O vice-prefeito Élcio Batista assumiu interinamente a Prefeitura de Fortaleza enquanto o prefeito José Sarto cumpre agenda no exterior entre os dias 31 de maio e 3 de junho. A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu neste domingo (29/05), no Paço Municipal, e contou com a presença de secretários municipais.
"Para mim, é uma alegria muito grande saber que Fortaleza ficará em boas mãos. Tenho o privilégio de contar com a inteligência e a sensibilidade dessa figura humana, que possui preocupação pela causa social que é fora da curva. Élcio já trabalha idealizando projetos para Fortaleza a curto, médio e longo prazo e fico muito feliz de tê-lo ao meu lado nesse desafio que é trabalhar pela cidade", declarou Sarto.
Élcio Batista elogiou a trajetória de Sarto no âmbito político, e afirmou que o prefeito tem feito a gestão da cidade com as mesmas virtudes.
"Com honestidade e liderança, Sarto vem lutando por Fortaleza ao longo de sua vida. Agradeço por estar ao lado dele, ajudando, pois esse tem sido o meu propósito: contribuir esse trabalho em conjunto, para conduzir da melhor maneira possível as políticas públicas. Felizmente, temos investimentos nas áreas de juventude, meio ambiente, entre outros, que são fundamentais para a cidade. Seguirei aqui, ligando se necessário, mas logo ele estará de volta", afirmou.
Agenda
Sarto participará, em Estocolmo, na Suécia, de evento sobre questões climáticas e de reuniões com instituições que atuam nas áreas de juventude, inovação e tecnologia, resíduos sólidos e meio ambiente. Durante o período no exterior também reforçará a divulgação da cidade como atrativo turístico, buscando consolidar parcerias e atrair novos investimentos para a Capital.
Um dos destaques da agenda é a participação, no dia 1º de junho, do Fórum de Cidades Stockholm+50 High Level, que promoverá debate com foco nos compromissos assumidos durante a Conferência das Nações Unidas de 2021 (COP-26). Sarto fará parte da delegação do Brasil no evento.
"A discussão sobre as mudanças climáticas vêm ganhando um olhar de destaque na Europa, e esse evento da Suécia, que já marca 50 anos, vai tratar exatamente das questões climáticas, dos resíduos sólidos e da sustentabilidade. Os debates irão atualizar e mordenizar os temas, fazer essa interlocução com a prefeitura de outras cidades, como Milão e Rio de Janeiro, e assim veremos o que é possível importar para a nossa querida Fortaleza", destacou Sarto.
Outro ponto da agenda em destaque acontece na quinta-feira (02/06), quando prefeito visitará à Fryshuset, organização civil que atua em cooperação com organismos internacionais e investe em programas nas áreas de educação, juventude, trabalho e empreendedorismo. A Prefeitura de Fortaleza dispõe de memorando de entendimento (MoU) com a instituição, e o objetivo do encontro é estreitar relações e fortalecer a política de cooperação na área de Juventude.
"Essa parceria foi iniciada ainda na gestão anterior, mas a pandemia interrompeu esse diálogo. Há uma intenção do instituto Fryshuset de financiar um projeto com o Cuca, que vieram há 3 anos, e agora iremos retomar esse diálogo", enfatizou.