03 de November de 2016 em Cultura

Dia da Cultura, Feira Afins de Vitrola, Samba, Forró e piquenique no fim de semana

Programação é gratuita e acontece de quinta-feira à domingo em diversos locais


Feira Afins de Vitrola
Feira Afins de Vitrola integrará a comemoração ao Dia Nacional da Cultura (Foto: Igor de Melo)

O mês de novembro chega com uma programação cultural variada que abrange muita música, artes e contação de histórias nos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza administrados pela Secretaria Municipal da Cultura. Um dos destaques deste fim de semana é o Dia da Cultura, comemorado neste sábado (5/11), a partir das 17 horas, no Mercado dos Pinhões.

A programação, que mesclará várias manifestações artísticas, começa o espetáculo “Circo Alegria” do grupo de teatro de rua Garajal. Em outro espaço do equipamento cultural, também às 17 horas, acontece mais uma edição da Feira Afins de Vitrola. O evento reúne desde colecionadores, a lojistas, sebos e, claro, apreciadores dessa sonoridade única proporcionada pelos vinis e compactos. Além de conferir os vinis e vitrolas, o público também vai poder curtir a seleção musical do DJ Nego Célio.

Entre os participantes/expositores confirmados nesta edição da Feira Afins de Vitrola estão: Arte na Bolacha, Bolacha Preta, David Emerson, Edmar Pontes, Fabio Tatibana, Fernando Filgueiras, Jaques Casagrande, LS Discos, Methal Home, Matheus Salvany, Nego Célio, Nilton Kiss, Oficina D.A.D.A, Pablo Duramn, Paulo Assuncão, Reciclarte, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, Sidney Barros Souza,The Wall, Tony Opus e Vinícius de Oliveira.
A programação do Dia da Cultura também apresentará, às 18 horas, o espetáculo de dança "Performances Interativas", realizado pelo coletivo de bailarinos dirigidos por Silvia Moura. E às 19 horas a banda Nigroover apresenta seu show. Criada em 2008, a banda tem em sua essência o objetivo de valorizar os estilos clássicos da música de raiz negra, como samba-rock, funk, soul e afrobeat.

Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis. Com a pluralidade da cultura brasileira, iremos contemplar apresentações propondo um encontro de linguagens artísticas.

Samba e Forró animam o Mercado dos Pinhões
E tem mais música pra animar o público do Mercado dos Pinhões. Na sexta-feira (4), às 20 horas, o equipamento recebe mais uma edição do Samba no Mercado. Por lá, o ritmo do pandeiro, violão, cuíca e cavaquinho vai colocar todo mundo pra dançar. No comando estará a cantora Cris Malagueta.
Finalizando a programação do fim de semana no domingo (6), às 19 horas, o Mercado continua a tradição do pé de serra com mais uma edição do Forró no Mercado. O comando da festa ficará com Mathias do Acordeon.

Humor nos Bairros e Forró em dose dupla no Mercado da Aerolândia
O Mercado da Aerolândia reserva muita alegria e música neste fim de semana. A animação começa logo na quinta-feira (3), às 19 horas, com uma nova edição do Humor nos Bairros. O público vai gargalhar com a apresentação de Titela e show musical de Narcilla Paiva. Produzido pelo humorista Lailtinho Brega, o projeto Humor nos Bairros tem como objetivo levar a cultura da paz através do riso e de shows gratuitos.
E o Forró no Mercado acontece em dobro no Mercado da Aerolândia. No sábado (5), às 19 horas, e domingo (6), às 18h30min, o equipamento promove o arrasta pé com grupo “Os Três do Forró”.

Passeio Instrumental e Piquenique no Passeio Público
As tardes de sábado e domingo do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (5) a dupla Macaúba e Tarcísio Sardinha. Já no domingo (6), a música ficará por conta de Samuel Rocha e convidado.
O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (6), a atração será o espetáculo de contação de histórias “A invenção da Mônica”.

