Uma educação mais inovadora, tecnológica e conectada às tendências mundiais. Esta tem sido a visão da política educacional de Fortaleza nos últimos anos. O trabalho consiste em construir e ampliar caminhos inovadores para o aprendizado, o que está sendo realizado por meio do Programa TechEduca. A iniciativa é uma política de referência da gestão do prefeito Sarto, com diferentes ações e projetos que promovem o letramento científico, o acesso às novidades tecnológicas e o incentivo ao protagonismo estudantil. O programa recebeu um investimento total de R$ 67 milhões entre 2021 e 2024.
No portfólio de ações do TechEduca estão a construção de 251 Salas de Inovação Educacional; suporte financeiro para a instalação de internet de qualidade nas escolas; implementação de laboratórios de ciências e a criação do projeto Fábrica de Ideias, que conecta escolas municipais ao movimento mundial da cultura maker. O Tech Educa é considerado o maior programa de inovação da história educacional de Fortaleza.
O projeto mais recente do Tech Educa é o Fábrica de Ideias, que implementou salas maker em 50 unidades para o desenvolvimento desta metodologia nas escolas. Cada sala recebeu recursos tecnológicos como impressoras 3D, plotter de recorte, cortadoras laser, kit de ferramentas e mobiliário. A intenção é criar um espaço de fabricação digital dentro das unidades para a prototipação e desenvolvimento da cultura maker. Além dos equipamentos, o projeto inclui uma política de formação que ocorre no FabLab, espaço construído na Academia do Professor Darcy Ribeiro para a formação no movimento maker.
Com essas novas salas, os estudantes estão tendo a oportunidade de explorar diversas áreas, desde eletrônica e programação até marcenaria e design. “A cultura maker incentiva a autonomia, a criatividade e o protagonismo dos alunos, promovendo o ‘aprender fazendo’. O projeto Fábrica de Ideias vem para fortalecer o aprendizado dos estudantes, através da inovação, ciência e tecnologia. Este novo projeto recebeu investimento de mais de R$ 5 milhões e contou com a formação de 350 profissionais”, afirma a secretária da Educação, Dalila Saldanha.
Robótica na escola
A inovação no ensino é uma realidade para o professor de Matemática Ronald Brasil há 21 anos, desde quando começou a trabalhar na Rede de Ensino. Ele lembra que era comum os alunos falarem que não gostavam da disciplina. A partir disso, ele quis ser um professor diferenciado e a robótica entrou para mostrar na prática o conteúdo. Atualmente, o educador tem um projeto desenvolvido de forma interdisciplinar na Escola Municipal Raimundo Moura Matos, bairro Jardim União.
“No início, a parte de robótica era bem complicada porque os materiais eram caros, as escolas não tinham acesso. Hoje as coisas estão mais acessíveis. A atual gestão teve um investimento realmente pesado em tecnologia. A sala maker chegou agora. Para mim foi mais do que eu esperava, um sonho ter essas máquinas disponíveis na escola. Já fizemos até os primeiros robôs nas impressoras 3D”, conta Ronald, que está participando da última turma de formação na cultura maker na Academia do Professor Darcy Ribeiro.
Salas de inovação educacional
Como parte do TechEduca, a Prefeitura implantou 251 Salas de Inovação Educacional nas unidades escolares, beneficiando alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As salas proporcionam o acesso às novidades tecnológicas, ao incentivar a criatividade e a inovação. Os espaços possuem layout diferenciado e contam com novos equipamentos como chromebooks. Os valores investidos somam R$ 14 milhões. Os educadores também passam por formação continuada para potencializar o uso dos espaços. Nos últimos anos, foram mais de cinco mil ofertas formativas para professores em diversas temáticas de tecnologias.
Destas 251 salas, 34 estão nos novos Centros de Educação Infantil (CEIs) inaugurados nos últimos quatro anos. A Sala de Inovação e Tecnologias na Educação Infantil tem sido um espaço de referência na unidade escolar. O ambiente é organizado em ilhas diversificadas voltadas para apoiar o desenvolvimento e o interesse das crianças, a partir de um currículo que tem como arcabouço as tecnologias aliadas à proposta curricular da primeira infância.
“A sala é um complemento importante para o nosso trabalho e faz parte do dia a dia das crianças. No espaço, a partir das múltiplas linguagens, as crianças podem explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa. Isso torna o processo de aprendizagem mais interessante”, explica a professora Janice Débora de Alencar do Centro de Educação Infantil (CEI) Ana Amélia Bezerra de Menezes e Souza, educadora há 23 anos na Rede de Ensino.
Laboratórios e conectividade
A Rede Municipal de Ensino compreende a necessidade do letramento científico ainda na educação básica. Por isso, na gestão do prefeito Sarto, todas as escolas de anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) foram contempladas com laboratórios de ciências, divididos em laboratórios móveis e físicos. A implantação beneficia cerca de 114 mil estudantes. A ação inclui também formação de professores para utilização dos laboratórios.
Já o projeto Escola Conectada viabilizou o suporte financeiro para a instalação de internet de qualidade em todas as escolas municipais.