões de preservativos na capital cearense. Em 2023, foram distribuídos 5.628.190 preservativos.
Programa A Hora é Agora
Fortaleza também conta com autotestagem para HIV. De forma digital, é possível solicitar gratuitamente o kit de autotestagem e optar por receber em casa ou retirá-lo em um armário digital, usando um código obtido no site A Hora é Agora, de forma sigilosa. O armário está localizado na Estação Benfica do Metrô (Linha Sul), na Avenida Carapinima, 2087 - Benfica e funciona das 5h30 às 23h.
O projeto, realizado pela SMS, Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contempla homens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadores do sexo e mulheres trans e travestis, maiores de 15 anos e residentes em Fortaleza.
Infecções Sexualmente Transmissíveis
A principal forma de transmissão das ISTs é pelo contato sexual sem o uso de preservativo. A transmissão do HIV, por exemplo, também pode acontecer de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação. Outras formas de transmissão incluem o contato com materiais cortantes ou perfurantes que estejam contaminados pelo vírus.
Os testes rápidos para a detecção do HIV, assim como os preservativos masculinos e femininos, podem ser acessados em um dos 134 postos de saúde do Município.
Principais IST
– Herpes genital;
– Cancro mole (cancroide);
– HPV;
– Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
– Donovanose;
– Gonorreia e infecção por Clamídia;
– Linfogranuloma venéreo (LGV);
– Sífilis;
– Infecção pelo HTLV;
– Tricomoníase.
Dezembro Vermelho
A campanha do Dezembro Vermelho foi criada para conscientizar a sociedade sobre a prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTd) e sensibilizar a sociedade sobre a assistência e a proteção dos direitos das pessoas vivendo com o HIV.