11 de October de 2024 em Fortaleza

Dia das Crianças: confira políticas da Prefeitura voltadas para o público infantil

Ações da saúde, educação, segurança social e urbanismo contribuem para que as crianças fortalezenses possam vivenciar plenamente a infância


criança sendo atendida num núcleo de desenvolvimento infantil
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) é um espaço ao estímulo do desenvolvimento das crianças, potencializando as atividades cognitivas, funcionais, posturais, movimentos, habilidades e competências

Fazer de Fortaleza uma cidade boa para as crianças é um compromisso constante, que mobiliza a gestão de forma intersetorial ao longo de todo o ano. No 12 de outubro, Dia das Crianças, a festa de brincadeira e riso contempla os resultados desses esforços. Confira algumas ações da saúde, educação, segurança social e urbanismo que contribuem para que as crianças fortalezenses possam vivenciar plenamente a infância.

Saúde

Da prevenção ao acompanhamento, o cuidado com a saúde das crianças começa na barriga da mãe, com o pré-natal, e segue por toda a infância observando as especificidades de cada fase.

Atendimento Materno Infantil

A Rede de Atenção Materno Infantil da Capital é composta pelos hospitais distritais Gonzaga Mota da Barra do Ceará, do José Walter e de Messejana, além do Hospital Nossa Senhora da Conceição que atendem demanda espontânea 24 horas e realizam pronto-atendimento obstétrico, clínico e pediátrico. O Município conta ainda com o Hospital Dra Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), hospital de retaguarda, referência no atendimento às mulheres.

Atendimento Pediátrico

O Hospital da Criança de Fortaleza (HCF) integra a Rede Hospitalar de Atenção Secundária de Média Complexidade do município, disponibilizando, às crianças e adolescentes, atendimento clínico de urgência, emergência e internamento 24 horas, com acolhimento e classificação de risco. Nas especialidades cirúrgicas, o hospital atende de forma regulada pacientes de traumatologia e cirurgia pediátrica.

Bebê Clínica Odontológica

Promove a prevenção de doenças bucais na primeira infância. O serviço realiza acompanhamento integral em odontologia para crianças de até seis anos. Além disso, desenvolve ações educativas, conscientizando pais e responsáveis sobre a importância da saúde bucal infantil e como combater a cárie dentária, que destrói a estrutura dos dentes.

Centro de Atenção Psicossocial Infantil

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de Fortaleza dispõe de três CAPS Infantil (CAPSi). Os CAPS Infantil atendem crianças até 17 anos, 11 meses e 29 dias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida

Cresça com seu Filho

Proporciona apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, incentivando-as a promover o desenvolvimento integral de suas crianças no período da gestação aos três anos de idade.

Núcleo de Desenvolvimento Infantil

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) é um espaço ao estímulo do desenvolvimento das crianças, potencializando as atividades cognitivas, funcionais, posturais, movimentos, habilidades e competências. Atende crianças na primeira infância encaminhadas da visita domiciliar ou consulta com as Equipes de Saúde da Família (ESF) ou referenciadas de outras unidades de saúde.

Núcleo Municipal de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista

O Núcleo de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea) é um serviço destinado a crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade, com oferta de terapias de estimulação sensorial e de aprendizado

Salas de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano

É um espaço exclusivo de apoio ao aleitamento materno exclusivo nos postos de saúde e em maternidades municipais. Cada equipamento é vinculado a um Banco de Leite Humano. Realiza ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a coleta de leite humano e sua estocagem.

Puericultura

Os primeiros anos de vida da criança são determinantes para seu desenvolvimento. Nesta fase, os sistemas nervoso e imunológico estão em formação e em constante transformação, por isso, cuidados com alimentação, estímulo às atividades cerebrais e a correta adesão ao calendário vacinal aumentam as chances dos pequenos de se tornarem adultos saudáveis. Os cuidados são realizados nos postos de saúde, por meio das Equipes de Estratégia da Saúde da Família, com acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientações aos pais e/ou cuidadores sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno e orientação alimentar no período do desmame, higiene individual, bucal e ambiental, assim como pela identificação precoce dos agravos, com vistas à intervenção efetiva e apropriada.

Educação

Na área da Educação, a infância é destaque, com a construção de 34 novos Centros de Educação Infantil (CEIs) desde 2021, atendendo a mais de 5,3 mil crianças de 6 meses a três anos. Todas as novas unidades passaram a contar com atendimento de berçário e Salas de Inovação e Tecnologias.

A Rede Municipal de Ensino implementa diferentes ações e políticas que contribuem para que as crianças protagonizem as suas escolhas a partir do brincar livre, natural e autoral. Os projetos Protagonismo Infantil, Pátios Naturalizados e Assembleia das Crianças são algumas dessas ações.

