
Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar, já diria o escritor e educador brasileiro Rubem Alves. No cotidiano da Educação de Fortaleza, os livros são uma porta para o brincar e um universo de descobertas desde os primeiros anos da vida escolar. Como forma de fortalecer essa vivência, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), promove nesta sexta-feira (25/04) o Dia D da Leitura nas escolas municipais. A ação é realizada pelas próprias unidades e contempla tanto a Educação Infantil quanto o Ensino Fundamental.
O Dia D está previsto no calendário letivo de 2025 da Rede Municipal de Ensino e tem como objetivo potencializar as práticas leitoras desenvolvidas nas escolas. Neste dia, os estudantes vivenciam diferentes formas de contato lúdico com a leitura, por meio de contação de histórias, apresentações teatrais, leitura de livros, recitais de poesias e dramatizações.
A atividade faz referência ao Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado em 2 de abril, e ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. As experiências vivenciadas pelos estudantes no Dia D marcam o início das ações leitoras que serão desenvolvidas ao longo do ano.
“A proposta é transformar o ato de ler em um momento espontâneo, dialógico e afetivo. Tornar a literatura um instrumento de deleite e encanto para nossos alunos. Acreditamos que a promoção de ações leitoras no ambiente escolar contribui de maneira significativa para a formação crítica do leitor”, afirma o secretário adjunto, Márcio Brito.
Mais ações de leitura nas escolas
Além dessa iniciativa, a SME orienta e apoia diversas práticas de incentivo à leitura no cotidiano escolar. A Rede Municipal disponibiliza documentos com sugestões para a formação de clubes de leitura, contação de histórias, rodas de conversa, rodas de leitura, ciclos literários, entre outros. No dia 29 de outubro, as unidades escolares realizarão a Mostra Literária, como culminância das ações leitoras desenvolvidas ao longo do ano — atividade também prevista no calendário letivo de 2025.
