05 de December de 2024 em Educação

Educação de Fortaleza é ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024

Capital se destaca mais uma vez com resultados expressivos no cenário nacional


criança lendo um livro em sala de aula
é líder entre as capitais brasileiras, com 74,03% das crianças do 2º ano alfabetizadas na idade certa em 2023 (Foto: Alcides Freire)

A educação de Fortaleza conquistou o ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (04/11), destacando a capital cearense entre os municípios comprometidos com a qualidade do ensino no país.

Em sua primeira edição, o selo contou com a participação de 4.578 municípios, representando mais de 82% das cidades brasileiras, além dos 26 estados e do Distrito Federal.

A iniciativa é uma das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), e busca atestar boas práticas das secretarias de educação estaduais, municipais e distrital voltadas a assegurar o direito à alfabetização das crianças.

“O selo tem como objetivo reconhecer o empenho das secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras. Em Fortaleza, estamos nos consolidando como referência neste tema graças ao esforço conjunto de professores, gestores, técnicos e demais profissionais da educação e, claro, o apoio das familias.  Destaco também os investimentos priorizados pelo prefeito Sarto na Educação. Ainda temos desafios a superar, mas resultados como este mostram que temos uma política educacional estruturada, que nos mostra que estamos no caminho certo de uma educação que transforma vidas e promove a equipe”, comemora a secretária da Educação, Dalila Saldanha.

Compromisso de Fortaleza com a alfabetização

O empenho da Rede Municipal de Ensino na área também é afirmado pelos dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). De acordo com o Spaece 2023, 93,9% dos estudantes do 2º ano foram alfabetizados na idade certa, uma evolução significativa desde 2012, quando esse índice era de 53,8%.

Outra métrica importante para mensurar a educação do município está nos dados do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC). A cidade é líder entre as capitais brasileiras, com 74,03% das crianças do 2º ano alfabetizadas na idade certa em 2023.

“Esses resultados no cenário nacional refletem o trabalho sério que realizamos ao longo dos últimos anos. Temos nos dedicado em ações estratégicas, dentro de um projeto pedagógico bem elaborado que valoriza cada vez mais os profissionais e amplia as oportunidades de acesso ao ensino público de qualidade”, comenta Dalila.

Fundamentais para o avanço na alfabetização na idade certa, as ações da política educacional na capital incluem a formação continuada e em contexto, avaliação diagnóstica censitária e o monitoramento dos resultados pelo Comitê de Aprendizagem. Outras ações estruturantes englobam ainda a intensificação da jornada ampliada, aquisição de materiais didáticos, formação para professores e melhorias no parque escolar.

Educação de Fortaleza é ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024

Capital se destaca mais uma vez com resultados expressivos no cenário nacional

criança lendo um livro em sala de aula
é líder entre as capitais brasileiras, com 74,03% das crianças do 2º ano alfabetizadas na idade certa em 2023 (Foto: Alcides Freire)

A educação de Fortaleza conquistou o ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (04/11), destacando a capital cearense entre os municípios comprometidos com a qualidade do ensino no país.

Em sua primeira edição, o selo contou com a participação de 4.578 municípios, representando mais de 82% das cidades brasileiras, além dos 26 estados e do Distrito Federal.

A iniciativa é uma das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), e busca atestar boas práticas das secretarias de educação estaduais, municipais e distrital voltadas a assegurar o direito à alfabetização das crianças.

“O selo tem como objetivo reconhecer o empenho das secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras. Em Fortaleza, estamos nos consolidando como referência neste tema graças ao esforço conjunto de professores, gestores, técnicos e demais profissionais da educação e, claro, o apoio das familias.  Destaco também os investimentos priorizados pelo prefeito Sarto na Educação. Ainda temos desafios a superar, mas resultados como este mostram que temos uma política educacional estruturada, que nos mostra que estamos no caminho certo de uma educação que transforma vidas e promove a equipe”, comemora a secretária da Educação, Dalila Saldanha.

Compromisso de Fortaleza com a alfabetização

O empenho da Rede Municipal de Ensino na área também é afirmado pelos dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). De acordo com o Spaece 2023, 93,9% dos estudantes do 2º ano foram alfabetizados na idade certa, uma evolução significativa desde 2012, quando esse índice era de 53,8%.

Outra métrica importante para mensurar a educação do município está nos dados do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC). A cidade é líder entre as capitais brasileiras, com 74,03% das crianças do 2º ano alfabetizadas na idade certa em 2023.

“Esses resultados no cenário nacional refletem o trabalho sério que realizamos ao longo dos últimos anos. Temos nos dedicado em ações estratégicas, dentro de um projeto pedagógico bem elaborado que valoriza cada vez mais os profissionais e amplia as oportunidades de acesso ao ensino público de qualidade”, comenta Dalila.

Fundamentais para o avanço na alfabetização na idade certa, as ações da política educacional na capital incluem a formação continuada e em contexto, avaliação diagnóstica censitária e o monitoramento dos resultados pelo Comitê de Aprendizagem. Outras ações estruturantes englobam ainda a intensificação da jornada ampliada, aquisição de materiais didáticos, formação para professores e melhorias no parque escolar.