11 de October de 2024 em Educação

Dia da Criança: protagonismo infantil é destaque nas políticas de Educação em Fortaleza

O conceito é trabalhado de forma transversal em toda a educação infantil da Rede Municipal de Ensino, dentro e fora das salas de referência


Programa Ateliê é uma política com foco no protagonismo infantil
Programa Ateliê é uma política com foco no protagonismo infantil (Foto: Alcides Freire)

Uma Rede Municipal de Ensino que estimula o protagonismo infantil. É assim nas unidades de educação de Fortaleza, onde são implementadas diferentes ações e políticas que contribuem para que as crianças se percebam como autoras de suas escolhas. Neste Dia da Criança (12/10), a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) destaca programas que reafirmam a autonomia dos bebês e das crianças.

"Queremos sempre reafirmar que nossas crianças são sujeitos de direitos e trabalhamos para que elas tenham acesso à educação de qualidade, à saúde, ao lazer, à proteção, além do estímulo ao protagonismo e à autonomia. Aqui em Fortaleza, estamos comprometidos com a construção de uma educação inclusiva, equitativa e transformadora, em que cada criança tenha a oportunidade de desenvolver seu potencial e seja respeitada em sua singularidade”, reforça a titular da SME, Dalila Saldanha.

A secretária destaca ainda que, entre as ações para as crianças, está a construção de 34 novos Centros de Educação Infantil (CEIs) desde 2021, todos com berçários, uma novidade na política pública municipal. Para isto, foram investidos R$ 119.627.658,87. Além das novas creches, outras nove foram totalmente reformadas no mesmo período, somando R$ 6.259.837,44 de recursos.

“Empreendemos diversos esforços e, nos últimos 12 anos, conseguimos ampliar em 141% a oferta de vagas para a etapa creche. Atualmente, temos 25.556 crianças de seis meses a três anos matriculadas, contra as 10.593 registradas no ano de 2012. É um aumento expressivo e importante”, finaliza a secretária.

Uma rede de protagonistas

A professora Daniele da Silva Rodrigues Fonteles atua na Rede Municipal de Ensino desde 2015. Atualmente, trabalha no berçário do CEI Ana Amélia Bezerra de Menezes e Souza (bairro Rachel de Queiroz), de onde ela ressalta a relevância de estimular o protagonismo desde os primeiros meses de vida do bebê.

“Quando penso no protagonismo infantil, a primeira criança que me vem à mente é uma que habita em mim: uma criança que deseja brincar, conviver, expressar, explorar, participar e conhecer-se. Como professora, crio diariamente caminhos de diálogo entre essas infâncias coexistentes, através de uma escuta ativa, da arte, do movimento, da natureza e da poesia”.

Segundo a educadora, muito além de equipamentos físicos, a Educação de Fortaleza também é construída pelas mãos das próprias crianças. Alguns projetos se destacam nesta perspectiva, como Protagonismo Infantil, Programa Ateliê, Pátios Naturalizados e Assembleia das Crianças.

Protagonismo Infantil: é um projeto desenvolvido no cotidiano das unidades de educação infantil do município de Fortaleza, integrando o planejamento pedagógico de cada docente que atua nessa etapa da educação. “O projeto busca valorizar a criança como um ser potente, ativo e produtor de cultura, reconhecendo sua capacidade de expressar interesses, preferências, anseios, desejos e sentimentos”, ressalta Simone Calandrini, coordenadora da Educação Infantil da SME.

Iniciado em 2017, com a realização da 1ª Mostra do Festival Protagonismo Infantil no Cineteatro São Luiz, o projeto se expandiu desde então, fortalecendo as práticas pedagógicas e contribuindo para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças. Para 2024, com base na escuta atenta dos profissionais da rede, o tema definido para o projeto é: “Educação Antirracista desde a Primeira Infância: relações étnico-raciais na Educação Infantil”.

Pátios Naturalizados: a implantação dos pátios naturalizados requalifica os espaços já existentes nas unidades de educação. A ideia é aproveitar as características dos terrenos das unidades escolares, construindo brinquedos, mobiliários e espaços, a partir da escuta das crianças, de seus interesses e desejos para proporcionar experiências com a natureza, o convívio e o brincar com materiais naturais e outros disponíveis no território. Também inclui o plantio de árvores frutíferas e de espécies nativas. Com investimento de R$ 780 mil, até o fim de 2024, serão 52 pátios implementados em unidades de educação, sempre com projetos elaborados em parceria com a comunidade escolar e, em especial, a partir da escuta das crianças.

Programa Ateliê: foi implementado em mais de 90 unidades de educação, com o intuito de proporcionar às turmas do berçário ao Infantil III acesso a ambientes destinados às experiências estéticas que fortalecem o currículo da educação infantil desenvolvido nas instituições de educação infantil. Para tanto, os professores buscam conhecimento sobre a linguagem estética na perspectiva da criança pequena por meio de encontros para estudos de aprofundamento sobre a relevância da linguagem estética no desenvolvimento e aprendizagem da criança e do uso do espaço ateliê como meio de catalisação do seu desenvolvimento integral.

Assembleia das Crianças: em 2023, foi implementada a Assembleia das Crianças da Primeira infância do Município ­de Fortaleza. A primeira edição do projeto foi formada por um coletivo de 24 estudantes da Rede Municipal de Ensino, com idades entre 4 e 5 anos. As crianças foram eleitas por meio de um processo democrático e participativo. Por meio de múltiplas linguagens, as crianças discutiram e realizaram propostas para melhorias da cidade de Fortaleza, exercitando sua cidadania. Uma carta foi entregue ao prefeito de Fortaleza, José Sarto, como resultado do trabalho desenvolvido.