Pátios Naturalizados

A implantação dos pátios naturalizados requalifica os espaços já existentes. A ideia é aproveitar as características dos terrenos das unidades escolares, construindo brinquedos, mobiliários e espaços, a partir da escuta das crianças, dos seu interesses e desejos para proporcionar experiências com a natureza, o convívio e o brincar com materiais naturais e outros disponíveis no território. Também inclui o plantio de árvores frutíferas e de espécies nativas. Até o momento, 24 pátios foram implementados em unidades de educação, sempre com projetos elaborados em parceria com a comunidade escolar.

Programa Ateliê

O Projeto foi implementado em mais de 90 unidades de educação, com o intuito de proporcionar às turmas do berçário ao Infantil III acesso a ambientes destinados às experiências estéticas que fortalecem o currículo da educação infantil desenvolvido nas instituições de educação infantil. Para tanto, os professores buscam conhecimento sobre a linguagem estética na perspectiva da criança pequena por meio de encontros para estudos de aprofundamento sobre a relevância da linguagem estética no desenvolvimento e aprendizagem da criança e do uso do espaço ateliê como meio de catalisação do seu desenvolvimento integral.

Assembleia das Crianças

Em 2023, foi implementada a Assembleia das Crianças da Primeira infância do Município ­de Fortaleza. O projeto foi constituído­ por um coletivo 24 estudantes da Rede Municipal de Ensino, com idades entre 4 e 5 anos. As crianças foram eleitas por meio de um processo democrático e participativo
Por meio de múltiplas linguagens, as crianças discutiram e realizaram propostas para melhorias da cidade de Fortaleza, exercitando sua cidadania.

Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz

O Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, realizado por equipes de Assistência Social e de Saúde, realiza visitas domiciliares com o objetivo de apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os três anos de idade. O objetivo é potencializar as capacidades, conhecimentos e habilidades das mães, pais e cuidadores no desenvolvimento de seus pequenos nas dimensões socioafetivas, cognitivas, motoras e da linguagem. De janeiro até junho de 2024, as equipes de Assistência Social realizaram 59.589 visitas domiciliares.

Família Acolhedora

O Serviço Família Acolhedora permite convívio familiar provisório para crianças e adolescentes que vivem em abrigos devido ao abandono, negligência, maus-tratos, ameaça e violação dos direitos por parte dos pais ou responsáveis.

As famílias se voluntariam para acolher crianças e adolescentes temporariamente afastados de sua família e ficam responsáveis por sua guarda . Durante o tempo em que cuida da criança ou jovem, a família recebe acompanhamento profissional e recursos financeiros para o acolhimento. Atualmente, 16 famílias de Fortaleza acolhem 19 crianças. Os abrigos municipais acolhem, no momento, 75 crianças (0 a 12 anos) e 59 adolescentes (12 a 18 anos). Interessados em oferecer acolhimento familiar podem se inscrever pelos contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefone (85) 3105-344. WhatsApp: (85) 9 8902-8374

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promove oficinas e desenvolve atividades coletivas com as crianças, familiares e comunidade para fortalecer a proteção social e prevenir situações de risco, como abandono e negligência.

O Serviço é voltado a crianças a partir de seis anos, adolescentes, jovens e idosos. Desenvolve autoconhecimento, autoestima, respeito e pertencimento à família e ao território em que moram. Para ter acesso aos serviços, os responsáveis passam por atendimento socioassistencial nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para inclusão nos grupos, conforme disponibilidade de vagas. Atualmente 1494 crianças (0 a 14 anos) participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Fortaleza

Espaços Públicos

Revitalização

A Prefeitura tem investido na melhoria e na valorização dos espaços públicos da cidade, promovendo oportunidades de lazer, cultura e esporte, a exemplo da Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, que conta com brinquedos educativos e um belo paisagismo, proporcionando espaço de qualidade para o brincar livre.

Além da Beira-Mar de Todos, com grande extensão de ciclovias, calçadão e espaços de lazer, a Prefeitura está requalificando a Praia de Iracema dos Encontros e já entregou aos fortalezenses os parques Rachel de Queiroz e Rio Branco, e as lagoas da Messejana, Mondubim, Parangaba e Opaia totalmente requalificados.

Microparques Urbanos

Os Microparques Urbanos são parques naturalizados, construídos aproveitando ao máximo a estrutura natural do terreno onde são localizados e promovendo intervenções voltadas ao estímulo do brincar livre, para que as crianças criem suas próprias brincadeiras tendo mais contato com a natureza.

Até o final de 2024, a cidade contará com 32 microparques, contemplando bairros como Conjunto Ceará, Mondubim, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Vila Velha, Parque Dois Irmãos, Parque Manibura, Jangurussu, São Bento, Messejana, Lagoa Redonda, Vicente Pinzón, Cais do Porto, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Parangaba, José Walter e Jardim das Oliveiras.