Contação de histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira
Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.
As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação. Neste dia 3/11, o tema será “Meditação & Zen”, às 17 horas e 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

Terceira edição do Festival Concreto movimenta espaços da cidade
Em novembro o Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana começa a sua festa de cores e arte em Fortaleza. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, será realizado durante nove dias e promete sacudir a capital com atividades gratuitas em toda a cidade.
O lançamento acontece na sexta-feira, a partir das 19 horas, no Espaço Rogaciano Leite (palco sob passarela) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação conta com uma solenidade de abertura, show com a banda Água de Quartinha, performances além de Live Painting (pintura ao vivo) com Rafael Highraff (SP). A atividade é aberta ao público e gratuita.
Em 2016, o Festival Concreto conta com a presença de mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, serão mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 14 artistas internacionais de nove países (México, Chile, Espanha, Polônia, Argentina, Portugal, Ilhas Canárias, Itália e Inglaterra), além de atividades de formação, residência artística, lançamento de livros e de documentários, bazar de compra de obras e as já tradicionais festas e shows que encantam deixando um legado de criatividade, rebeldia e beleza que vai muito além das tintas. Confira a programação deste fim de semana no final do texto.

Serviço*:

MERCADO DOS PINHÕES
(Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro)
Samba no Mercado
Quando: Sexta-feira (4/11), às 20h
Atração: Cris Malagueta

Programação Especial – Dia da Cultura
Quando: Sábado (5), a partir das 17h
17h – Espetáculo de teatro de rua “Circo Alegria" - Grupo Garajal
18h - Performances Interativas - Coletivo de Bailarinos dirigidos por Silvia Moura
19h - Banda Nigroover

Feira Afins de Vitrola
Quando: Sábado (5/11), das 17h às 21h
Atração musical: DJ Nego Célio
Expositores: Arte na Bolacha, Bolacha Preta, David Emerson, Edmar Pontes, Fabio Tatibana, Fernando Filgueiras, Jaques Casagrande, LS Discos, Methal Home, Matheus Salvany, Nego Célio, Nilton Kiss, Oficina D.A.D.A, Pablo Duramn, Paulo Assuncão, Reciclarte, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, Sidney Barros Souza,The Wall, Tony Opus e Vinícius de Oliveira.

Forró no Mercado
Quando: Domingo (6/11), às 19h
Atração: Mathias do Acordeon

MERCADO DA AEROLÂNDIA
(BR-116, 5431 – Aerolândia)
Humor nos Bairros
Quando: Quinta-feira (3/11), às 19h
Atração: Titela e Narcilla Paiva (atração musical)

Forró no Mercado
Quando: Sábado e domingo (5 e 6/11), às 19h e às 18h30min, respectivamente.
Atração: Os Três do Forró

PASSEIO PÚBLICO
(Rua Dr. João Moreira, S/N – Centro)
Passeio Instrumental
Quando: Sábado (5/11) e domingo (6/11), às 12h30min
Atrações: Macaúba e Tarcísio Sardinha (5/11) e Samuel Rocha e convidado (6/11)

Piquenique
Quando: Domingo (6/11), às 9h30min
Atração: Espetáculo de Contação de Histórias “A invenção da Mônica”.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA
(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Contação de Histórias
Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h
Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

Workshop de Geofilosofia e Meditação
Quando: Quinta-feira (3/11) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30min
Temas: “Meditação & Zen”, às 17h e 18h30min.

FESTIVAL CONCRETO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE URBANA
Programação:
4 de novembro (sexta-feira)
19h - Lançamento e credenciamento dos artistas, solenidade de abertura, show com Banda Água de Quartinha, performances, além de Live Painting com Rafael Highraff
(Espaço Rogaciano Leite - palco sob passarela no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)

5 de novembro (Sábado)
10h - Murais & Graffiti(Início das ações de pintura na cidade)
16h - Palestra "A produção em arte urbana"com Debora Pill (BRA), produtora dos Gêmeos, no Auditório do CDMAC - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura .
17h às 22h -Vila Concreto(Praia de Iracema - Rua Professor Antônio Girão Barroso, antiga Travessa Aquiraz) - Programação infantil, feira de economia criativa, shows musicais, intervenções de arte urbana.
23h – Concreto no Mambembe - Corpo Solto Axé Bahia

6 de novembro (Domingo)
10h - Murais & Graffiti(Ações de pintura na cidade)
10h - Mutirão dos Artistas e CarRUAagem -Intervenção envolvendo artistas e a comunidade, a ideia é movimentar o bairro Vila Velha (Vidança), fazer ações, basta chegar e trazer seu material, a atividade é aberta e conta com a presença de alunos da Amplitude - Escola de Arte Urbana e Artistas do Festival.