Dia da Criança: protagonismo infantil é destaque nas políticas de Educação em Fortaleza

O conceito é trabalhado de forma transversal em toda a educação infantil da Rede Municipal de Ensino, dentro e fora das salas de referência

Programa Ateliê é uma política com foco no protagonismo infantil
Programa Ateliê é uma política com foco no protagonismo infantil (Foto: Alcides Freire)

Uma Rede Municipal de Ensino que estimula o protagonismo infantil. É assim nas unidades de educação de Fortaleza, onde são implementadas diferentes ações e políticas que contribuem para que as crianças se percebam como autoras de suas escolhas. Neste Dia da Criança (12/10), a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) destaca programas que reafirmam a autonomia dos bebês e das crianças.

"Queremos sempre reafirmar que nossas crianças são sujeitos de direitos e trabalhamos para que elas tenham acesso à educação de qualidade, à saúde, ao lazer, à proteção, além do estímulo ao protagonismo e à autonomia. Aqui em Fortaleza, estamos comprometidos com a construção de uma educação inclusiva, equitativa e transformadora, em que cada criança tenha a oportunidade de desenvolver seu potencial e seja respeitada em sua singularidade”, reforça a titular da SME, Dalila Saldanha.

A secretária destaca ainda que, entre as ações para as crianças, está a construção de 34 novos Centros de Educação Infantil (CEIs) desde 2021, todos com berçários, uma novidade na política pública municipal. Para isto, foram investidos R$ 119.627.658,87. Além das novas creches, outras nove foram totalmente reformadas no mesmo período, somando R$ 6.259.837,44 de recursos.

“Empreendemos diversos esforços e, nos últimos 12 anos, conseguimos ampliar em 141% a oferta de vagas para a etapa creche. Atualmente, temos 25.556 crianças de seis meses a três anos matriculadas, contra as 10.593 registradas no ano de 2012. É um aumento expressivo e importante”, finaliza a secretária.

Uma rede de protagonistas

A professora Daniele da Silva Rodrigues Fonteles atua na Rede Municipal de Ensino desde 2015. Atualmente, trabalha no berçário do CEI Ana Amélia Bezerra de Menezes e Souza (bairro Rachel de Queiroz), de onde ela ressalta a relevância de estimular o protagonismo desde os primeiros meses de vida do bebê.

“Quando penso no protagonismo infantil, a primeira criança que me vem à mente é uma que habita em mim: uma criança que deseja brincar, conviver, expressar, explorar, participar e conhecer-se. Como professora, crio diariamente caminhos de diálogo entre essas infâncias coexistentes, através de uma escuta ativa, da arte, do movimento, da natureza e da poesia”.

Segundo a educadora, muito além de equipamentos físicos, a Educação de Fortaleza também é construída pelas mãos das próprias crianças. Alguns projetos se destacam nesta perspectiva, como Protagonismo Infantil, Programa Ateliê, Pátios Naturalizados e Assembleia das Crianças.

Protagonismo Infantil: é um projeto desenvolvido no cotidiano das unidades de educação infantil do município de Fortaleza, integrando o planejamento pedagógico de cada docente que atua nessa etapa da educação. “O projeto busca valorizar a criança como um ser potente, ativo e produtor de cultura, reconhecendo sua capacidade de expressar interesses, preferências, anseios, desejos e sentimentos”, ressalta Simone Calandrini, coordenadora da Educação Infantil da SME.

Iniciado em 2017, com a realização da 1ª Mostra do Festival Protagonismo Infantil no Cineteatro São Luiz, o projeto se expandiu desde então, fortalecendo as práticas pedagógicas e contribuindo para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças. Para 2024, com base na escuta atenta dos profissionais da rede, o tema definido para o projeto é: “Educação Antirracista desde a Primeira Infância: relações étnico-raciais na Educação Infantil”.

Pátios Naturalizados: a implantação dos pátios naturalizados requalifica os espaços já existentes nas unidades de educação. A ideia é aproveitar as características dos terrenos das unidades escolares, construindo brinquedos, mobiliários e espaços, a partir da escuta das crianças, de seus interesses e desejos para proporcionar experiências com a natureza, o convívio e o brincar com materiais naturais e outros disponíveis no território. Também inclui o plantio de árvores frutíferas e de espécies nativas. Com investimento de R$ 780 mil, até o fim de 2024, serão 52 pátios implementados em unidades de educação, sempre com projetos elaborados em parceria com a comunidade escolar e, em especial, a partir da escuta das crianças.

Programa Ateliê: foi implementado em mais de 90 unidades de educação, com o intuito de proporcionar às turmas do berçário ao Infantil III acesso a ambientes destinados às experiências estéticas que fortalecem o currículo da educação infantil desenvolvido nas instituições de educação infantil. Para tanto, os professores buscam conhecimento sobre a linguagem estética na perspectiva da criança pequena por meio de encontros para estudos de aprofundamento sobre a relevância da linguagem estética no desenvolvimento e aprendizagem da criança e do uso do espaço ateliê como meio de catalisação do seu desenvolvimento integral.

Assembleia das Crianças: em 2023, foi implementada a Assembleia das Crianças da Primeira infância do Município ­de Fortaleza. A primeira edição do projeto foi formada por um coletivo de 24 estudantes da Rede Municipal de Ensino, com idades entre 4 e 5 anos. As crianças foram eleitas por meio de um processo democrático e participativo. Por meio de múltiplas linguagens, as crianças discutiram e realizaram propostas para melhorias da cidade de Fortaleza, exercitando sua cidadania. Uma carta foi entregue ao prefeito de Fortaleza, José Sarto, como resultado do trabalho desenvolvido.