Dia das Crianças: confira políticas da Prefeitura voltadas para o público infantil

Ações da saúde, educação, segurança social e urbanismo contribuem para que as crianças fortalezenses possam vivenciar plenamente a infância

criança sendo atendida num núcleo de desenvolvimento infantil
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) é um espaço ao estímulo do desenvolvimento das crianças, potencializando as atividades cognitivas, funcionais, posturais, movimentos, habilidades e competências

Fazer de Fortaleza uma cidade boa para as crianças é um compromisso constante, que mobiliza a gestão de forma intersetorial ao longo de todo o ano. No 12 de outubro, Dia das Crianças, a festa de brincadeira e riso contempla os resultados desses esforços. Confira algumas ações da saúde, educação, segurança social e urbanismo que contribuem para que as crianças fortalezenses possam vivenciar plenamente a infância.

Saúde

Da prevenção ao acompanhamento, o cuidado com a saúde das crianças começa na barriga da mãe, com o pré-natal, e segue por toda a infância observando as especificidades de cada fase.

Atendimento Materno Infantil

A Rede de Atenção Materno Infantil da Capital é composta pelos hospitais distritais Gonzaga Mota da Barra do Ceará, do José Walter e de Messejana, além do Hospital Nossa Senhora da Conceição que atendem demanda espontânea 24 horas e realizam pronto-atendimento obstétrico, clínico e pediátrico. O Município conta ainda com o Hospital Dra Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), hospital de retaguarda, referência no atendimento às mulheres.

Atendimento Pediátrico

O Hospital da Criança de Fortaleza (HCF) integra a Rede Hospitalar de Atenção Secundária de Média Complexidade do município, disponibilizando, às crianças e adolescentes, atendimento clínico de urgência, emergência e internamento 24 horas, com acolhimento e classificação de risco. Nas especialidades cirúrgicas, o hospital atende de forma regulada pacientes de traumatologia e cirurgia pediátrica.

Bebê Clínica Odontológica

Promove a prevenção de doenças bucais na primeira infância. O serviço realiza acompanhamento integral em odontologia para crianças de até seis anos. Além disso, desenvolve ações educativas, conscientizando pais e responsáveis sobre a importância da saúde bucal infantil e como combater a cárie dentária, que destrói a estrutura dos dentes.

Centro de Atenção Psicossocial Infantil

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de Fortaleza dispõe de três CAPS Infantil (CAPSi). Os CAPS Infantil atendem crianças até 17 anos, 11 meses e 29 dias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida

Cresça com seu Filho

Proporciona apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, incentivando-as a promover o desenvolvimento integral de suas crianças no período da gestação aos três anos de idade.

Núcleo de Desenvolvimento Infantil

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) é um espaço ao estímulo do desenvolvimento das crianças, potencializando as atividades cognitivas, funcionais, posturais, movimentos, habilidades e competências. Atende crianças na primeira infância encaminhadas da visita domiciliar ou consulta com as Equipes de Saúde da Família (ESF) ou referenciadas de outras unidades de saúde.

Núcleo Municipal de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista

O Núcleo de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea) é um serviço destinado a crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade, com oferta de terapias de estimulação sensorial e de aprendizado

Salas de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano

É um espaço exclusivo de apoio ao aleitamento materno exclusivo nos postos de saúde e em maternidades municipais. Cada equipamento é vinculado a um Banco de Leite Humano. Realiza ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a coleta de leite humano e sua estocagem.

Puericultura

Os primeiros anos de vida da criança são determinantes para seu desenvolvimento. Nesta fase, os sistemas nervoso e imunológico estão em formação e em constante transformação, por isso, cuidados com alimentação, estímulo às atividades cerebrais e a correta adesão ao calendário vacinal aumentam as chances dos pequenos de se tornarem adultos saudáveis. Os cuidados são realizados nos postos de saúde, por meio das Equipes de Estratégia da Saúde da Família, com acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientações aos pais e/ou cuidadores sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno e orientação alimentar no período do desmame, higiene individual, bucal e ambiental, assim como pela identificação precoce dos agravos, com vistas à intervenção efetiva e apropriada.

Educação

Na área da Educação, a infância é destaque, com a construção de 34 novos Centros de Educação Infantil (CEIs) desde 2021, atendendo a mais de 5,3 mil crianças de 6 meses a três anos. Todas as novas unidades passaram a contar com atendimento de berçário e Salas de Inovação e Tecnologias.

A Rede Municipal de Ensino implementa diferentes ações e políticas que contribuem para que as crianças protagonizem as suas escolhas a partir do brincar livre, natural e autoral. Os projetos Protagonismo Infantil, Pátios Naturalizados e Assembleia das Crianças são algumas dessas ações.

