A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado entregaram, nesta segunda-feira (25/10), a Areninha Murilão, no bairro Messejana. Com obras executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e investimento de R$ 1,6 milhão, este é o segundo maior equipamento do tipo na Capital e está localizado no espaço onde ficava o antigo estádio do Murilão. Durante a inauguração, o prefeito José Sarto garantiu a entrega de mais dez Areninhas até o fim do ano.
“Este não é apenas um equipamento esportivo, mas sim de inclusão social, com toda uma infraestrutura para acelerar a pequena economia do entorno. O funcionamento das Areninhas traz consigo uma série de microempreendimentos, como carrinhos de churrasco, de cachorro quente, bancas de revista etc”, destacou o prefeito.
Com mais de 16 mil metros quadrados, a nova Areninha dispõe de campo de futebol com mais de 8 mil metros quadrados, quadra poliesportiva e quadra de areia, além de arquibancada e vestiários masculino e feminino, oferecendo estrutura adequada para a prática esportiva. O complexo recebeu, ainda, paisagismo e um novo calçadão em piso intertravado para caminhada/corrida e passeios de bicicleta.
Esta é a quarta Areninha entregue durante a gestão do prefeito Sarto (as demais estão localizadas na Cidade 2000, Vila Velha e Jardim das Oliveiras).
Para o governador em exercício, Evandro Leitão, o programa Areninhas é um dos maiores e mais exitosos já executados no Ceará, somando mais de 300 no território estadual, das quais mais de 80 estão em Fortaleza. “Isso é sinônimo de inclusão social e de compromisso com a população mais vulnerável. Esperamos que daqui também saiam talentos para os nossos clubes de futebol”, afirmou.
A Areninha do Murilão, por disponibilizar uma grande área, se torna um novo espaço de referência para o bairro inteiro, de acordo com o secretário da infraestrutura, Samuel Dias. "Este já era um campo de futebol, mas fechado dentro de um muro branco. Agora o equipamento entra no espírito das Areninhas, com a preservação das arquibancadas originais, porém muito mais democrático. O complexo atrai gente de todo o bairro", enfatizou.
Atleta Cidadão
O secretário do Esporte e Lazer, Ozires Pontes, reforçou que o complexo esportivo inaugurado juntamente com a Areninha do Murilão será palco de oportunidades e inclusão social, com um novo núcleo do projeto Atleta Cidadão. “Este é um projeto que sempre revela talentos e tira as crianças do ócio e é uma política pública de sucesso. Fortaleza, hoje, é modelo para o Brasil. Temos recebido contatos e visitas de outros estados e estamos dando exemplo”, disse.
O estudante João Neto, de 21 anos, joga futebol desde os 10 e cresceu no bairro, praticando na escola e também nas praças do bairro. “Este é um projeto maravilhoso. Há muita convivência, estou conhecendo novas pessoas, além de poder praticar na nova Areninha, que é muito boa”, relatou.
Já a jovem Sara Bandeira, de 12 anos, também participante do projeto Atleta Cidadão, contou sempre via outras crianças jogando e quis aprender o esporte de imediato. “Agora, é uma nova experiência poder jogar aqui na Areninha, que tem uma estrutura muito mais legal e é um espaço bem grande”.