Durante o mês de maio, a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) realiza programação especial em seus equipamentos em alusão ao Dia das Mães, celebrado neste domingo (12/05). Envolvendo crianças, adolescentes, famílias e idosos, as atividades acontecem nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros Especializados para População de Rua (Centros Pop) e Horta Social.
Os CRAS, através dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), estão realizando, ao longo do mês, atividades com crianças, adolescentes, jovens e idosos da população dos territórios com vulnerabilidade social. Entre elas, destacam-se rodas de conversa, dinâmicas, momentos de autocuidado para mães, brincadeiras entre mães e filhos, aula de zumba e mais atividades de integração, reflexão e diversão.
Já os Centros Pop, além de realizar momentos festivos, estão direcionando algumas de suas atividades e reuniões permanentes para a temática. Por exemplo, as reuniões dos grupos de Aluguel Social, que tem como público prioritário mães solo, estão desenvolvendo dinâmicas sobre a maternidade, com a participação do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O Projeto Horta Social também participa da programação. Na próxima segunda-feira (13/05), será realizada uma ação especial na Horta da Granja Portugal, das 8h às 11h, com aferição de pressão, teste de glicose, aplicação de flúor, oficina nutricional sobre sucos orgânicos, apresentação das hortaliças na estufa e oficina de plantio de hortaliças. No período da tarde, das 13h às 16h, o mesmo evento acontecerá no Cras Granja Portugal, com a inclusão de massagem relaxante, corte de cabelo, pedicure, manicure e maquiagem, além de atração cultural.