Pátios Naturalizados

A implantação dos pátios naturalizados requalifica os espaços já existentes. A ideia é aproveitar as características dos terrenos das unidades escolares, construindo brinquedos, mobiliários e espaços, a partir da escuta das crianças, dos seu interesses e desejos para proporcionar experiências com a natureza, o convívio e o brincar com materiais naturais e outros disponíveis no território. Também inclui o plantio de árvores frutíferas e de espécies nativas. Até o momento, 24 pátios foram implementados em unidades de educação, sempre com projetos elaborados em parceria com a comunidade escolar.

Programa Ateliê

O Projeto foi implementado em mais de 90 unidades de educação, com o intuito de proporcionar às turmas do berçário ao Infantil III acesso a ambientes destinados às experiências estéticas que fortalecem o currículo da educação infantil desenvolvido nas instituições de educação infantil. Para tanto, os professores buscam conhecimento sobre a linguagem estética na perspectiva da criança pequena por meio de encontros para estudos de aprofundamento sobre a relevância da linguagem estética no desenvolvimento e aprendizagem da criança e do uso do espaço ateliê como meio de catalisação do seu desenvolvimento integral.

Assembleia das Crianças

Em 2023, foi implementada a Assembleia das Crianças da Primeira infância do Município ­de Fortaleza. O projeto foi constituído­ por um coletivo 24 estudantes da Rede Municipal de Ensino, com idades entre 4 e 5 anos. As crianças foram eleitas por meio de um processo democrático e participativo
Por meio de múltiplas linguagens, as crianças discutiram e realizaram propostas para melhorias da cidade de Fortaleza, exercitando sua cidadania.

Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz

O Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, realizado por equipes de Assistência Social e de Saúde, realiza visitas domiciliares com o objetivo de apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os três anos de idade. O objetivo é potencializar as capacidades, conhecimentos e habilidades das mães, pais e cuidadores no desenvolvimento de seus pequenos nas dimensões socioafetivas, cognitivas, motoras e da linguagem. De janeiro até junho de 2024, as equipes de Assistência Social realizaram 59.589 visitas domiciliares.

Família Acolhedora

O Serviço Família Acolhedora permite convívio familiar provisório para crianças e adolescentes que vivem em abrigos devido ao abandono, negligência, maus-tratos, ameaça e violação dos direitos por parte dos pais ou responsáveis.

As famílias se voluntariam para acolher crianças e adolescentes temporariamente afastados de sua família e ficam responsáveis por sua guarda . Durante o tempo em que cuida da criança ou jovem, a família recebe acompanhamento profissional e recursos financeiros para o acolhimento. Atualmente, 16 famílias de Fortaleza acolhem 19 crianças. Os abrigos municipais acolhem, no momento, 75 crianças (0 a 12 anos) e 59 adolescentes (12 a 18 anos). Interessados em oferecer acolhimento familiar podem se inscrever pelos contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefone (85) 3105-344. WhatsApp: (85) 9 8902-8374

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promove oficinas e desenvolve atividades coletivas com as crianças, familiares e comunidade para fortalecer a proteção social e prevenir situações de risco, como abandono e negligência.

O Serviço é voltado a crianças a partir de seis anos, adolescentes, jovens e idosos. Desenvolve autoconhecimento, autoestima, respeito e pertencimento à família e ao território em que moram. Para ter acesso aos serviços, os responsáveis passam por atendimento socioassistencial nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para inclusão nos grupos, conforme disponibilidade de vagas. Atualmente 1494 crianças (0 a 14 anos) participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Fortaleza

Espaços Públicos

Revitalização

A Prefeitura tem investido na melhoria e na valorização dos espaços públicos da cidade, promovendo oportunidades de lazer, cultura e esporte, a exemplo da Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, que conta com brinquedos educativos e um belo paisagismo, proporcionando espaço de qualidade para o brincar livre.

Além da Beira-Mar de Todos, com grande extensão de ciclovias, calçadão e espaços de lazer, a Prefeitura está requalificando a Praia de Iracema dos Encontros e já entregou aos fortalezenses os parques Rachel de Queiroz e Rio Branco, e as lagoas da Messejana, Mondubim, Parangaba e Opaia totalmente requalificados.

Microparques Urbanos

Os Microparques Urbanos são parques naturalizados, construídos aproveitando ao máximo a estrutura natural do terreno onde são localizados e promovendo intervenções voltadas ao estímulo do brincar livre, para que as crianças criem suas próprias brincadeiras tendo mais contato com a natureza.

Até o final de 2024, a cidade contará com 32 microparques, contemplando bairros como Conjunto Ceará, Mondubim, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Vila Velha, Parque Dois Irmãos, Parque Manibura, Jangurussu, São Bento, Messejana, Lagoa Redonda, Vicente Pinzón, Cais do Porto, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Parangaba, José Walter e Jardim das Oliveiras.