*Programação sujeita a alterações

Dia da Cultura, Feira Afins de Vitrola, Samba, Forró e piquenique no fim de semana

Programação é gratuita e acontece de quinta-feira à domingo em diversos locais

Feira Afins de Vitrola
Feira Afins de Vitrola integrará a comemoração ao Dia Nacional da Cultura (Foto: Igor de Melo)

O mês de novembro chega com uma programação cultural variada que abrange muita música, artes e contação de histórias nos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza administrados pela Secretaria Municipal da Cultura. Um dos destaques deste fim de semana é o Dia da Cultura, comemorado neste sábado (5/11), a partir das 17 horas, no Mercado dos Pinhões.

A programação, que mesclará várias manifestações artísticas, começa o espetáculo “Circo Alegria” do grupo de teatro de rua Garajal. Em outro espaço do equipamento cultural, também às 17 horas, acontece mais uma edição da Feira Afins de Vitrola. O evento reúne desde colecionadores, a lojistas, sebos e, claro, apreciadores dessa sonoridade única proporcionada pelos vinis e compactos. Além de conferir os vinis e vitrolas, o público também vai poder curtir a seleção musical do DJ Nego Célio.

Entre os participantes/expositores confirmados nesta edição da Feira Afins de Vitrola estão: Arte na Bolacha, Bolacha Preta, David Emerson, Edmar Pontes, Fabio Tatibana, Fernando Filgueiras, Jaques Casagrande, LS Discos, Methal Home, Matheus Salvany, Nego Célio, Nilton Kiss, Oficina D.A.D.A, Pablo Duramn, Paulo Assuncão, Reciclarte, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, Sidney Barros Souza,The Wall, Tony Opus e Vinícius de Oliveira.
A programação do Dia da Cultura também apresentará, às 18 horas, o espetáculo de dança "Performances Interativas", realizado pelo coletivo de bailarinos dirigidos por Silvia Moura. E às 19 horas a banda Nigroover apresenta seu show. Criada em 2008, a banda tem em sua essência o objetivo de valorizar os estilos clássicos da música de raiz negra, como samba-rock, funk, soul e afrobeat.

Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis. Com a pluralidade da cultura brasileira, iremos contemplar apresentações propondo um encontro de linguagens artísticas.

Samba e Forró animam o Mercado dos Pinhões
E tem mais música pra animar o público do Mercado dos Pinhões. Na sexta-feira (4), às 20 horas, o equipamento recebe mais uma edição do Samba no Mercado. Por lá, o ritmo do pandeiro, violão, cuíca e cavaquinho vai colocar todo mundo pra dançar. No comando estará a cantora Cris Malagueta.
Finalizando a programação do fim de semana no domingo (6), às 19 horas, o Mercado continua a tradição do pé de serra com mais uma edição do Forró no Mercado. O comando da festa ficará com Mathias do Acordeon.

Humor nos Bairros e Forró em dose dupla no Mercado da Aerolândia
O Mercado da Aerolândia reserva muita alegria e música neste fim de semana. A animação começa logo na quinta-feira (3), às 19 horas, com uma nova edição do Humor nos Bairros. O público vai gargalhar com a apresentação de Titela e show musical de Narcilla Paiva. Produzido pelo humorista Lailtinho Brega, o projeto Humor nos Bairros tem como objetivo levar a cultura da paz através do riso e de shows gratuitos.
E o Forró no Mercado acontece em dobro no Mercado da Aerolândia. No sábado (5), às 19 horas, e domingo (6), às 18h30min, o equipamento promove o arrasta pé com grupo “Os Três do Forró”.

Passeio Instrumental e Piquenique no Passeio Público
As tardes de sábado e domingo do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (5) a dupla Macaúba e Tarcísio Sardinha. Já no domingo (6), a música ficará por conta de Samuel Rocha e convidado.
O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (6), a atração será o espetáculo de contação de histórias “A invenção da Mônica”.

