Em alusão aos 10 anos do Bicicletar, a Prefeitura de Fortaleza oferece passe gratuito aos usuários do sistema de bicicletas compartilhadas durante o domingo (15/12) de Ciclofaixa de Lazer. O aniversário de uma década do programa vai beneficiar ciclistas, promovendo o desenvolvimento sustentável, a saúde e a mobilidade ativa.
Com a medida, o usuário poderá pegar a bicicleta gratuitamente em diversos pontos da cidade, quantas vezes quiser, durante todo o dia, permitindo a vantagem aos amantes do pedal de todas as faixas etárias. Para isso, é necessário ter o cadastro no aplicativo do Bicicletar.
Com mais de 400 mil usuários registrados, o sistema já realizou mais de 7,2 milhões de viagens e impediu a emissão de mais de 2.950 toneladas de gás carbônico na atmosfera desde o início das atividades, em 2014. Para atender a demanda, a frota atual é de 1.593 bicicletas, a maior já disponível até então, distribuídas em 252 estações.
Como parte das comemorações, haverá também o sorteio de duas bicicletas para os adeptos do programa. “Vamos sortear as bikes para um homem e uma mulher que usarem o Bicicletar neste domingo, como uma forma de celebrar esse momento especial junto com a população”, explica Priscila Diniz, coordenadora da Gestão Cicloviária da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Para participar do sorteio, a pessoa
precisa utilizar o Bicicletar pelo menos uma vez no dia 15 e fazer uma viagem ou passeio de pelo menos 10 minutos entre quaisquer estações.
Além disso, para celebrar mais um ano de operação do sistema, o Bicicletar irá premiar os usuários que mais pedalaram neste ano de 2024. Serão presenteados com uma bicicleta três usuários que fizeram mais viagens (um homem, uma mulher e uma criança). As bikes e o sorteio estão sendo providenciados pela Serttel, empresa gestora do contrato do Bicicletar. A entrega dos equipamentos será realizada quarta-feira (18/12) no Parque
da Liberdade, Cidade das Crianças, às 9h.
Para a coordenadora, iniciativas como essa incentivam a ciclomobilidade. “Além de ser um transporte ecologicamente correto e acessível, a bicicleta acaba sendo uma alternativa econômica de deslocamento. A priorização deste modal de transporte precisa ser contínua para conquistar cada vez mais adeptos e, assim, contribuir com o meio ambiente”, reforça.
Ciclofaixa de Lazer
Com o passe livre do Bicicletar, pessoas de todas as faixas etárias podem aproveitar para pedalar na Ciclofaixa de Lazer e garantir um passeio pelos principais pontos turísticos e culturais da cidade. Nesta edição, o ponto de apoio instalado no Parque Rio Branco, no bairro Joaquim Távora, terá diversas atividades educativas, a partir de 8h.
Além do Parque Rio Branco, a Ciclofaixa de Lazer oferta ainda quatro pontos de apoio: Parque Rachel de Queiroz, no Presidente Kennedy; Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Montese; o Anfiteatro do Parque do Cocó, no Cocó; e a Cidade da Criança, no Centro. Em alguns locais, haverá postos de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aos ciclistas.
O evento é realizado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e conta com o apoio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Rota Leste
Av. Sebastião de Abreu
Parque do Cocó
Av. Pe. Antônio Tomás
Av. Desembargador Moreira
Av. Beira-Mar
Rua Carlos Vasconcelos
Cidade da Criança
Rua Pinto Madeira
Rota Sul
Av. Gomes de Matos
Rua Jorge Dummar
Rua Mal. Deodoro
Av. 13 de Maio
Av. da Universidade
Rua Sólon Pinheiro
Cidade da Criança
Rota Oeste
Av. Domingos Olímpio
Av. Bezerra de Menezes
Av. Governador Parsifal Barroso