Jacaré de tronco de árvore, areia e plantas como comidinhas na panela reciclável, lago com flores e brinquedos espalhados. Este cenário não é imaginação de criança, quer dizer, também é. Afinal, os meninos e meninas do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Sarasate, no bairro Demócrito Rocha, participaram da elaboração do projeto do pátio escolar naturalizado, ambiente implantado na unidade escolar este ano. Em alusão ao Dia do Brincar (28/05), a Rede Municipal de Ensino dá ênfase a esse projeto que reconhece o brincar como eixo importante na Educação Infantil.
A descrição acima é do pátio naturalizado do próprio CEI Sarasate. O espaço foi planejado a partir da escuta das crianças e toda comunidade escolar, utilizando elementos da natureza, repletos de possibilidades, onde as crianças interagem, exploram e criam. A proposta do ambiente é incentivar o brincar livre, a convivência, o vínculo com a natureza e o prazer de estar a céu aberto. Esta unidade faz parte da primeira fase de implantação dos pátios, juntamente com outras 11 unidades escolares. Na segunda fase, estão previstos mais 114 CEIs ganhando esse espaço.
No caso deste CEI, todos os espaços externos da unidade foram requalificados e estão sendo utilizados pela comunidade escolar diariamente. O pátio tornou a rotina da aluna Manuella Oliveira da Silva, do Infantil III, mais divertida. “Todo dia eu brinco na minha escola. Gosto da natureza porque tem um monte de flores. Também gosto de cozinhar”, conta Manuella.
O brincar livre é essencial para o desenvolvimento integral da criança. A professora Nara Ximenes, do CEI Paulo Sarasate, conta que a implantação do pátio na escola veio para fortalecer a conexão das crianças com a natureza. “Já fazia parte do nosso currículo escolar as vivências dos alunos no meio ambiente. Mas a implementação do pátio naturalizado veio para somar. As riquezas da natureza trouxeram novas possibilidades de brincadeiras e mais caminhos para fluir a imaginação”, acredita.
A Rede Municipal de Ensino implementa diferentes ações e políticas que contribuem para que as crianças protagonizem as suas escolhas a partir do brincar livre, natural e autoral. Os projetos Protagonismo Infantil, os Pátios Naturalizados e a Assembleia das Crianças são algumas dessas ações.
Construção dos pátios naturalizados
A implantação dos pátios naturalizados requalifica os espaços já existentes. A ideia é aproveitar as características dos terrenos das unidades escolares, construindo brinquedos, mobiliários e espaços para o convívio e o brincar com materiais naturais e outros disponíveis no território. Também inclui o plantio de árvores frutíferas e de espécies nativas.
Existem várias fases antes na construção do pátio, que incluem a apresentação da proposta à comunidade escolar; definição do local da implantação; planejamento para escuta às crianças; sensibilização das famílias; elaboração do plano de trabalho; formação em contexto com os professores do CEI; etapa de elaboração do projeto arquitetônico e a implementação em si
Uma unidade que está em fase de construção é o CEI Manoel Lima Soares, no Parque Dois Irmãos. A coordenadora pedagógica Karine Maia conta que eles já passaram pelas primeiras etapas, como a apresentação geral da proposta até a escuta das crianças, famílias e educadores. “O pátio será um grande presente para nossas crianças. Acredito que vai ampliar o potencial criativo delas. Quando o projeto tiver materializado, elas vão ter mais bem-estar e um ambiente para desenvolverem múltiplos aprendizados”, observa.
Erivania Silva, mãe da aluna Maria Clarisse, do Infantil II, avalia que o projeto dos pátios vai colaborar para as crianças aprenderem a cuidar da natureza. “Participei da apresentação dos pátios naturalizados aos familiares e amei a iniciativa. Já busco aproximar minha filha da natureza, costumo levá-la para passear no Passeio Público e no Zoológico. Espero que a Clarisse e as demais crianças tenham mais interesse pela natureza e saiam mais da tecnologia”, deseja a mãe.