Contação de histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira
Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.
As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação. Neste dia 3/11, o tema será “Meditação & Zen”, às 17 horas e 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

Terceira edição do Festival Concreto movimenta espaços da cidade
Em novembro o Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana começa a sua festa de cores e arte em Fortaleza. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, será realizado durante nove dias e promete sacudir a capital com atividades gratuitas em toda a cidade.
O lançamento acontece na sexta-feira, a partir das 19 horas, no Espaço Rogaciano Leite (palco sob passarela) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação conta com uma solenidade de abertura, show com a banda Água de Quartinha, performances além de Live Painting (pintura ao vivo) com Rafael Highraff (SP). A atividade é aberta ao público e gratuita.
Em 2016, o Festival Concreto conta com a presença de mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, serão mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 14 artistas internacionais de nove países (México, Chile, Espanha, Polônia, Argentina, Portugal, Ilhas Canárias, Itália e Inglaterra), além de atividades de formação, residência artística, lançamento de livros e de documentários, bazar de compra de obras e as já tradicionais festas e shows que encantam deixando um legado de criatividade, rebeldia e beleza que vai muito além das tintas. Confira a programação deste fim de semana no final do texto.

Serviço*:

MERCADO DOS PINHÕES
(Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro)
Samba no Mercado
Quando: Sexta-feira (4/11), às 20h
Atração: Cris Malagueta

Programação Especial – Dia da Cultura
Quando: Sábado (5), a partir das 17h
17h – Espetáculo de teatro de rua “Circo Alegria" - Grupo Garajal
18h - Performances Interativas - Coletivo de Bailarinos dirigidos por Silvia Moura
19h - Banda Nigroover

Feira Afins de Vitrola
Quando: Sábado (5/11), das 17h às 21h
Atração musical: DJ Nego Célio
Expositores: Arte na Bolacha, Bolacha Preta, David Emerson, Edmar Pontes, Fabio Tatibana, Fernando Filgueiras, Jaques Casagrande, LS Discos, Methal Home, Matheus Salvany, Nego Célio, Nilton Kiss, Oficina D.A.D.A, Pablo Duramn, Paulo Assuncão, Reciclarte, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, Sidney Barros Souza,The Wall, Tony Opus e Vinícius de Oliveira.

Forró no Mercado
Quando: Domingo (6/11), às 19h
Atração: Mathias do Acordeon

MERCADO DA AEROLÂNDIA
(BR-116, 5431 – Aerolândia)
Humor nos Bairros
Quando: Quinta-feira (3/11), às 19h
Atração: Titela e Narcilla Paiva (atração musical)

Forró no Mercado
Quando: Sábado e domingo (5 e 6/11), às 19h e às 18h30min, respectivamente.
Atração: Os Três do Forró

PASSEIO PÚBLICO
(Rua Dr. João Moreira, S/N – Centro)
Passeio Instrumental
Quando: Sábado (5/11) e domingo (6/11), às 12h30min
Atrações: Macaúba e Tarcísio Sardinha (5/11) e Samuel Rocha e convidado (6/11)

Piquenique
Quando: Domingo (6/11), às 9h30min
Atração: Espetáculo de Contação de Histórias “A invenção da Mônica”.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA
(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Contação de Histórias
Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h
Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

Workshop de Geofilosofia e Meditação
Quando: Quinta-feira (3/11) - 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30min
Temas: “Meditação & Zen”, às 17h e 18h30min.

FESTIVAL CONCRETO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE URBANA
Programação:
4 de novembro (sexta-feira)
19h - Lançamento e credenciamento dos artistas, solenidade de abertura, show com Banda Água de Quartinha, performances, além de Live Painting com Rafael Highraff
(Espaço Rogaciano Leite - palco sob passarela no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)

5 de novembro (Sábado)
10h - Murais & Graffiti(Início das ações de pintura na cidade)
16h - Palestra "A produção em arte urbana"com Debora Pill (BRA), produtora dos Gêmeos, no Auditório do CDMAC - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura .
17h às 22h -Vila Concreto(Praia de Iracema - Rua Professor Antônio Girão Barroso, antiga Travessa Aquiraz) - Programação infantil, feira de economia criativa, shows musicais, intervenções de arte urbana.
23h – Concreto no Mambembe - Corpo Solto Axé Bahia

6 de novembro (Domingo)
10h - Murais & Graffiti(Ações de pintura na cidade)
10h - Mutirão dos Artistas e CarRUAagem -Intervenção envolvendo artistas e a comunidade, a ideia é movimentar o bairro Vila Velha (Vidança), fazer ações, basta chegar e trazer seu material, a atividade é aberta e conta com a presença de alunos da Amplitude - Escola de Arte Urbana e Artistas do Festival.

*Programação sujeita a alterações